Ferramentas Cognitivas

Como aprender mais rápido e aumentar a autonomia do aprendizado?

O que é Cognição?

Cognição se refere ao processo de pensar, para aquisição e compreensão do conhecimento; envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

Qual a relação entre cognição e aprendizado?

O aprendizado envolve vários processos cognitivos (ou mentais) que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo  para produzir aprendizado.

Quais são os principais processos cognitivos?

  • Atenção – O primeiro passo no processo de aprendizagem cognitiva é atenção ou capacidade de concentração mental, para determinar quais eventos em nosso ambiente precisam ser atendidos; pesquisas mostram que conseguimos dar atenção no máximo a 3 coisas ao mesmo tempo, e apenas 1 tarefa complexa por vez;
  • Pensar – tomar consciência, refletir ou meditar; o pensamento é fundamental para todos os processos cognitivos; permite integrar todas as informações que recebemos e estabelecer relacionamentos entre eventos e conhecimentos; para isso, utiliza raciocínio, síntese e solução de problemas (funções executivas).
  • Observar – ter a atenção direcionada para algo específico, com o intuito de posteriormente julgar, analisar ou investigar.
  • Perceber – organizar e interpretação estímulos que foram recebidos pelos sentidos e identificar objetos e acontecimentos.
  • Interpretar – determinar o sentido de um texto ou evento; explicar o que é obscuro; atribuir valor, sentido, significação.
  • Organizar – pôr em ordem; estruturar,  facilitar a visualização e acesso rápido a informação armazenada na memória de longo prazo
  • Categorizar – é o processo de  reconhecer, diferenciar, classificar e compreender as coisas; significa separar por afinidade, utilização, semelhanças; é fundamental para a linguagem, previsão, inferência, tomada de decisão e todos os tipos de interação ambiental.
  • Memorizar –  reter e lembrar de informações, imagens, ideias, sensações, impressões, adquiridas anteriormente, na memória de longo prazo;
  • Generalizar – é o processo cognitivo reunir numa classe geral um conjunto de coisas similares; aumentar a extensão de alguma coisa; propagar; suportar as inferências dedutivas –  raciocinar a partir de uma ou mais afirmações (premissas) para chegar a uma conclusão logicamente certa.
  • Aprender – é o processo cognitivo para adquirir novos conhecimentos e enraizar conhecimentos correntes.

Uma interrupção ou mal funcionamento nesses processos cognitivos naturais pode causar problemas comportamentais nos indivíduos e a chave para tratar esses problemas está na alteração do processo interrompido.

O que é Aprendizagem Cognitiva?

  • É usar ferramentas mentais, que pode envolver artefatos e tecnologia para aumentar o desempenho do processo de cognição.
  • Ajudar a pessoa a pensar mais significativamente, ou seja conectar uma nova informação (ou conceito) adquirida com o conhecimento (conjunto de conceitos) prévio que a pessoa possui.
  • Assumir a propriedade do seu conhecimento, ao invés de simplesmente reproduzir o que foi transmitido.
  • Estimular o pensamento crítico e a construção dos seus próprios conhecimentos

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O que são Ferramentas Cognitivas?

São artefatos e ferramentas mentais para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem.
São ferramentas não inteligentes, ou seja, dependem de você para fornecer a inteligência, mas ajudam “muito” a resolver problemas e aprender.
Ajudam a pensar de maneira mais significativa, expressar bem o que se quer dizer ou transmitir de forma interessante.
São controladas por você e ajudam você assumir a propriedade dos seus conhecimentos.
Facilitam a execução de atividades mais complexas e construir o conhecimento ao invés de memorizá-lo.
A tecnologia e o computador são  “parceiros” para estimular e aproveitar ao máximo o potencial cognitivo da pessoa, construir e representar o conhecimento e transcender as limitações da mente, como a memória, por exemplo.

Quais os benefícios das Ferramentas Cognitivas?

  • Focar o processo de aprendizado no exercício e reflexão, ao invés da transferência de conhecimento.
  • Capacitar as pessoas a projetar as suas próprias representações de conhecimento, ao invés de representações preconcebidas.
  • Apoiar o pensamento reflexivo profundo.
  • Servir para registrar conhecimento.
  • Permitir um “aprendizado ativo”.
  • Prover cenários guiados e suportados por facilitadores.
  • Prover ambientes de aprendizagem presencial, em time e ambientes virtuais colaborativos.

Quais as 4 principais funções das ferramentas cognitivas?

Buscar Informações

Recuperar e identificar informações em situações de aprendizado, planejamento e execução de atividades (banco de dados e motores de busca).

Apresentar Informações 

Num formato significativo e apropriado (ferramentas de apresentação, gráficos e mapas conceituais).

Organizar o Conhecimento 

  • Organizar é a maneira mais fácil de melhorar a vida, a reflexão, as habilidades técnicas e emocionais.
  • Consiste em você classificar, ordenar e agrupar o conhecimento em categorias.
  • Coisas que estão em seu lugar são mais facilmente encontradas e exigem um mínimo de atenção.
  • Para classificar coisas, precisamos de pelo menos um ponto de referência conhecido.
  • Pontos de referência, então, são muito importantes e são a base para avaliação, indexação ou comparação.
  • Estabelecer pontos de referência exige decisões refletidas, mas uma vez que as decisões são tomadas, a estrutura e o processo, podem ser utilizadas e aprimoradas, indefinidamente.
  • A classificação em uma estrutura estabelecida é muito mais rápida do que ter de refletir e decidir sobre cada item, evento ou contato que encontrarmos.
  • Quando encontramos algo novo, um atributo de valor novo, podemos classificá-lo em separado (novidade), depois integrá-lo em um  grupo já existente, ou criar um novo grupo.
  • Podemos criar subcategorias, e assim por diante.

Integrar Conhecimento

Conectar a informação nova ao conhecimento prévio e avaliar o aumento do conhecimento (ferramentas de mapeamento, simuladores, discussões, conferências, videostreaming, podcasting …

O que é instrumentação cognitiva?

INSTRUMENTAÇÃO = FERRAMENTA + AMBIENTE DE TAREFA

Instrumentar é o processo de transformar uma ferramenta  ou artefato em um instrumento da atividade do dia a dia; tem 2 passos fundamentais:

  • PRIMEIRO PASSO:  moldar ou adaptar o artefato de acordo com as necessidades e exigências locais da atividade. Neste particular, o ambiente de aprendizado tecnológico, os participantes e facilitadores, projetos de construção de conhecimento a serem perseguidos, tem um papel crítico neste processo de instrumentação.
  • SEGUNDO PASSO: focar no desenvolvimento e cultivo de práticas pessoais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta como um instrumento na atividade de construção do conhecimento.

O processo de instrumentalização é gradual, leva tempo e depende do nível de inteligência competitiva do ambiente.

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Conclusão:

Você pode aumentar substancialmente o desempenho dos seus processos cognitivos, que suportam o seus processos de aprendizado.
O primeiro passo é se conscientizar (estudar e entender) dos principais processos cognitivos que são: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização, e generalização; essa lista não é exaustiva.
O segundo passo é usar ferramentas mentais  para aumentar o desempenho desses processos cognitivos;  ajudar a pensar de forma mais “significativa”, ou seja, construir o novo conhecimento conectado com o conhecimento corrente; perceber essas novas conexões e assumir a propriedade do seu conhecimento.
Existem muitos tipos de ferramentas mentais, tais como check list, palavras chave, conceitos, formulação de problemas com solução, perguntas,  contar histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, e assim por diante; cada qual mais apropriada para determinadas situações.
O uso dessas ferramentas apresenta vários benefícios: ajuda você a focar no processo de aprendizado (separar o processo do produto), capacitar as pessoas representarem o seu conhecimento ao invés de copiar representações, suportar reflexões profundas, registrar conhecimento, aprender ativamente (com a sua participação direta), prover cenários guiados, facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.
Funcionalmente falando, as ferramentas cognitivas ajudarão você em 4 funções do aprendizado: buscar informações, apresentar informações, organizar as informações e conhecimento, integrar conhecimento; além disso, fixará o seu aprendizado, conhecimento e habilidades na sua memória de longo prazo e permitirá você perceber e usar esses conhecimentos e habilidades em tempo real, nas suas situações do dia a dia.
Qualquer ferramenta precisa ser instrumentaliza para se adaptar à pessoa e ao ambiente; a instrumentalização é segmentada em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais para usar a ferramenta de forma produtiva.

Ganhe o hábito de desenvolver e usar  “ferramentas mentais”, empregar tecnologias e transcender as limitações da mente, como a memória, por exemplo …

Palavras chaves sobre ferramentas cognitivas – cognição, aprendizado, processos cognitivos, atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização; aprendizagem cognitiva, ferramentas cognitiva, ferramenta mental, buscar, apresentar, organizar, integrar informações e conhecimento.

Teste seu Conhecimento sobre Ferramentas Cognitivas

  1. Use as palavras chave acima e relembre o que você leu nesse bloco de aprendizado.
  2. O que é Cognição?
  3. Qual a relação entre cognição e aprendizado?
  4. Quais são os principais processos cognitivos?
  5. O que significa atenção?
  6. O que significa observação?
  7. O que é percepção?
  8. O que é interpretação?
  9. O que significa organização?
  10. Qual a diferença entre organizar e categorizar?
  11. O que é memorizar?
  12. O que é aprendizagem cognitiva?
  13. Qual o objetivo da aprendizagem cognitiva?
  14. O que são ferramentas cognitivas?
  15. Quais os benefícios das ferramentas cognitivas?
  16. Quais as 4 principais funções das ferramentas cognitivas?
  17. O que é instrumentação cognitiva? Quais são as suas etapas?

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