Mix de Marketing

Como viabilizar  a Proposta de Valor da sua Oferta?

Figura. Mix de Marketing . É uma FERRAMENTA de MARKETING usada para definir o conjunto de  estratégias que suportam a PROPOSTA de VALOR da sua OFERTA para o MERCADO ALVO.

"Mix de marketing" ou Composto de Marketing, é uma ferramenta de marketing usada para descrever os diferentes tipos de escolhas que as empresas devem fazer para levar um produto ou serviço ao mercado.
O MIX DE MARKETING define a "mistura de componentes ou recursos" que suportam a Proposta de Valor da sua Oferta.
É uma ferramenta de marketing interna (não visível para clientes) que descreve como a proposta de valor da oferta será atendida.
É também uma ferramenta de alinhamento organizacional no entorno da oferta e ajuda a evitar erros de posicionamento das suas ofertas em termos de produto, preço, promoção, praça, pessoas, processos e evidências físicas (7Ps).

 

É preciso muito trabalho e conhecimento de marketing para:

  1. ANALISAR O MERCADO ALVO para descobrir o que os clientes querem, identificar seus hábitos, o que valorizam mais, onde fazem suas compras, onde buscam informações para comprar seus produtos e
  2. COMPOR MIX de MARKETING da OFERTA para fazer com que seus componentes gerem um produto certo, no lugar certo, no momento certo, com um preço certo, para pessoas certas, para ser PERCEBIDA como uma PROPOSTA DE VALOR consistente. Isso está longe de ser uma coisa simples.

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O erro num elemento pode significar insucesso; por exemplo, você pode promover um benefício para um mercado alvo que não percebe ou valoriza o benefício, ou oferecer um produto numa época ou circunstância errada, ou vender um item a um preço muito alto ou muito baixo, e assim por diante.

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Mix de Marketing 7P da Oferta

Figura. Composto (Mix) de Marketing e Estratégia 7Ps. Exemplo de Lista 7Ps com mais de 40 componentes;

O  método 7Ps é uma forma, provavelmente a mais conhecida, para definir e ajustar o mix de marketing- a maneira pela qual você leva um novo produto ou serviço ao mercado; é um check list para definir suas opções de marketing em termos de produto, preço, promoção , praça, pessoas, processo e evidências físicas, para que sua oferta atenda as necessidade dos cliente; ajuda a questionar, analisar e combinar, de forma estruturada, 7 dimensões fundamentais do marketing para criar e ajustar ofertas.

  • PRODUTO – Quais as necessidades ou problemas que o produto resolve? Como desenvolver os produtos ou serviços?  O produto funciona da forma esperada pelos consumidores? Como se parece? Como se diferencia dos seus concorrentes? Onde e como o cliente irá usá-lo?
  • PREÇO – Qual a quantidade de dinheiro necessária para comprar? Como definir ou mudar o modelo de preço? Qual o poder de compra do potencial comprador? O preço se ajusta ao posicionamento do produto?
  • PROMOÇÃO – Quais as ações para tornar o produto conhecido? Qual o mix de promoção mais adequado considerando publicidade, propaganda, vendas direta, telemarketing, marketing direto? A nossa comunicação está direcionada à audiência correta e da maneira que ela mais gostaria de ouvir?
  • PRAÇA – Onde o produto será vendido? Quais novas opções de distribuição estão disponíveis para os clientes experimentarem nosso produto, por exemplo, on-line, na loja, no celular, etc.
  • PESSOAS – Quem representará os negócios junto ao cliente? Existem lacunas de habilidades? Qual a nossa inteligência competitiva?
  • PROCESSO – Quais os processos do negócio que nos diferenciam da competição – contratação, entrega, uso, garantia, gestão ou descarte dos produtos e serviços?
  • EVIDÊNCIAS FÍSICAS  – Qual o ambiente e estado emocional da experiência para o cliente? Como estão nossas instalações e materiais de venda? Os elementos físicos e tangíveis da oferta agregam valor aos potenciais compradores?

Mix de marketing 4Ps + 3Ps

Figura. Marketing Mix 7P é uma expansão do conceito 4P.

O marketing é uma disciplina em constante evolução para as empresas se diferenciarem da concorrência; um exemplo dessa evolução tem sido as mudanças fundamentais no mix básico de Marketing ao longo dos anos; onde antigamente existiam 4 Ps (produto, preço, promoção e praça) para explicar a mistura (composto), hoje em dia é mais comum conceber 7 Ps, adicionando 3 Ps aos 4Ps anteriores – Pessoas, Processos e Phisical evidence (evidências físicas).

Os 4Ps e 7Ps de marketing são exemplos de algumas das listas de componentes de marketing que foram desenvolvidas ao longo dos anos para “parametrizar” o mix de marketing.

Outra abordagem utilizada é o 4Cs, que apresenta os elementos do mix de marketing na perspectiva do comprador, e não do vendedor. Ela é composta pelas necessidades e desejos do Cliente (o equivalente ao produto), Custo (preço), Conveniência (local) e Comunicação (promoção).

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Mix de Promoção

Figura. Mix de Promoção.  O MIX de PROMOÇÃO é um subconjunto de estratégias para a promoção das ofertas; para tal, usa vários canais como propaganda, publicidade, venda pessoal, marketing direto e marketing digital para comunicar a proposta de valor da empresa e suas ofertas; todos esses componentes devem trabalhar harmoniosamente na perspectiva do potencial comprador.

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O marketing frequentemente é definido como a arte de vender produtos. No entanto, vender é apenas a “ponta do iceberg”.

  • objetivo do marketing é tornar a venda supérflua …
  • Compreender o cliente tão bem de tal forma que o produto ou serviço (parametrizado pelo mix de marketing) se adapte a ele e se venda por si só.
  • Em outras palavras, o ideal do marketing é deixar o cliente pronto para comprar.

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Qual a utilidade da Ferramenta  Mix de Marketing?

A ferramenta Mix de Marketing 7P, ajuda a elaborar “boas ofertas”.

O arranjo correto do mix de marketing desempenha um papel central e importante para qualquer empresa e profissional. Serve como REFERÊNCIA para:

  • SWOT – Desenvolver forças e evitar fraquezas da empresa.
  • BENCHMARKING- comparar ofertas com as melhores e medir o desempenho.
  • ALINHAR a ORGANIZAÇÃO e fazer as equipes trabalharem com sinergia.
  • Promover e entregar soluções com a ALTA PERCEPÇÃO DE VALOR.
  • Facilitar a identificação dos MELHORES POTENCIAS COMPRADORES.

A oferta deve ser conhecida e trabalhada “criteriosamente” nas empresas para que, ao ser apresentada ao público alvo consiga identificar com facilidade a proposta de valor que ela se propõe. O mix de marketing é a ferramenta para ajudar a fazer isso.

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