Como se tornar um especialista?

Especialista é um indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade ou profissão.

Para sermos um especialista, precisamos saber resolver problemas de forma rápida e criativa; isso é possível devido à grande quantidade de informações e conexões entre essas informações; pessoas normais, ou não especialistas, têm menos informações e principalmente menos conexões neurais.

Pesquisas mostram que a principal característica de um especialista não é inteligência nem talento natural e sim muitas horas de trabalho e “prática deliberada”; Estima-se 10 mil horas de trabalho para habilidades complexas como tocar um violino magnificamente, ser um mestre de xadrez e assim por diante; mas, nem todas habilidades precisam de tantas horas e podem ser adquiridas bem mais rapidamente com métodos e ferramentas.

Quando você é uma especialista, o exercício da prática continuada, gera muitas informações interconectadas na sua  memória de longo prazo.

  • Transferir conhecimentos de um contexto para outro contexto.
  • Separar o essencial do marginal para resolver entender e resolver problemas de forma mais rápida.
  • Capacidade de abstração – processo de pensamento que usa a estratégia de simplificação.

Como ilustrado na figura, um especialista tem muito mais informações e conexões, e principalmente as conexões permitem identificar vários caminhos e aprender de forma mais eficiente e diferente de um amador (ou novato) devido a estrutura mental mais robusta; um novato ou amador não tem a mesma habilidade de um especialista devido a estrutura cerebral.

Como se tornar um especialista?

A resposta é adquirir horas de prática de forma deliberada; ou seja praticar com consciênciaplanejar, executar, avaliar e ajustar  continuamente o que fazemos e aprendemos, para melhorar aquilo que está se praticando; definir um objetivo de aprendizado, não se satisfazer com o atingimento de um nível mediano de conhecimento das coisas e ampliar os seus limites de forma deliberada.

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos