Formulação de Objetivos e Metas

Figura. A Formulação de Objetivos. É o primeiro estágio do Planejamento Empresarial, um processo de 7 estágios e multirealimentado.

O que é Objetivo?

Figura. Relação entre Objetivo, Situação, Desafio e Metas. OBJETIVO é algo a ser alçançado; SITUAÇÃO é onde nos encontramos em relação ao objetivo; DESAFIO é a diferença entre o objetivo e a situação atual; METAS quantificam os objetivos e desafios.

Objetivo é algo ou fim que desejamos atingir; o motivo das nossas ações.

  • Existem objetivos que necessitam de planejamento e outros não, mas o planejamento sempre visa o alcance de objetivos.
  • Formular objetivos empresariais sempre demanda planejamento, principalmente porque são mais complexos, estão inseridos numa hierarquia de objetivos, envolvem recursos e custos significantes e precisam ser compartilhados entre as pessoas.

OBJETIVO = SITUAÇÃO + DESAFIO

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ÇO

Qual a importância da Habilidade para Formular Objetivos?

A habilidade de formular objetivos  permite …

  •  Ser eficaz … definir o que deve ser feito, de forma específica e clara.
  • Criar desafios … instigar, provocar, olhar para o presente, antever e direcionar o futuro.
  • Identificar necessidades … identificar necessidades e problemas que as pessoas têm nas suas mentes.
  • Atrair pessoas … pessoas motivadas geram movimentos, mudanças e atraem a atenção.
  • Motivar a ação … de  si e de outras pessoas.
  • Servir de referência … para se auto guiar, guiar grupos, empresas e multidões.
  • Avaliar o sucesso … de si, das pessoas e empresas.

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Saiba mais sobre Objetivos e Metas SMART

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O que é Desafio?

Figura - DESAFIO = OBJETIVO - SITUAÇÃO ATUAL 
DESAFIO = SITUAÇÃO FUTURA - SITUAÇÃO ATUAL

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Desafio tem vários significados e interpretações

 

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O que é Meta?

Figura: Objetivo = Meta 1 + Meta 2 + Meta3 + ... + MetaN
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Meta é um objetivo desdobrado e quantificado; a soma das metas deve alcançar a meta total que é o objetivo.

Uma vez definidas as metas deverão ser atrelados os indicadores de controle e tarefas específicas.

 

Exemplo de definição de Objetivos e Metas

  1. Passo 1. Suponha que o seu objetivo seja: “Ser a maior empresa de um determinado segmento, num determinado estado, no horizonte de 1 ano”.
  2. Passo 2. Esse objetivo pode ser quantificado numa meta de Receita (R) – faturamento médio mensal de R$ x / mês.
  3. Passo 3. Essa meta principal pode ser desdobrada em 5 metas secundárias com KPIs atrelados, se considerarmos a seguinte fórmula de desempenho:

R = V x T ou R = N x $ x %

onde:

    • R – resultado = receita no período de tempo – indicador e meta principal.
    • V – velocidade da venda = resultado de vendas ($)/unidade de tempo (hora, dia, ou ano mês).
    • T – tempo médio de conversão  ou comprimento médio do ciclo de vendas;
    • N – número de clientes potenciais a serem contatados  pela força de vendas, ou carga de trabalho ao longo de um período de tempo.
    • $ – tamanho médio do negócio, as vezes chamado de valor de compra médio, é o preço médio das venda das ofertas fechadas em um determinado mês, após possíveis concessões de descontos.
    • – taxa de conversão, ou taxa de efetividade da venda, que mede a porcentagem de leads que se convertem em clientes pagantes em um determinado mês. Por exemplo, no marketing digital, 2-3% é uma taxa de conversão típica, mas na venda pessoal essa taxa será maior.
  1. Passo 4. Definir metas para cada um dos 5 indicadores de controle secundários de tal forma que o produto das metas de cada indicador atenda a meta principal; isso deve ser feito analisando o histórico de dados internos de desempenho e benchmarking do seu setor de atividades;

 

  1. Passo 5. Para cada indicador e meta, definir uma estratégia de vendas e planos de ação e reação.observe, que o desdobramento do objetivo nesses indicadores e metas mostra que existem várias estratégias possíveis para atender a meta principal:
  2. Passo 6. Monitorar desvios para comunicar, envolver, balancear e avaliar o desempenho, ao longo dos ciclos de planejamento.

 

Importância dos Objetivos e Metas

Para exemplificar a importância de objetivos e metas, veja um trecho do livro “Poder sem limites”, de Anthony Robbins, escritor americano, palestrante motivacional e coach.

“Em 1953, foi feito uma pesquisa com estudantes de uma universidade americana a respeito de metas. Perguntou-se quantos tinham metas claras claramente definidas, e o resultado foi o seguinte: 87% não sabiam o que fariam após terminar a faculdade. 10% tinham uma ideia do que queriam fazer, como montar o próprio negócio, trabalhar em uma grande corporação, voltar para a cidade em que nasceram, trabalhar com o pai, prestar um concurso, etc., e apenas 3% tinham metas claras e definidas por escrito.

Passados 20 anos, os pesquisadores procuraram os entrevistados para saber como estavam as suas vidas. E constataram que a soma da renda daqueles 3% que definiram suas metas era maior que a soma da renda dos 97% restantes.

Coincidências? Pode apostar que não! Os estudantes que haviam escrito suas metas sabiam muito bem para onde estavam indo. As pessoas não planejam fracassar, mas fracassam por falta de planejamento!”



"As pessoas não planejam fracassar, mas fracassam por falta de planejamento!

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis" (José de Alencar)

 

É comum as pessoas terem dificuldades em estabelecer objetivos; essa inabilidade gera impactos negativos no nível profissional e pessoal. 

Ser altamente eficiente – realizar bem um processo ou uma tarefa – não atrelado à um objetivo bem definido previamente, não é eficaz (daí o conceito de efetividade = eficácia + eficiência). É como agir sem pensar!

Todos nós precisamos estabelecer metas e objetivos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. eles que fazem com que tenhamos motivação diária.

 


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