Construção de Blocos de Informação

O que é um Bloco?

São unidades de informação que tem significado como elemento unificador; são abstrações simplificadoras – siglas, ideias ou conceitos que isolam mentalmente um elemento ou uma propriedade de um todo, para considerar individualmente; do latim “abstracione”, que significa “separação”.

Para que serve o Bloco?

Agrupar as informações em blocos  ajuda o seu cérebro funcionar mais eficientemente; depois de um bloco criado para uma ideia ou conceito, você não precisa se lembrar de todos os detalhes subjacentes, já que a ideia principal, o bloco, é suficiente; permite aumentar a capacidade de concentração (focar a atenção).

Quais são os tipos de Bloco?

Blocos de Conceitos e Blocos de Procedimentos são lados da mesma moeda, trabalham de forma articulada e complementar.

Bloco de Conceito. Entender o contexto dos problemas; ganhar visão de helicóptero, visão de cima para baixo (top down); saber quando usar e não usar o aprendizado, ir além do como; identificar onde o bloco se encaixa; identificar erros; transferir conhecimento para resolver novos problemas;

Bloco de Procedimento. Resolver muitos problemas; aprender como um determinado procedimento funciona; visão de bloco; visão de baixo para cima (botom up); repetir procedimento; construir, fixar e fortalecer blocos na memória de longo prazo; construir trilhas para acessar os bloco quando necessário.

Como os blocos mentais são construídos?

Exemplo de Mapa Conceitual sobre Construção de Blocos. Um PROBLEMA de uma forma geral atrai a ATENÇÃO; a ATENÇÃO CONCENTRADA pode ou se fixar no problema, gerar bloqueio e não solucionar o problema ou pode gerar COMPREENSÃO da solução do problema; a compreensão não é suficiente para enraizar blocos de informação na sua memória de longo prazo e dar autonomia para que você possa usá-los em outras oportunidades – não foram estabelecidas conexões neurais suficientes; você só conseguirá fazer isso, ou seja, ir além do compreender e realmente APRENDER, se houver REPETIÇÃO ESPAÇADA da solução do problema; quanto  maior for a quantidade de repetições, maior será a ATENÇÃO CONCENTRADA, maior será a quantidade de CONEXÕES NEURAIS, maior será o enraizamento dos blocos, mais rápido, significativo e duradouro será o seu aprendizado.

A formulação de blocos é facilitada quando conhecemos a formulação do problema e o passo a passo da solução; problemas resolvidos facilitam entender, compreender, repetir, aprender, comunicar e ensinar um bloco de conhecimento.

Usar ferramentas para formar e fixar blocos de conhecimento não se trata de usar uma abordagem mecânica ou decorar uma receita de bolo; ao contrário, deve funcionar como um guia para ajudar a fixar caminhos e criar novos caminhos.

Ferramentas facilitam focar a atenção no problema, entender e compreender o problema e sua solução, repetir a solução, dar autonomia e desenvolver novos caminhos.

 

Quais são os 3 passos para a construção de blocos?

De uma forma geral são necessários no mínimo 3 passos para você formar um bloco

1º Passo – Concentrar a Atenção

Concentrar a sua atenção no bloco de informações que você deseja agrupar e afastar qualquer tipo de distração ou interrupção; o foco é formar novos padrões neurais e conectar com os padrões já existentes e espalhados em muitas áreas do cérebro.

2º Passo – Entender e Compreender

Entender a ideia básica do que você está tentando agrupar, seja ela o que for; sintetizar a essência – o que é importante; comutar tarefas e os pensamentos focado e difuso; a compreensão é como uma cola, que ajuda a manter os “traços de memória” subjacentes juntos e criar também traços de memória amplos e abrangentes, que se conectam a muitos outros traços de memória;

(No entanto, a compreensão não é suficiente para criar um bloco que você possa trazer a mente mais tarde; ainda falta conhecimentos mais sólidos ou enraizados)

3º passo – Repetir para Aprender

Após entender e compreender a solução do problema o próximo passo é repetir para enraizar e criar mais conexões; entender o contexto para saber quando aplicar o bloco; ir além do problema inicial; explicar como um novo bloco “se encaixa” no quadro global; a prática de ferramentas ajuda a ampliar a rede de neurônios, não só para enraizar um bloco como também possa ser acessado por vários caminhos diferentes.

… Observe que cada passo exige mais atenção, esforço, tempo e custo.

… Selecionar e priorizar o que aprender significa gestão, economia e desempenho

 

Quais são exemplos de etapas para construir e enraizar blocos?

Veja principais etapas para construir uma biblioteca com blocos sólidos e enraizados:

  1. Resolver um problema chave até o fim. Tenha a solução do problema, mas tente resolver sozinho sem consultar; consulte só em ultimo caso; siga todos os passos da solução.
  2. Repetir a solução do problema. Com atenção nos procedimentos chaves; a repetição é importante para o enraizamento.
  3. Fazer uma pausa. Fazer alguma coisa diferente; qualquer coisa, para dar tempo do seu modo difuso internalizar o problema.
  4. Antes de dormir trabalhe o problema mais uma vez (3ª repetição).
  5. Dormir. Deixar que o “pensamento difuso” trabalhe o problema durante o sono e encontre conceitos, caminhos,  atalhos, conectados ao problema e a solução.
  6. Fazer outra repetição de forma deliberada no dia seguinte. Tão logo possível, trabalhe o problema outra vez; você deverá resolver o problema mais rapidamente; a compreensão deverá ser mais profunda; nesse passo você pode dedicar menos esforço para à computação de cada passo; foque nas partes do problema que você considera mais difíceis – isso é chamado de prática deliberada; uma alternativa ou complemento é tentar resolver um problema semelhante. 
  7. Acrescentar um novo problema/bloco. Repita o procedimento do primeiro bloco; a solução para esse problema será o segundo bloco da sua biblioteca de blocos; repetir os passos de 1 a 5 para esse novo problema; quando estiver acabado esse problema, vá para outro; você observará que mesmo com poucos blocos a sua capacidade de resolver novos problemas aumentará significativamente. 
  8. Fazer repetições ativas. Rever mentalmente os passos de resolução dos problemas chave,  ao fazer alguma atividade física, esperando um ónibus ou uma reunião, ou qualquer situação que sobre um” tempinho” para isso.

Como resultado desse método repetitivo, você estará construindo e reforçando uma teia cada vez mais interligada de neurônios.

  • Essa técnica é muito mais poderosa do que simplesmente reler um bloco, no entanto exige muito mais esforço e tempo do que uma simples leitura.
  • Se você tiver com pouco tempo (que é a normalidade) use esta técnica em alguns problemas chave, de forma deliberada para acelerar e fortalecer a sua aprendizagem e suas habilidades para resolver problemas.
  • Não se sinta desmotivado pela quantidade de coisa que você precisa aprender; concentre-se no processo de formar bem um novo bloco.
  • Lance mão da “serendipidade” – o ato ou capacidade de descobrir coisas boas por acaso.

A construção de blocos para a resolução de problemas baseada na prática de recordação é uma das formas mais poderosas de aprendizado; e a medida que você pratica as coisas ficam mais fáceis e rápidas.

Quais os benefícios de uma biblioteca de blocos de conhecimento?

Quanto maior for a sua biblioteca de blocos de conceitos e soluções, você pode chegar mais facilmente à uma solução percebendo os sussurros do seu modo difuso de pensar:

  • Mais fácil será para você incluir um novo conceito, ou bloco ou resolver um problema, consultando as diferentes técnicas de solução.
  • O seu cérebro estará treinado para reconhecer e “resolver automaticamente” (inconsciente, espontaneamente e imediatamente) não apenas um problema específico, mas diferentes classes de problemas no entorno da sua memória.
  • Você será mais eficiente para a formação de novos blocos de conhecimento; o segundo bloco será mais fácil que o primeiro, o terceiro bloco mais que o segundo e assim por diante.

 

Há duas maneiras de resolver problemas; a primeira é via o pensamento focado – sequencial passo a passo; a segunda é via o pensamento difuso – intuitivo e holístico, que associa vários pensamentos focados, apraentemente sem relação entre si.

Os problemas mais difíceis, ou aqueles que você não está familiarizado, são mais facilmente resolvidos pelo modo difuso; mas devem ser cuidadosamente verificadas usando o modo difuso, já que nem sempre a intuição está correta.

O entendimento de uma forma geral não é suficiente para criar blocos, é necessário praticar; quando você se dedica a entender um determinado assunto, são criadas conexões entre traços de memória, ainda fracas; quando você pratica e vê o bloco em mais contextos ele fica mais forte na sua mente; quanto mais você pratica você “enraíza” o bloco, torna-lo sólido e inserido na memória de longo prazo.

Diante disso é importante na fase inicial do aprendizado, reforçar o padrão de aprendizado para que ele não desapareça da sua memória de longo prazo; a repetição espaçada é um método recomendado para fazer isso.

Outra coisa, você pode fixar um conceito errado ou usar um procedimento incorreto de resolução de problema mesmo chegando a resposta certa; por isso a conferência no modo focado é tão importante

 

O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho. No entanto não é possível aprender sem repetição.

 

Ambas as abordagens de formação de bloco de cima para baixo (contexto, ideia geral) e de baixo para cima (repetição de procedimento) são vitais para você se tornar um especialista.

O entendimento de uma forma geral não é suficiente para criar blocos, é necessário praticar; quando você se dedica a entender um determinado assunto, são criadas conexões entre traços de memória, ainda fracas; quando você pratica e vê o bloco em mais contextos ele fica mais forte na sua mente; quanto mais você pratica você “enraíza” o bloco, torna-lo sólido e inserido na memória de longo prazo.

Diante disso é importante na fase inicial do aprendizado, reforçar o padrão de aprendizado para que ele não desapareça da sua memória de longo prazo; a repetição espaçada é um método recomendado para fazer isso.

Outra coisa, você pode fixar um conceito errado ou usar um procedimento incorreto de resolução de problema mesmo chegando a resposta certa; por isso a conferência no modo focado é tão importante

 

O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho. No entanto não é possível aprender sem repetição.

 

Ambas as abordagens de formação de bloco de cima para baixo (contexto, ideia geral) e de baixo para cima (repetição de procedimento) são vitais para você se tornar um especialista.

 

 

  • Formar bloco significa integrar um conceito a um padrão neural de pensamento conectado.
  • Blocos aumentam a capacidade da memória de trabalho (curto prazo) disponível.
  • Biblioteca de blocos ajudam a aumentar a intuição na solução de problemas.
  • Quando formar blocos é muito importante se concentrar deliberadamente nos conceitos e aspectos mais difíceis da resolução dos problemas.
  • Lembrar da lei da serendipidade, os resultados começam a acontecer sem você esperar.

 

Palavras chaves

 

 

 

Passos para construir e enraizar um bloco

 

Veja as principais etapas para a construção de uma biblioteca com blocos sólidos e enraizados:

 

  1. Resolver um problema chave até o fim. Tenha a solução do problema, mas tente resolver sozinho sem consultar; consulte só em ultimo caso; siga todos os passos da solução.

 

  1. Repetir a solução do problema. Com atenção nos procedimentos chaves; a repetição é importante para o enraizamento.

 

  1. Fazer uma pausa. Fazer alguma coisa diferente; qualquer coisa, para dar tempo do seu modo difuso internalizar o problema.

 

  1. Antes de dormir trabalhe o problema mais uma vez (3ª repetição).

 

  1. Fazer outra repetição de forma deliberada No dia seguinte, tão logo possível trabalhe o problema outra vez; você deverá resolver o problema mais rapidamente; a compreensão deverá ser mais profunda; nesse passo você pode dedicar menos esforço para à computação de cada passo; foque nas partes do problema que você considera mais difíceis – isso é chamado de prática deliberada; uma alternativa ou complemento é tentar resolver um problema semelhante.

 

  1. Acrescentar um novo problema. Repita o procedimento do primeiro bloco; a solução para esse problema será o segundo bloco da sua biblioteca de blocos; repetir os passos de 1 a 5 para esse novo problema; quando estiver acabado esse problema, vá para outro; você observará que mesmo com poucos blocos a sua capacidade de resolver novos problemas aumentará.

 

  1. Fazer repetições ativas. Rever mentalmente os passos dos problemas – chave ao fazer alguma atividade física, esperando um ónibus ou uma reunião, ou qualquer situação que sobre um” tempinho” para isso.

 

Como resultado desse método repetitivo, você estará construindo e reforçando uma teia cada vez mais interligada de neurônios.

 

  • Essa técnica é muito mais poderosa do que simplesmente reler um bloco.
  • Se você estiver com pouco tempo (que é a normalidade) use esta técnica em alguns problemas chave, de forma deliberada para acelerar e fortalecer a sua aprendizagem e suas habilidades para resolver problemas.
  • Não se sinta desmotivado pela quantidade de coisa que você precisa aprender; concentre-se em formar bem um novo bloco.
  • Lance mão da serendipidade” – o ato ou capacidade de descobrir coisas boas por acaso.

 

A construção de blocos para a resolução de problemas baseada na prática de recordação é uma das formas mais poderosas de aprendizado; e a medida que você pratica as coisas ficam mais fáceis e rápidas.

 

 

Observações

 

  • Assimilar novos conhecimentos leva tempo.
  • Terão momentos que você achará que não evoluiu na sua compreensão.
  • Isso é natural; é devido ao reexame do cérebro sobre o material.
  • No final desses períodos você perceberá os avanços e que o esforço vale à pena.
  • A organização do estudo é também muito importante; organize seus problemas e soluções para poder encontrar e rever rapidamente.
  • Escrever a solução à mão é uma boa prática para guardar na memória o que você escreveu.
  • Crie um repositório de blocos com uma lista de blocos, com a formulação de problemas e suas soluções.
  • Esse blocos podem ser construídos de várias formas, usando diferentes ferramentas cognitivas, blocos de conceitos, blocos de procedimentos, palavras chave, mnemonicos, solução de problemas, fórmulas, contação de histórias, mapas mentais, mapas conceituais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais são as ferramentas para construção de Blocos

Veja uma lista de ferramentas utilizadas para a formação de “blocos mentais”:

  • Solução Passo a Passo
  • Palavras chaves – VALOR, BENEFÍCIO, CUSTO, RISCO
  • Formulação de Perguntas
  • Contar história
  • Fórmulas
  • Mapas Mentais e Conceituais

Para facilitar o entendimento e comparação dessas ferramentas de construção de blocos, imagine o seguinte bloco: “JUSTIFICAR O VALOR DA SUA SOLUÇÃO”, ou seja como justificar o valor da sua solução?

Solução passo a passo

  1. Formular problemas e apresentar solução passo a passo é uma forma clássica de formação de blocos e aprendizado.
  2. Acelera o seu entendimento e compreensão; identifica conceitos e procedimentos que devem ser repetidos.
  3. Facilita repetir a solução até conseguir fazer sozinho e aprender.
  4. Ajuda a comunicar o aprendizado.
  5. Ajuda a ensinar o aprendizado.

Exemplo de Solução passo a passo:

  1. Investigar os BENEFÍCIOS ESPERADOS (B).
  2. Identificar todos os CUSTOS da solução [(planejamento, implantação, uso, descarte).
  3. Identificar os RISCOS atrelados aos benefícios e custos.
  4. Racionalizar o VALOR via a FÓRMULA  Valor = Benefícios / (Custos x Riscos).
  5. Apresentar RESULTADOS via indicadores financeiros – ROI, pay back, valor presente líquido, custo de oportunidade.
  6. Garantir que os passos anteriores fatos e dados e declarações do potencial comprador

 

Saiba mais sobre Justificar Valor da sua solução

 

A “formulação de problema e solução passo a  passo” é uma excelente ferramenta para formar blocos (conceituais e de procedimentos) ; funcionam como gatilhos mentais; criam trilhas mentais; ajudam a determinar a relação entre problemas secundários e a raiz de um problema; trilhas neurais criadas pela repetição de perguntas contribuem para formar blocos de aprendizado.

 

Por exemplo: Qual o VALOR da solução?

Bloco de Aprendizado com formulação de perguntas:

  1. Você identificou a situação, problema, implicação e criou uma imagem de solução forte e compartilhada com ele?
  2. Depois disso, você apresentou a sua solução como sob medida para ele?
  3. Qual a PERCEPÇÃO de BENEFÍCIO que ele teve?
  4. Qual a percepção de AUMENTO DE RECEITA nas suas operações?
  5. Qual a percepção de REDUÇÃO DE CUSTOS nas suas operações?
  6. Quais os possíveis RISCOS percebidos nessas avaliações, que forma percebidos?
  7. Qual o CUSTO da sua solução?
  8. Qual o valor da solução na perspectiva do potencial comprador, considerando a fórmula de valor: VALOR = BENEFÍCIOS/ (CUSTOS x RISCOS)
  1. Contar histórias. Da mesma forma que as perguntas, é uma ferramenta para facilitar educar e aprender, usa roteiro, imagens, imaginação; vivencia ou quase experimenta alguma coisa; “empacota e concatena” vários conceitos, personas, situações, problemas, implicações e soluções, numa narrativa “conveniente”, que atraia e mantenha a atenção do comprador ou do interlocutor, sobre um determinado tema, como aprender, comprar, vender, superar obstáculos, ser mais eficiente, ser mais feliz, e assim por diante; uma boa história faz a pessoa se levantar da cadeira e se interessar pela compra!

Por exemplo: Qual o valor da Solução?

História de sucesso: “ … Um cliente numa SITUAÇÃO, parecida com a sua tinha PROBLEMAS, investigamos juntos as CAUSAS E EFEITOS e com a nossa ajuda ele vislumbrou a sua  IMAGEM DE SOLUÇÃO; na sequência costuramos  uma SOLUÇÃO SOB MEDIDA para a sua empresa que atendia completamente a sua imagem de solução; os RESULTADOS foram expressos com ganhos nos seguintes indicadores: ROI, payback, valor presente e custo de oportunidade,

  1. Palavras chave. São unidades conceituais formadoras de blocos conceituais de aprendizado; utilizadas para indexar, ordenar, servir como unidade de busca para as pesquisas na Internet; todas as outras ferramentas, como perguntas, histórias, mapas, formulas são representados ou definidos por palavras chave. Por exemplo; o conceito valor pode ser conceituado como “ponderação” entre “benefícios”, “custos” e “riscos”.
  2. Fórmulas. São também ótimas ferramentas para formar blocos de aprendizado; são lógicas, analíticas e memoráveis. Por exemplo, podemos racionalizar o Valor como: Valor = Benefício/ (Custos x Riscos); como pode ser observado, uma fórmulas acrescenta mais informações do que as palavras chaves (ou variáveis) , explicitam a relação de compromisso (tradeoffs) entre elas, agregam mais significado, permite fazer inferências e fazer reflexões mais profundas.
  3. Mapas Mentais e Conceituais. Tanto o mapa mental, quanto o mapa conceitual, são ferramentas que “ turbinam” o aprendizado pelo fato de definirem claramente todos os conceitos e relacionamentos do bloco de aprendizado, exigem a sua atenção e ação direta para traduzir o problema ou assunto na linguagem gráfica dos mapas – é necessário você primeiro entender para fazer o mapa; você torna-se um agente mais ativo no processo de aprendizado; depois, avaliando o mapa nas suas várias perspectivas, permitirá você vislumbrar novas relações e conceitos; O formato gráfico e organizado dos mapas, é muito mais eficiente para o cérebro registrar, relembrar, entender, compreender, aprender, comunicar e ensinar, do que o método tradicional ou textual; geram mais autonomia para aprender e multiplicar o aprendizado.

129 comentários em “Construção de Blocos de Informação

  1. suba suba, em 7 de novembro de 2019 às 08:11, disse:

    ug47KT This unique blog is no doubt interesting additionally diverting. I have picked up many handy things out of this source. I ad love to go back again and again. Thanks a lot!

  2. Scoop Neck T-shirt Manufacturer, em 9 de novembro de 2019 às 22:11, disse:

    You made some nice points there. I looked on the internet for the subject matter and found most individuals will consent with your blog.

  3. seo company in vancouver, em 10 de novembro de 2019 às 00:27, disse:

    Really appreciate you sharing this post.Really looking forward to read more. Cool.

  4. visit website, em 11 de novembro de 2019 às 18:33, disse:

    That is an when i was a kid, i really enjoyed going up and down on water slides, it is a very enjoyable experience.

  5. san pham noel, em 11 de novembro de 2019 às 19:50, disse:

    Remarkable Post Major thanks for this remarkable article. Thanks Again. Will read on

  6. trang tri noel, em 11 de novembro de 2019 às 21:14, disse:

    Wow! Thank you! I always wanted to write on my blog something like that. Can I include a fragment of your post to my blog?

  7. trang tri noel, em 11 de novembro de 2019 às 22:08, disse:

    Regards for this marvellous post, I am glad I discovered this web site on yahoo.

  8. elektroenergetika, em 12 de novembro de 2019 às 00:59, disse:

    Wonderful goods from you, man. I ave have in mind your stuff prior to and you are just too

  9. arcadia real estate agent, em 12 de novembro de 2019 às 13:58, disse:

    This awesome blog is without a doubt awesome and besides amusing. I have picked up a bunch of helpful advices out of this amazing blog. I ad love to return again soon. Thanks a bunch!

  10. who is the best real estate agent in glendale, em 12 de novembro de 2019 às 16:10, disse:

    Say, you got a nice article post.Thanks Again. Fantastic.

  11. who is the best real estate agent in south pasadena, em 12 de novembro de 2019 às 18:21, disse:

    Say, you got a nice post.Thanks Again. Keep writing.

  12. pirate place pro, em 12 de novembro de 2019 às 20:31, disse:

    Some really excellent content on this internet site , thanks for contribution.

  13. top 10 best silverlake real estate agent, em 12 de novembro de 2019 às 22:40, disse:

    We at present do not very personal an automobile however anytime I purchase it in future it all definitely undoubtedly be a Ford style!

  14. who is the best real estate agent in burbank, em 13 de novembro de 2019 às 00:48, disse:

    This blog is definitely awesome and informative. I have found helluva interesting tips out of this blog. I ad love to go back over and over again. Thanks a bunch!

  15. youtube for lead generation, em 13 de novembro de 2019 às 09:58, disse:

    Utterly pent content material, thanks for information.

  16. ekonomski, em 13 de novembro de 2019 às 11:54, disse:

    very good put up, i definitely love this web site, keep on it

  17. megamods, em 13 de novembro de 2019 às 12:03, disse:

    Thanks so much for the blog. Will read on

  18. Medical Sweatshirts, em 13 de novembro de 2019 às 14:10, disse:

    Major thanks for the post.Really thank you! Great.

  19. bathtubs doors, em 13 de novembro de 2019 às 14:56, disse:

    Thank you for your blog article.Much thanks again. Will read on

  20. youtube marketing how-to guide, em 13 de novembro de 2019 às 15:33, disse:

    Major thanks for the article post.Much thanks again. Much obliged.

  21. youtube growth hacking guide, em 13 de novembro de 2019 às 15:57, disse:

    Thank you for helping out, superb information. In case of dissension, never dare to judge till you ave heard the other side. by Euripides.

  22. AV Magazine talk to VIZBOX and Creative Technology, em 15 de novembro de 2019 às 09:13, disse:

    My brother suggested I may like this website. He used to be totally right.

  23. nikon d3500 price price in bangalore, em 15 de novembro de 2019 às 11:24, disse:

    Thank you for your blog.Really looking forward to read more. Great.

  24. Canon 1500d lenses, em 15 de novembro de 2019 às 13:28, disse:

    very nice publish, i certainly love this website, carry on it

  25. buy ssl certificate godaddy, em 15 de novembro de 2019 às 15:55, disse:

    You have made some decent points there. I checked on the web for additional information about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

  26. whatsapp business mensajes masivos, em 15 de novembro de 2019 às 18:11, disse:

    It is really a nice and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  27. buy instagram followers, em 15 de novembro de 2019 às 20:22, disse:

    Wow, great article.Thanks Again. Want more.

  28. buy backlinks, em 15 de novembro de 2019 às 22:33, disse:

    This is one awesome blog.Really looking forward to read more. Will read on

  29. growth hacker, em 16 de novembro de 2019 às 00:40, disse:

    Some truly prime articles on this web site , saved to bookmarks.

  30. hackernoon top story, em 16 de novembro de 2019 às 02:58, disse:

    There is apparently a bundle to identify about this. I believe you made certain nice points in features also.

  31. off white clothing, em 17 de novembro de 2019 às 14:47, disse:

    You must participate in a contest for among the finest blogs on the web. I will advocate this site!

  32. AV Magazine focus on VIZBOX outdoor projection solutions, em 17 de novembro de 2019 às 15:38, disse:

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  33. açafrão da terra, em 17 de novembro de 2019 às 17:37, disse:

    There as definately a great deal to know about this topic. I really like all the points you made.

  34. cbd öl, em 17 de novembro de 2019 às 19:34, disse:

    There is clearly a lot to realize about this. I consider you made certain good points in features also.

  35. Chia se cach, em 17 de novembro de 2019 às 21:32, disse:

    That is a very good tip especially to those fresh to the blogosphere. Simple but very accurate info Thank you for sharing this one. A must read post!

  36. waec, em 17 de novembro de 2019 às 23:28, disse:

    Major thankies for the post.Thanks Again. Really Great.

  37. download free, em 18 de novembro de 2019 às 01:24, disse:

    Very Fascinating Blog! Thank You For This Blog!

  38. online strategist, em 18 de novembro de 2019 às 03:20, disse:

    Some truly quality posts on this website , bookmarked.

  39. T-shirts Manufacturers, em 18 de novembro de 2019 às 15:55, disse:

    Major thanks for the article post. Really Great.

  40. buy instagram followers, em 18 de novembro de 2019 às 17:10, disse:

    This blog is really entertaining and factual. I have picked up helluva helpful things out of this source. I ad love to come back over and over again. Thanks!

  41. QV12BA Sample Questions, em 18 de novembro de 2019 às 17:26, disse:

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this post and the rest of the site is extremely good.

  42. Reliability Engineer Training, em 18 de novembro de 2019 às 17:48, disse:

    There is definately a lot to find out about this issue. I really like all the points you have made.

  43. Tattoos, em 19 de novembro de 2019 às 13:06, disse:

    This is just what I ave been sharp on behalf of all day. Achieve not bring to a halt updating your blog.

  44. Tattoo Designs, em 19 de novembro de 2019 às 15:11, disse:

    IaаАа’б‚Т€ТšаЂаŒаАа’б‚Т€ТžаБТžd should talk to you here. Which is not some thing I do! I quite like reading a post which will make people believe. Also, numerous thanks permitting me to comment!

  45. Tattoo Studio, em 19 de novembro de 2019 às 17:16, disse:

    Really enjoyed this article post.Really looking forward to read more. Really Great.

  46. psicologo seguridad social malaga, em 19 de novembro de 2019 às 19:20, disse:

    I think the admin of this website is truly working hard in support of his site, since here every data is quality based data.

  47. Eliz, em 19 de novembro de 2019 às 21:24, disse:

    Some truly prize blog posts on this internet site , saved to favorites.

  48. Bonnie, em 19 de novembro de 2019 às 23:27, disse:

    Really enjoyed this blog article. Will read on

  49. Greta, em 20 de novembro de 2019 às 01:31, disse:

    I went over this site and I conceive you have a lot of wonderful info, saved to fav (:.

  50. Kanesha, em 20 de novembro de 2019 às 03:33, disse:

    Your current positions continually include much of really up to date info. Where do you come up with this? Just saying you are very resourceful. Thanks again

  51. Shira, em 20 de novembro de 2019 às 05:40, disse:

    Looking forward to reading more. Great article post.Really thank you! Great.

  52. SEO Vancouver, em 20 de novembro de 2019 às 07:46, disse:

    You have made some decent points there. I looked on the internet for more information about the issue and found most people will go with your views on this site.

  53. SEO Vancouver, em 20 de novembro de 2019 às 09:55, disse:

    You made some decent points there. I did a search on the issue and found most individuals will agree with your site.

  54. SEO Vancouver, em 20 de novembro de 2019 às 12:00, disse:

    Rattling great information can be found on weblog.

  55. SEO Vancouver, em 20 de novembro de 2019 às 14:07, disse:

    Im obliged for the blog post.Really looking forward to read more. Fantastic.

  56. nike shoes, em 20 de novembro de 2019 às 16:31, disse:

    The next time I learn a weblog, I hope that it doesnt disappoint me as a lot as this one. I mean, I do know it was my option to learn, but I truly thought youd have something attention-grabbing to say. All I hear is a bunch of whining about one thing that you can repair if you werent too busy in search of attention.

  57. seo vancouver, em 20 de novembro de 2019 às 16:36, disse:

    Thank you for sharing with us, I think this website really stands out .

  58. C_EPMBPC_11 Study Guide, em 20 de novembro de 2019 às 17:40, disse:

    Svens Bilder Laufen Marathon Triathlon Fotos

  59. Tattoo, em 20 de novembro de 2019 às 18:00, disse:

    Very interesting points you have mentioned, thankyou for putting up.

  60. accountants in birmingham, em 20 de novembro de 2019 às 18:31, disse:

    the time to study or go to the material or internet sites we ave linked to below the

  61. www.craglist.toronto, em 20 de novembro de 2019 às 19:47, disse:

    Thank you for some other wonderful post. Where else may just anybody get that type of info in such an ideal way of writing? I have a presentation subsequent week, and I am on the search for such info.

  62. search engine optimization services vancouver, em 20 de novembro de 2019 às 23:07, disse:

    Thank you ever so for you blog article.Really thank you! Keep writing.

  63. calgary seo consultants, em 21 de novembro de 2019 às 02:31, disse:

    We need to build frameworks and funding mechanisms.

  64. SEO Vancouver, em 21 de novembro de 2019 às 03:49, disse:

    I value the article post.Much thanks again. Keep writing.

  65. Singapore Tattoo Artists, em 21 de novembro de 2019 às 05:37, disse:

    Very nice article. I absolutely love this website. Thanks!

  66. QuLRQRuQJA, em 21 de novembro de 2019 às 07:59, disse:

    This is a topic which is near to my heart Thank you! Exactly where are your contact details though?

  67. SAP C_ARP2P_19Q3 pdf, em 21 de novembro de 2019 às 08:17, disse:

    Superb Article My brother suggested I might like this web site. He was totally right. This post truly made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

  68. SAP C_ARP2P_19Q3 study guide, em 21 de novembro de 2019 às 08:28, disse:

    Wow, great blog.Thanks Again. Fantastic.

  69. for more information, em 21 de novembro de 2019 às 19:32, disse:

    Wow! This can be one particular of the most helpful blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Wonderful. I am also an expert in this topic so I can understand your effort.

  70. SEO Vancouver, em 21 de novembro de 2019 às 21:37, disse:

    to аАааАТƒ?me bаА аЂаck do?n thаА аЂаt the

  71. shareit for pc, em 22 de novembro de 2019 às 12:00, disse:

    You made some good points there. I looked on the web to learn more about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

  72. cleaning services in bondi, em 22 de novembro de 2019 às 12:19, disse:

    Well I definitely enjoyed studying it. This tip procured by you is very effective for accurate planning.

  73. Claire, em 22 de novembro de 2019 às 13:49, disse:

    Thanks again for the blog.Really looking forward to read more. Want more.

  74. Gretta, em 22 de novembro de 2019 às 16:00, disse:

    I thought it was going to be some boring old post, but it really compensated for my time. I will post a link to this page on my blog. I am sure my visitors will find that very useful.

  75. Flavia, em 22 de novembro de 2019 às 18:05, disse:

    Say, you got a nice blog post. Fantastic.

  76. Illa, em 22 de novembro de 2019 às 20:09, disse:

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this post and the rest of the site is also really good.

  77. http://tinyurl.com, em 23 de novembro de 2019 às 11:55, disse:

    Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your
    site is fantastic, as well as the content!

  78. Personalized Photo Products, em 23 de novembro de 2019 às 14:25, disse:

    Only wanna input that you have a very nice site, I love the style it really stands out.

  79. air jordan, em 23 de novembro de 2019 às 18:34, disse:

    This really answered my problem, thank you!

  80. coconut oil this, em 25 de novembro de 2019 às 12:44, disse:

    I have read so many articles on the topic of the blogger lovers except this post is
    actually a good paragraph, keep it up.

  81. Custom Digital Printing, em 25 de novembro de 2019 às 17:39, disse:

    I wanted to thank you for this great article, I definitely loved each and every little bit of it. I have bookmarked your web site to look at the latest stuff you post.

  82. best cbd oil for pain, em 25 de novembro de 2019 às 19:49, disse:

    Really informative blog post.Really thank you! Great.

  83. gbm fondos de inversion, em 25 de novembro de 2019 às 22:00, disse:

    Usually I do not read article on blogs, however I would like to say that this write-up very pressured me to try and do so! Your writing taste has been amazed me. Thanks, quite great post.

  84. my response, em 26 de novembro de 2019 às 00:09, disse:

    Outstanding post, I conceive people should acquire a lot from this weblog its real user friendly. So much fantastic information on here .

  85. plenty of fish dating site, em 26 de novembro de 2019 às 00:58, disse:

    I was able to find good information from your content.

  86. a�makeup artist�cv, em 26 de novembro de 2019 às 02:14, disse:

    Very good blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  87. hire space�instagram, em 26 de novembro de 2019 às 04:21, disse:

    Looking forward to reading more. Great blog.Thanks Again. Want more.

  88. beauty salon�kettering, em 26 de novembro de 2019 às 06:29, disse:

    Well I truly liked studying it. This information procured by you is very practical for correct planning.

  89. alternativna medicina, em 26 de novembro de 2019 às 18:51, disse:

    Thanks so much for the blog post.Really looking forward to read more. Awesome.

  90. golden goose sneakers, em 26 de novembro de 2019 às 19:46, disse:

    Aw, this was a really nice post. In concept I want to put in writing like this additionally ?taking time and precise effort to make an excellent article?however what can I say?I procrastinate alot and certainly not seem to get something done.

  91. dinner dates, em 26 de novembro de 2019 às 21:01, disse:

    This is a topic that as close to my heart Cheers! Exactly where are your contact details though?

  92. Rokas Dailide, em 26 de novembro de 2019 às 23:12, disse:

    Major thankies for the blog article.Much thanks again. Will read on

  93. venue search London, em 27 de novembro de 2019 às 03:36, disse:

    It as another strong business for michael kors bags outlet. In

  94. venue search Edinburgh, em 27 de novembro de 2019 às 05:49, disse:

    Wow! This could be one particular of the most beneficial blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Excellent. I am also a specialist in this topic so I can understand your hard work.

  95. venue search Manchester, em 27 de novembro de 2019 às 08:06, disse:

    Wow! This can be one particular of the most useful blogs We ave ever arrive across on this subject. Actually Great. I am also an expert in this topic therefore I can understand your effort.

  96. venue search Birmingham, em 27 de novembro de 2019 às 10:23, disse:

    I really liked your blog article.Really thank you! Awesome.

  97. social media scheduler, em 27 de novembro de 2019 às 12:39, disse:

    this is actually the fourth time i read the blog, good article as always! regards, Samui First House Hotel

  98. bpRvYvsWIOeUWegQWdv, em 27 de novembro de 2019 às 13:53, disse:

    You made some decent points there. I checked on the web for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

  99. Jersey Sourcing Company in Bangladesh, em 27 de novembro de 2019 às 15:58, disse:

    Really appreciate you sharing this article.Much thanks again. Will read on

  100. venue search Brighton, em 27 de novembro de 2019 às 19:17, disse:

    Im having a little problem. I cant get my reader to pick-up your feed, Im using msn reader by the way.

  101. venue search Bristol, em 27 de novembro de 2019 às 21:00, disse:

    stuff prior to and you are just extremely fantastic. I actually like what you ave received

  102. ico marketing companies, em 27 de novembro de 2019 às 22:32, disse:

    What as up, how as it going? Just shared this post with a colleague, we had a good laugh.

  103. venue search Oxford, em 28 de novembro de 2019 às 00:36, disse:

    tee shirt guess ??????30????????????????5??????????????? | ????????

  104. ceramic tiling contractors, em 28 de novembro de 2019 às 01:50, disse:

    Looking around I like to browse around the web, often I will go to Stumble Upon and follow thru

  105. venue search Cambridge, em 28 de novembro de 2019 às 04:13, disse:

    Really appreciate you sharing this blog post.Thanks Again. Keep writing.

  106. digital strategy, em 28 de novembro de 2019 às 05:08, disse:

    Very good article post.Really looking forward to read more.

  107. venue search Cardiff, em 28 de novembro de 2019 às 07:40, disse:

    You are my inspiration, I have few web logs and often run out from brand . Truth springs from argument amongst friends. by David Hume.

  108. joint and bone health, em 28 de novembro de 2019 às 12:17, disse:

    Only wanna comment that you have a very nice web site , I love the design and style it really stands out.

  109. home outdoor decor, em 28 de novembro de 2019 às 12:43, disse:

    Muchos Gracias for your post.Thanks Again.

  110. download windows 10, em 28 de novembro de 2019 às 14:42, disse:

    Motyvacija kaip tvai galt padti savo vaikams Gimtasis odis

  111. ps4 games, em 28 de novembro de 2019 às 18:24, disse:

    For hottest information you have to visit the web and on web I found this website as a best web site for most up-to-date updates.

  112. Jersey Supplier in Bangladesh, em 28 de novembro de 2019 às 18:41, disse:

    Major thanks for the blog post.Thanks Again. Want more.

  113. Keluaran Togel SGP, em 28 de novembro de 2019 às 20:55, disse:

    pretty handy material, overall I think this is worthy of a bookmark, thanks

  114. Cramer, em 28 de novembro de 2019 às 23:08, disse:

    This site was how do I say it? Relevant!! Finally I ave found something that helped me. Thanks a lot!

  115. blockotel, em 29 de novembro de 2019 às 01:22, disse:

    It as not that I want to copy your web-site, but I really like the layout. Could you tell me which style are you using? Or was it custom made?

  116. Bao gia robot hut bui, em 29 de novembro de 2019 às 02:53, disse:

    this paragraph, in my view its actually amazing in support of me.

  117. da op bep, em 29 de novembro de 2019 às 03:13, disse:

    Some really interesting details you have written.Helped me a lot, just what I was searching for .

  118. pin nang luong Mat Troi, em 29 de novembro de 2019 às 03:33, disse:

    Thanks for sharing, this is a fantastic blog article.Really looking forward to read more. Really Cool.

  119. calendar�event attendees, em 29 de novembro de 2019 às 05:22, disse:

    I see something truly special in this site.

  120. Clothing Manufacturing Companies in Hong Kong, em 29 de novembro de 2019 às 07:58, disse:

    You have brought up a very superb points , appreciate it for the post.

  121. Robot hut bui, em 29 de novembro de 2019 às 17:06, disse:

    Thanks for another wonderful article. Where else could anybody get that type of info in such an ideal way of writing? I ave a presentation next week, and I am on the look for such information.

  122. SAP C_TSCM42_67 Certification, em 29 de novembro de 2019 às 17:26, disse:

    pretty practical material, overall I feel this is worth a bookmark, thanks

  123. Dell EMC Data Science Associate Certification, em 29 de novembro de 2019 às 17:58, disse:

    Thanks for the article post.Much thanks again. Want more.

  124. balenciaga, em 30 de novembro de 2019 às 17:36, disse:

    very good submit, i certainly love this website, carry on it

  125. quest bars cheap, em 1 de dezembro de 2019 às 21:47, disse:

    Thank you for any other informative web site. Where else may just
    I get that kind of information written in such an ideal approach?

    I have a venture that I am just now working on, and I’ve
    been at the look out for such info.

  126. C_TSCM42_67 Mock Test, em 2 de dezembro de 2019 às 07:45, disse:

    Thanks again for the blog.Much thanks again. Fantastic.

  127. quest bars cheap, em 2 de dezembro de 2019 às 13:31, disse:

    Hi it’s me, I am also visiting this web site regularly, this
    website is truly fastidious and the viewers are actually sharing pleasant thoughts.

  128. louboutin outlet, em 3 de dezembro de 2019 às 07:25, disse:

    Can I simply say what a aid to seek out somebody who truly knows what theyre speaking about on the internet. You undoubtedly know how one can convey a problem to gentle and make it important. Extra people must learn this and perceive this side of the story. I cant believe youre no more widespread since you definitely have the gift.

  129. http://Slotxo.in.th, em 23 de julho de 2020 às 06:01, disse:

    Never be the stereotype.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos