Conceitos e Ferramentas de Marketing


Mapa Mental de Marketing Visão de Helicóptero dos principais conceitos e atividades de marketing.

Quais são os principais conceitos e atividades de marketing?

O marketing é uma CIÊNCIA que usa outras ciências …


Mapa Mental. Marketing uma ciência, que usa outras ciência, como Educação, Psicologia, Sociologia, Neuriciência, Economia, dentre outras.

… O marketing usa outras ciências para informar, despertar a atenção e influenciar o COMPORTAMENTOS DE COMPRA do consumidor, facilitar o aprendizado, aquisição de conhecimentos, desenvolver habilidades e hábitos que levem os consumidores a comprar seus produtos e serviços.

O marketing está atrelado a um PLANO de MARKETING que define tudo …


Mapa Mental. Plano de marketing e seus componentes; é o documento resultado do planejamento de marketing que descreve TODOS os componentes e atividades de marketing;

… O PLANO DE MARKETING é fruto de um processo de planejamento anual que define desde 1) quem são seus clientes-alvo 2) como você os alcançará e 3) como você irá reter os clientes para que comprem repetidamente de você.

O marketing desenvolve PESQUISAS de MARKETING para gerar informações para a tomada de decisões …


Mapa Mental.Pesquisa de marketing e seus principais componentes.

… Através do uso efetivo de pesquisa de marketing, uma organização deve ser capaz de identificar as necessidades dos mercados alvo e tentar oferecer benefícios que melhorem o estilo de vida dos clientes, garantindo ao mesmo tempo que a satisfação dessas necessidades resulte em um volume de negócios saudável para a organização.

As pesquisas de marketing podem ser de vários e tipos e propósitos, tais como: consumidores, mercados, produtos, serviços, estratégias de negócios, mudanças em respostas as ações de marketing, e assim por diante; se preocupam tanto com o conteúdo da informação, quanto com os sistemas e  processos de coleta, análise e distribuição de dados e informações.

SEGMENTAÇÃO de MERCADO é utilizada para selecionar mercados e clientes alvos …


Mapa mental - Segmentação de Mercado - demográfica, geográfica, psicológica, comportamental e por tipo de cliente.

… é um tipo especial de pesquisa de marketing para definir quais serão os MERCADOS ALVOS, cujas necessidades e desejos do clientes  mais se aproximam das OFERTAS da empresa e cujas demandas sejam grande o suficiente para expandir a empresa com sucesso.

Um passo estratégico de marketing é definir o AVATAR ou CLIENTE ALVO …

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Mapa Mental Perfil do Avatar - objetivos, necessidades, valores, função, informações, demografia, objeções.

… Partindo do princípio que o objetivo do marketing visa conquistar pessoas através de vários estágios, o primeiro passo é definir claramente qual o seu cliente ideal, seus objetivos, desafios, hábitos, informações;  na prática poderemos ter vários avatares –  um avatar para cada campanha de marketing. 

Atender  NECESSIDADES, DESEJOS  e DEMANDAS  são objetivos centrais do marketing …


Evolução das Necessidades. Satisfação (sem necessidades), Latente (adormecida), Ativa (percebida e alvo de atenção), Desejo (vontade de solucionar a necessidade) e Imagem de solução (uma visão antecipada da solução da necessidade ou problema).

… Sem necessidades não existe a venda; as necessidades são dinâmicas e precisam ser monitoradas continuamente; o “conceito de marketing” propõe antecipar as necessidades e desejos dos consumidores em potencial e satisfazê-los com mais eficácia do que seus concorrentes; o marketing não cria necessidades mas influi na criação e desenvolvimento de necessidades, desejos e demandas.

O marketing estuda o COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR para fazer uma compra …


Infográfico - O comportamento do consumidor durante as 5 etapas da compra: 1) conscientização, 2)informação, 3) solução, 4) decisão, 5) uso/avaliação/ajustes.

… Sabendo como é o processo de decisão do cliente, que varia de cliente para cliente, poderemos formular estratégias para atrair clientes e durante as fases da venda,  à partir da perspectiva do cliente, que tenham efeitos positivos sobre o cliente; é um estudo primordial para todos os profissionais de marketing.

O marketing elabora estratégias para influenciar a  PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR  …


Mapa conceitual PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR é um processo mental que seleciona, organiza e interpreta informações e estímulos para criar uma imagem significativa da marca ou da oferta.

… A percepção do consumidor tem influência direta no comportamento de compra; o marketing busca influenciar a percepção do consumidor de várias formas – campanhas de marketing, publicidade, relações públicas, propaganda, mídia social, experiências pessoais, marketing digital, venda pessoal, telemarketing e outras ações de marketing;

O marketing GERENCIA a MARCA  para “diferenciar estrategicamente” a sua empresa e ofertas no mercado …


Mapa Mental Gestão da Marca. A MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho, ou uma combinação desses elementos; é um dos aspectos mais importantes de um negócio de sucesso.

… O objetivo da marca é chamar a atenção e atrair os clientes ideais; comunicar uma promessa de benefícios; está ancorada em alguns atributos de valor  técnicos e emocionais importantes para o mercado alvo; desenvolve a consistência de ideias em termos da missão e valores da empresa; está conectada com elementos gráficos, textos, fotografias,publicidade, materiais de marketing, embalagens, site, e assim por diante; é um “conceito guarda chuva” que visa dar credibilidade, cobrar o que você vale e facilitar a introdução de novos produtos, serviços e soluções.

OFERTA  de marketing é mais do que um produto, serviço ou solução


Mapa mental Conceituação da Oferta. O marketing monitora necessidades, desejos e benefícios esperados do cliente; ajusta o mix de markeing para tangibilizar e diferenciar a proposições de valor das suas ofertas.

… a OFERTA representa uma combinação de produtos, serviços, soluções, informações e experiências, que tornará tangível a proposição de valor apresentada aos seus clientes para satisfazer suas necessidades; representa um conjunto de benefícios que se recebe, ou se espera receber.

MIX de MARKETING é uma ferramenta que combina várias  estratégias para “tangibilizar” as ofertas …


Mapa Mental da ferramenta Mix de Marketing 7P.

… O MIX de MARKETING define as estratégias 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Evidências  Físicas ( Physical Evidences) – que suportam a PROPOSIÇÃO de VALOR da OFERTA para o MERCADO ALVO; é uma ferramenta de marketing interna que descreve como a proposta de valor da oferta será atendida; é também uma ferramenta de alinhamento organizacional para evitar erros de posicionamento das suas ofertas em termos de produto, preço, promoção, praça, pessoas, processos e evidências físicas (7Ps).

PROPOSIÇÃO DE VALOR é a estratégia de comunicação  para atrair potenciais compradores …

Ferramenta Matriz de Valor utilizada para desenvolver proposições de valor; avaliar o valor da oferta, comparar ofertas concorrentes considerando os atributos de valor do mercado; traçar curvas comparativas; ajudar a desenvolver a proposição de valor da oferta com foco, singularidade e mensagem de valor.

…  e informar por que devem comprar de você, ao invés de seus CONCORRENTES; tornar os benefícios da sua OFERTA claros desde o início; a proposição de valor é o resultado do processo de marketing, que busca entender necessidades dos clientes, definir objetivos, alinhar a organização, segmentar mercados, desenvolver parcerias, fortalecer a marca, melhorar o modelo de negócio, motivar pessoas e desenvolver relacionamentos.

MARKETING de RELACIONAMENTO é uma estratégia para interação com o cliente em estágios …


Funil de Marketing. Uma ferramenta utilizada para gerenciar o relacionamento, objetivos e estratégias de promoção e vendas em estágios de relacionamento.

… Difere de outras formas de marketing, pois reconhece o valor a longo prazo dos relacionamentos com os clientes e estende a comunicação além de mensagens intrusivas de publicidade e promoção de vendas; fornece informações e serviços para facilitar a jornada de compra do cliente, entrega, uso de serviços básicos e complementares, manutenção e substituição de serviço; não está vinculado a um único produto e sim a um conjunto de produtos e serviços; monitora, informa e influi na experiência do cliente.

MARKETING DIGITAL é um tipo de  marketing de relacionamento que usa a Internet …


Funil do marketing digital - ferramenta para segmentar o relacionamento com o potenciais clientes e clientes em vários estágios, como uma “jornada de compra do cliente”, atribui objetivos de marketing e vendas, atividades e “ofertas digitais” para cada estágio.

… O MARKETING DIGITAL pode ser segmentado em marketing de conteúdo, marketing de mídia social e marketing via e-mails; são táticas utilizadas de forma combinada para conquistar novos potenciais compradores, vender mais para os já clientes e criar comunidades para advogar e promover a sua marca; usa tecnologias digitais, Internet combinada com telefones celulares, publicidade gráfica, motores de busca, marketing de conteúdo, e-commerce, media social, e-books, jogos, e assim por diante.

Boas práticas do PROFISSIONAL de MARKETING:

  1. Se conscientizar que o MARKETING é uma CIÊNCIA que usa outras ciências, como educação, psicologia, neurociência, sociologia e econonomia – exige competências nessas áreas.
  2. Atrelar as atividades de marketing a um PLANO de MARKETING anual, atrelado à outros PLANOS EMPRESARIAIS.
  3. GERENCIAR a MARCA  para “diferenciar estrategicamente” a sua empresa e ofertas no mercado e prover consistência entre todas as atividades de marketing.
  4. Desenvolver PESQUISAS de MARKETINGSEGMENTAR MERCADOS, compreender as NECESSIDADES, DESEJOS  e DEMANDAS e COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
  5. Desenvolver OFERTAS como uma combinação de produtos, serviços, soluções, informações, e experiências.
  6. Usar a ferramenta  MIX de MARKETING para combinar várias  estratégias para “tangibilizar” as OFERTAS.
  7. Desenvolver continuamente PROPOSIÇÃO DE VALOR das suas ofertas para comunicar e atrair potenciais compradores e convencê-los a comprar com você.
  8. Desenvolver o MARKETING de RELACIONAMENTO com os clientes em estágios e num horizonte de longo prazo.
  9. Desenvolver o  MARKETING DIGITAL  – o marketing via Internet – com novos canais  de marketing e vendas, conteúdos digitais, pesquisas otimizadas via motores de busca (search engine optimization), campanhas digitais via e-mail, mídias sociais, e-commerce, e assim por diante.

Palavras chaves de Marketing- ciência,  educação, psicilogia, sociologia, neurociência, economia, plano de marketing, pesquisa de mercado, marca, segmentação de mercado, mercado alvo, cliente alvo, avatar, necessidades, desejos, demandas, comportamento do consumidor, percepção do consumidor, oferta,  produto, serviço, proposição de valor, marketing de racionamento, marketing digital.

Teste seu conhecimento sobre Aprendizagem Construtivista

  1. O que é Marketing?
  2. Marketing é uma ciência? Explique.
  3. Qual o propósito do Plano de Marketing?
  4. Quais são os principais componentes do Plano de Marketing?
  5. Para que serve a Marca?
  6. Qual o propósito das Pesquisas de Marketing?
  7. Quais são as Pesquisas de Marketing mais frequentes?
  8. O que são necessidades, desejos e demandas em marketing? Qual a importância?
  9. Quais são os estágios de necessidades que são estudados em marketing?
  10. Qual a importância de pesquisar o comportamento do consumidor?
  11. Quais são as etapas do processo de compra que passa um potencial comprador?
  12. Qual o objetivo da segmentação de mercado?
  13. O que é Cliente Alvo?
  14. Quais são os principais tipos de segmentação de mercado?
  15. Qual a importância da percepção de valor no marketing?
  16. O que são Ofertas de marketing?
  17. Qual a utilidade da ferramenta Mix de Marketing?
  18.  O que é Proposição de Valor em Marketing? Qual a sua importância?
  19. Explique o Marketing de Relacionamento.
  20. O que é Marketing Digital?

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