Planejamento Empresarial

O que é Planejamento?


Figura. Representação básica do Processo de Planejamento - tem como entrada um objetivo a ser alcançado e como saída um plano que descreve como isso pode ser feito.

ESPAÇO

  • É um processo de gestão para atingir um objetivo desejado.

  • Uma forma eficiente de prever o futuro para vários cenários e como agir e reagir.

  • Cria e mantem um plano para reduzir o tempo e esforço necessários para atingir a meta.

  • Requer habilidades técnicas e emocionais.

  • É um componente fundamental da gestão de negócios.

Como é o “Processo” do Planejamento Empresarial?


Figura. Planejamento empresarial é um processo composto de 7 sup-processos ou etapas, de forma interativa e realimentada; desenvolve o pensamento estratégico e é influenciado por ele. 

… pode ser segmentado em 7 sub-processos ou etapas:

  1. Formular OBJETIVOS é o primeiro estágio do planejamento empresarial; deve respeitar e estar consistente com a hierarquia de objetivos empresariais.– Um 
  2. Fazer análise de SWOT, o segundo estágio do planejamento, avalia a situação competitiva – oportunidades, ameaças, forças e fraquezas – e avaliar o desafio para atingir o objetivo; dar feedback para ajustes na formulação de objetivos.
  3. Quantificar os objetivos em METAS – para as quais deverão ser desenvolvidas estratégias específicas.
  4. Formular a ESTRATÉGIA – definir a sequência de ações e RECURSOS disponíveis para atingir as METAS de forma eficiente; considerar o passado, o presente e o futuro; dar feedback para a formulação de metas.
  5. Elaborar o PLANO para datalhar a ESTRATÉGIA – ações, cronograma, responsáveis; dar feedback para ajustar a formulação da estratégia.
  6. IMPLEMENTAR o plano – gerenciar recursos, sistemas, treinamento, supervisão, suporte; coletar fatos e dados; dar feedback para ajustes na formulação do plano.
  7. CONTROLAR e AJUSTAR – monitorar os resultados e analisar os desvios e mudanças no ambientes interno e externo; fazer PREVISÕES para avaliar a gravidade dos desvios; dar  feedback para ajustes na implementação da estratégia.

O processo de planejamento é multirealimentado, interativo conversacional, onde cada etapa valida a etapa anterior e exige um conjunto de habilidades distintas.

Quais as habilidades do planejador eficaz?

Para você se tornar um planejador eficaz você precisa desenvolver as seguintes habilidades:

  1. FORMULAR OBJETIVOS – saber definir objetivos de forma específica, mensurável, acessível, relevante e temporal.
  2. COLETAR INFORMAÇÕES – tratar a qualidade da informação, eliminar dados contraditórios, não confiáveis e usar várias fontes.
  3. ANALISAR SITUAÇÕES – separar a situação em partes e examinar as partes para entender melhor o que está ocorrendo; fazer análise de SWOT.
  4. INTERPRETAR – explicar e fornecer sua própria visão da situação.
  5. DIAGNOSTICAR – identificar os problemas e fatores causais relevantes; separar sintomas e causas.
  6. PREVER – usar modelos ou ferramentas para determinar o futuro cientificamente, com histórico de dados, situação corrente, tendências.
  7. AVALIAR RISCOS e INCERTEZAS – Avaliar a probabilidade de acontecer um evento e o impacto desse evento no ambiente.
  8. ESTABELECER METAS –  quantificar os objetivos em termos de magnitude e prazo para facilitar a formulação de estratégia, implementação e controle.
  9. FORMULAR ESTRATÉGIAS – identificar os caminhos para atingir as metas e objetivos.
  10. AVALIAR E COMPARAR ESTRATÉGIAS – selecionar atributos de valor e comparar focos, singularidade e valor das estratégias.
  11. GERAR PLANOS sem consumir RECURSOS excessivos, violar restrições e prioridades.
  12. COMUNICAR – saber gerar planos e relatórios que sejam necessários, para as pessoas certas, no formato e momento adequado.
  13. IMPLEMENTAR – treinar, coordenar as ações e atores em campo; preparar planos de ação para possíveis contingências; gerenciar a quantidade e uso dos recursos;
  14. CONTROLAR e AJUSTAR – monitorar, identificar desvios e gravidade dos  desvios; fazer previsões de curto e longo prazos.

Qual a importância do Planejamento no Gerenciamento de Negócios?

Figura. Método PDCA  de 4 passos para gerenciar processos de negócios. “Visão de helicóptero”.

  • Qualquer processo de negócio pode ser segmentado em 4 estágios – planejar, desempenhar, checar e ajustar – PDCA.
  • O planejamento é o passo mais importante para garantir eficiência e sucesso de um processo de negócio; isso não quer dizer que desempenhar, controlar e ajustar não sejam importantes, mas erros ou inabilidades no planejamento afetam o processo de negócio no seu nascedouro; são muito mais difíceis de tratar num dado ciclo de PDCA.
  • A gestão de negócio trabalha em ciclos continuados de PDCA para refinar os processos de negócios e  aumentar e refinar a informação, conhecimento e inteligência continuadamente.
  • A cada ciclo do PDCA o planejamento deve gerar planos, de forma interativa, participativa, comunicativa, conversacional e isso exige conhecimentos, habilidades técnicas e emocionais; exige inteligência emocional e o pensamento estratégico.

Qual o Propósito do Planejamento?


Figura. O Propósito do Planejamento. Gerar Informações e Confiança, Reduzir Incertezas e Riscos , ajudar a tomar decisões e atingir objetivos, de forma eficaz e eficiente.

O planejamento é uma jornada bem estruturada para atingir objetivos

 

O planejamento é uma etapa da gestão do negócio que é composta de 4 etapas – Planejar, Desempenhar, Checar e Ajustar.

Embora de extrema importância no mundo dos negócios, é frequente encontrar dúvidas sobre o que é o planejamento, o seu propósito e suas relações de causa e efeito; a falta de planejamento é umas das principais causas  de problemas nas empresas.

O planejamento empresarial é um processo para atingir objetivos de forma eficiente, interativa; gerar aprendizado, planos e estimativas ao longo dos seus ciclos; o planejamento não é um evento pontual.

Busca constante alinhamento entre as expectativas dos clientes e da empresa; conhecer quais as necessidades de clientes e os recursos que serão necessários – quanto, quando, perfil e período.

O planejamento avalia a situação corrente, pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, desdobra objetivos em metas e indicadores de controle (KPIs) , avalia os desafios e recursos disponíveis.

O planejamento faz previsões e avalia riscos e incertezasestratégiashabilidades e gera planos ao longo dos seus ciclos.

Os planos gerados pelo planejamento, direcionam as decisões de investimentos; com eles, podemos aceitar ou rejeitar um projeto; se um projeto está na trilha de entrega dos resultados que o cliente espera;

Ter um plano significa estar mais bem preparado para o futuro, cria foco, une as pessoas em direção aos objetivos comuns, facilita o trabalho cooperado, a administração e economia de tempo e recursos; sem planos nossos projetos e empreendimentos ficam vulneráveis a um grande número de problemas.

O planejamento, ao longo dos seus ciclos e etapas, gera informação, desenvolve a inteligência emocional e confiança, reduz a incerteza e risco e suporta as decisões.

Um erro grave e frequente é tratar o planejamento como um evento pontual, estático e inalterado; caracterizado por atendimento ao prazo; atendimento ao orçamento  e atendimento a todas as funcionalidades inicialmente especificadas, essa definição é perigosa e incompleta, falha em não reconhecer que investimentos, prazos e decisões devem ser periodicamente revisitados, avaliados, ajustados e comunicados.

Um projeto bem definido numa versão inicial não será necessariamente um sucesso; isto não é suficiente; clientes provavelmente não ficarão satisfeitos se novas e melhores funcionalidades forem rejeitadas em favor de outras medíocres, simplesmente por causa dessas últimas terem sido apresentadas no plano inicial.

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Teste seu Conhecimento sobre Planejamento

  1. O que é planejamento?
  2. Qual a utilidade da  ferramenta PDCA?
  3. Cite 3 atividades de cada etapa do PDCA.
  4. O que significa conceber o planejamento como um processo?
  5. Como o planejamento reduz o risco?
  6. Quais são os principais passos para reduzir riscos?
  7. Qual a relação entre risco, ameaça e vulnerabilidade?
  8. Quais são as estratégias mais frequentes para reduzir os riscos?
  9. Por que o planejamento reduz incertezas?
  10. Qual a diferença entre risco e incerteza?
  11. Qual a importância das informações no planejamento?
  12. Quais os cuidados que devemos tomar na emissão de relatórios para informar todos os envolvidos no planejamento e execução de processos de negócios?
  13. Por que o planejamento ajuda a estabelecer confiança?
  14. Quais as atitudes de confiança desenvolvidas pelo planejamento?
  15. Como o planejamento ajuda na tomada de decisão?
  16. Por que o planejamento aumenta a eficiência para atingir objetivos?
  17. Qual o efeito do planejamento no risco, incerteza, confiança, informação e tomada de decisão?
  18. O que é planejar no ambiente empresarial?
  19. Qual a relação entre planejamento e gerenciamento das empresas?
  20. Quais as habilidades técnicas e emocionais que são desenvolvidas quando planejamos?

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