Gerenciar a Marca


Figura. Características e Benefícios da Marca. A MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho, ou uma combinação desses elementos; é um dos aspectos mais importantes de um negócio de sucesso.

A marca tem como objetivo principal criar uma conexão emocional entre a empresa, suas ofertas e o seu mercado alvo …

É utilizada para:
  • IDENTIFICAR e DIFERENCIAR a sua empresa e OFERTAS no mercado.
  • Ajudar a ESCOLHER VOCÊ dentre outros.
  • CHAMAR a ATENÇÃO, ATRAIR e FIDELIZAR os clientes ideais.
  • COMUNICAR uma PROMESSA de BENEFÍCIOS, ancorada em alguns ATRIBUTOS de VALOR importantes para o mercado alvo.
  • Desenvolver  CONSISTÊNCIA  entre missão, elementos gráficos, texto, fotografia, publicidade, materiais de marketing, embalagem, site, e assim por diante.
  • Dar CREDIBILIDADE e permitir cobrar o que você vale.
  • Facilitar  a INTRODUÇÃO de NOVOS PRODUTOS novos produtos e serviços.

MARCA = NOME + TERMO + SÍMBOLO + DESENHO + PALAVRA
MARCA = IDENTIFICA > DIFERENCIA > CHAMA ATENÇÃO > ATRAI > PROMETE > CONSISTÊNCIA  > CREDIBILIDADE > VALORIZA

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O Marketing gerencia a MARCA para dar identidade, diferenciar, chamar a atenção, atrair, prometer benefícios, dar consistência, credibilidade e valorizar você, empresa e ofertas

Como gerenciar a Marca?

Gerenciar a marca é analisar, planejar e influenciar a percepção da marca no mercado.
Avaliar elementos tangíveis do Mix de Marketing, como o próprio produto, aparência, preço, embalagem, design, etc.
Avaliar elementos intangíveis, como experiências dos consumidores com a marca.
Gerenciar todos os aspectos do relacionamento da marca com o consumidor e com a cadeia de suprimentos.
Fazer com que a marca seja reconhecida no mercado via pesquisa, segmentação de mercado, campanhas.
Construir uma reputação no mercado, com opinião pública favorável e prestígio.
Construir o valor da marca e  fazer os clientes preferirem seu produto frente a concorrentes mais baratos.

 

Os gerentes de marcas são responsáveis ​​por garantir que os produtos, serviços e linhas de produtos que pertencem a seu domínio sejam compatíveis com os clientes atuais e potenciais; monitoram continuamente as tendências e produtos concorrentes no mercado.
O gerenciamento adequado da marca envolve garantir que cada peça promocional, ponto de contato e todo uso de seu nome, logotipo e mensagem apoiem sua organização e objetivos e reforce a marca da maneira pretendida.
Atividades típicas do gerenciamento da marca são: realizar pesquisas sobre tendências e concorrência; desenvolver campanhas de marketing para aumentar a garantir a credibilidade da marca; analisar o sucesso das campanhas e gerar relatórios/informações e supervisionar as atividades de marketing para manter a consistência na marca por toda a cadeia de valor.

 

Palavras chaves da Marca – nome, termo, símbolo, desenho, palavra, conexão emocional, diferenciação, escolha, atenção, atrair, fidelizar, comunicar, promessa, benefícios, atributos de valor, consistência, credibilidade, valor.

Teste seu conhecimento sobre Gerenciamento da Marca

  1. O que é uma marca?
  2. Qual o principal objetivo da marca?
  3. Qual a utilidade da marca? Cite 5 utilidades.
  4. Como a marca deve ser gerenciada?
  5. Quais são exemplos de elementos tangíveis e intangíveis da marca a serem gerenciados?

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