Segmentação de Mercado

 O que é Segmentação de Mercado?

Figura. Tipos de Segmentação de Mercado. Demográfica, Geográfica, Psicológica, Comportamental, Tipo de Cliente. São usadas de forma combinada para determinar o perfil dos mercados e cliente alvo.

SEGMENTAÇÃO de MERCADO envolve quebrar um mercado em segmentos e concentrar os esforços de marketing em um ou alguns segmentos-chave ou MERCADOS ALVOS, cujas necessidades e desejos mais se aproximam de suas OFERTAS (produtos, serviços ou soluções).

  • Os segmentos criados são compostos por consumidores que respondem de maneira semelhante às estratégias de marketing e compartilham características semelhantes.
  • Essa estratégia de concentrar esforços de marketing a grupos específicos de consumidores torna a promoção, o preço e a distribuição de seus produtos e serviços mais fácil e econômica; dá foco para as suas atividades de marketing.
  • As plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram , têm opções sofisticadas para permitir que as empresas segmentem usuários com base em segmentos de mercado.

Quais são os tipos de segmentação de mercado?

Os tipos mais frequentes de segmentação são aplicadas de forma combinada:

  • DEMOGRÁFICA segmenta o mercado com base no gênero, idade, nível de renda, estado civil, educação, raça, religião.
  • GEOGRÁFICA segmenta o mercado com base na localização, CEP, código de área, cidade, estado, região, país.
  • PSICOGRÁFICA divide o mercado com base na classe social e preferências de estilo de vida, valores, crenças, interesses.
  • COMPORTAMENTAL divide o mercado com base no comportamento de compra, ocasião, taxa de uso, benefícios procurados, fidelidade.
  • FUNIL de MARKETING – outra forma de segmentação de marketing é com base no funil de marketing, desde aqueles que não conhecem a sua empresa e ofertas até  aqueles que são seus fãs, que advogam e promovem a sua empresa e suas ofertas.

A segmentação de mercado busca vender mais vendendo para menos; parte do princípio que você NÃO pode ser tudo para todos os compradores, mas pode ser a solução certa para um grupo de compradores grande o suficiente para expandir sua empresa com sucesso.

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