Gerenciamento do Tempo de Aprendizado

Como gerenciar o seu tempo de aprendizado?

A “Técnica Pomodoro” ensina você a trabalhar com o tempo, em vez de lutar contra ele – é um sistema de gerenciamento de tempo:

  • Usa um “timer” para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por intervalos curtos (por exemplo de 5 minutos).
  • Cada intervalo é conhecido como um pomodoro  (tomate em italiano). Ver figura.

A técnica Pomodoro pode ser dividida em 6 etapas:

  1. Decida a tarefa a ser executada – algo que merece toda a sua atenção.
  2. Defina o temporizador pomodoro por  25 minutos sem interrupção.
  3. Trabalhe na tarefa. Se perceber wqque precisa fazer outra coisa, anote numa numa folha de papel.
  4. Interrompa o trabalho quando o temporizador tocar e anote a realização da tarefa.
  5. Faça um intervalo de 3 a 5 minutos nos 3 primeiros blocos de tarefas – respire, medite, pegue uma xícara de café, faça uma curta caminhada ou faça outra coisa relaxante (ou seja, não relacionada ao trabalho). Seu cérebro vai agradecer mais tarde.
  6. Depois de quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa (15 a 30 minutos) – Depois de completar quatro pomodoros, você pode fazer uma pausa mais longa. 20 minutos é bom. Ou 30. Seu cérebro usará esse tempo para assimilar novas informações e descansar antes da próxima rodada de Pomodoros.

Quais os benefícios da técnica Pomodoro?

  • Descobrir quanto esforço uma atividade requer – sua folha de tarefas do Pomodoro é uma visão geral do tempo que você gastou em várias tarefas.
  • Reduza as interrupções – você aprenderá a lidar com a inevitável interrupção enquanto permanece concentrado na tarefa.
  • Estimar o esforço para atividades – uma vez que você tenha aprendido a técnica, você poderá prever com precisão quantos Pomodoros serão necessários para realizar as próximas tarefas.
  • Torne o Pomodoro mais eficaz – uma vez que os contornos do Pomodoro são definidos, o que você faz dentro deles pode ser ajustado para maximizar a eficiência; uma maneira de tornar um Pomodoro mais eficaz é usar os primeiros minutos para revisar o que você fez antes. 
  • Configurar um horário estabelece um limite, motivando você a concluir uma tarefa dentro do período de tempo definido. Ele também delineia seu tempo de trabalho a partir do seu tempo livre;
  • Definir seus próprios objetivos – a ferramenta pode ser usada para você avaliar o tempo gasto nas suas várias atividades e ajustá-los para alcançar seus objetivos.

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos