Conteúdos Digitais

Como gerar Conteúdos Perfeitos?

Você deve usar conteúdo para aumentar o conhecimento, gerar interessados, potenciais compradores e clientes, segmentar a sua audiência, mover a sua audiência através do seu funil de marketing, gerar vendas e aprender métodos para gerar ideias e manchetes que atraiam a atenção e trabalhar com contribuidores externos.

O Conteúdo está no núcleo do marketing digital

Conteúdo é o que faz as pessoas e motores de busca acharem seu site e seus produtos e serviços.

São muito mais do que blog, incluem vídeos no Youtube, páginas de descrição e produtos e preços, e assim por diante.

Conteúdo provê aquilo que as pessoas anseiam e um marketing de conteúdo bem executado inclui um planejamento do que o conteúdo irá produzir, para que audiência e para que propósito.

Como fazer o planejamento de Marketing de Conteúdo?

Um marketing de conteúdo perfeito pode ser alcançado!

A melhor forma de planejar conteúdos digitais é antecipar as necessidades dos potenciais clientes e desenvolver conteúdos que satisfaçam essas necessidades.

O funil de marketing é muito utilizado para planejar e avaliar o desempenho do marketing de conteúdo.

Quais são os conteúdos frequentemente utilizados no funil de marketing?

Figura. Funil de marketing e conteúdos.
Figura Funil de Marketing – Estágios, conteúdos e objetivos junto ao potencial cliente

Quais as ofertas do Estágio de Conscientização – topo do funil de marketing?

Você pode usar uma combinação de diferentes tipos de conteúdo, onde blogs, atualização em mídias sociais e podcasts são os mais utilizados no topo do funil do marketing digital. Esse tipo de conteúdo é formado por “ofertas desvinculadas”:

  • Posts de Blog – excelentes para aumentar a conscientização.
  • Atualizações nas mídias sociais – são fantásticas para aumentar a conscientização.
  • Fotografias – uma imagem vale mais do que mil palavras e expressam uma situação real.
  • Revistas e livros digitais – são excelentes para distribuir conteúdo e aumentar a conscientização sobre a sua marca.
  • Podcasts de áudio e vídeo – Uma forma de diferente de distribuir conteúdo e os potenciais clientes podem consumir esses tipo de conteúdo quando da ida para o trabalho, ou em qualquer momento que seja conveniente. Podcasts são excelentes para resumir e prover dicas para a sua audiência sobre temas que poderão ser detalhados pelas suas ofertas e produtos.
  • Pesquisas primárias – são pesquisas que você mesmo coleta via entrevistas qualitativas e quantitativas; poupam o tempo de ouras pessoas de fazerem as suas próprias pesquisas primárias.

O objetivo principal do topo do funil de marketing é fazer os potenciais clientes conscientes dos problemas e soluções.

Infelizmente no topo do funil de marketing é onde muitas empresas erroneamente iniciam e finalizam seus esforços no marketing de conteúdo – isto não é, geralmente, suficiente. É necessário um pouco mais de esforço e mover os potenciais clientes para um estágio mais avançado, que leve ao estágio de avaliação de alternativas de solução, ou seja o meio do funil de marketing.

Quais são as ofertas do estágio de Avaliação – meio do funil de marketing?

O objetivo principal do conteúdo que você usa no meio do funil é converter “prospects” (pessoas não conscientes dos problemas e soluções) em “leads” (pessoas que autorizam contatos e estabelecem uma via de mão dupla de informações e valor).

O objetivo é aumentar a lista de assinantes (contatos com e-mail e outras poucas informações). No marketing digital utilizamos conteúdos gratuitos para incentivar prospects a informar seus contatos via “ofertas vinculadas” – uma porção da sua “oferta núcleo” que resolve um problema específico para um mercado específico. Para gerar receitas, você precisa de conteúdos que assistam seus potenciais compradores no ponto de venda.

  • Recursos educacionais – relatórios gratuitos, “white papers”, pesquisas primárias, seminários web e materiais de venda. Todos esses tipos de conteúdo são mais específicos e educam o consumidor em um tópico particular relacionado a sua marca e destaca características e benefícios de uma solução, produto ou serviço que você fornece. Um recurso educacional pode incluir um estudo de caso, com dicas e estratégias que destacam e diferenciam a sua abordagem.
  • Ferramentas – mecanismos que desenvolvem o conhecimento e habilidades específicas, com eficiência, tais como:
    • Guias rápidos
    • Lista de recursos
    • Formulários
    • Software
    • Avaliações
    • Testes e Diagnósticos

Ferramentas têm a vantagem de além de educar, economizar tempo, já que o conteúdo é fácil de consumir, contribuir para o aprendizado autónomo, facilitar o processo de mudança.

Exemplos de conteúdo dessa natureza para a área de vendas são: como desenvolver planos de contatos de venda eficientes; como fazer investigações nos contatos de venda, como criar imagens de solução que aumentem o desejo da compra de suas soluções, como avaliar o valor de uma solução que você vende na perspectiva do potencial comprador, como usar a fórmula do ROI para ajudar um potencial comprador justificar o valor da solução de um problema, como identificar o momento certo de fechar uma venda, e assim por diante.

– 

Quais são as ofertas do estágio de Conversão – fundo do funil de marketing?

No estágio de conversão do funil de vendas você está buscando converter leads (potenciais clientes que autorizaram contatos futuros, demonstrando um nível maio de interesse e probabilidade de comprar seus produtos) em clientes e clientes em clientes com alto ticket de vendas. Qual o tipo de conteúdo que o seu lead ou cliente necessitará para fazer uma decisão de compra com segurança?

Veja alguns tipos de ofertas que funcionam bem neste estágio do funil de marketing:

  • Demonstrações. Uma imagem e descrição podem não ser suficientes para a maioria dos potenciais compradores tomar uma decisão de compra. Uma demonstração pode quebrar essa barreira e ajudar o potencial comprador com este tipo de problema. Uma demonstração mostra o seu produto ou serviço em ação e possibilitam que o potencial comprador veja como ele funciona. Diante disso, encontre uma forma de fazer isso, ou via vídeo, seminários via web, e assim por diante.
  • Histórias de clientes. São histórias ou testemunhos de clientes que usaram a sua oferta com sucesso; Esse tipo de história é adequada no último estágio do funil para contar como um clientes com o mesmo tipo de problemas, que julgamos que ele tenha, resolveram seus com uso da sua oferta e têm um forte efeito na tomada de decisão de compra.
  • Comparações. Quando uma pessoa está no último estágio do funil de vendas ela procura debater sobre produtos e serviços similares e fazer comparações para a tomada de decisão. Conteúdos dessa natureza respondem perguntas e sugerem atributos de valor ou critérios de decisão que reforçam a sua oferta e diferencia de alternativas concorrentes – ajuda a tomada de decisão.
  • É um tipo de evento que que você configura para educar a sua audiência com tópicos relevantes e que desaguam nos seus produtos e serviços. É necessário fornecer recursos de alta qualidade; o objetivo principal é indicar seus produtos e serviços de alto ticket de venda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos