Objetivos e Metas SMART

Como funciona o método SMART para definir “objetivos e metas”?

Estabelecer objetivos não é uma tarefa tão trivial como muitos pensam – depende do  “conhecimento do estado atual”,  da “expectativa do estado futuro” e da  “jornada entre o estado atual e futuro”.

Na declaração do objetivo deverão constar elementos que motivem e facilitem o seu alcance. 


Check List SMART

S.M.A.R.T. é um mnemônico (= acrônimo, conjunto de letras, que ajudam a lembrar alguma coisa) utilizado como check list para facilitar e estruturar o desenvolvimento de objetivos e metas.


Exemplo de objetivo S.M.A.R.T

Para você entender como essa ferramenta ajuda a definir objetivos e metas vamos trabalhar de forma simplificada na definição de um objetivo hipotético; suponha o seguinte objetivo:

  • Ser a maior empresa de Contact Center “.

  • Esse objetivo é S.M.A.R.T?

Use a tabela abaixo para fazer esse exercício, antes de ver a resposta na sequência.

A tabela a seguir descreve um exemplo de uso da ferramenta SMART para a avaliação e definição do objetivo do exemplo.

Conclusão: O objetivo original é relevante, mas não é específico, nem mensurável, falta elementos para avaliar se é acessível e não é temporal; fazendo ajustes no objetivo original podemos redefinir um objetivo mais SMART:

  • Ser a maior empresa de Contact Center, em faturamento, da América Latina em 2025!


Outros exemplos de Objetivos SMART

Objetivo NÃO SMART (amplo): “quero crescer meu negócio”

  • Específico: adquirirei três novos clientes para o meu negócio.
  • Mensurável: vou medir o meu progresso com quantos novos clientes eu trago enquanto mantenho minha base atual de clientes.
  • Alcançável: pedirei aos clientes atuais referências, farei uma campanha de marketing digital.
  • Relevante: novos clientes me permitirá aumentar meu negócio e aumentar a minha receita.
  • Prazo: terei três novos clientes dentro de dois meses.

Objetivo SMART: Adquirirei três novos clientes para o meu negócio dentro de dois meses, pedindo referências, lançando uma campanha de marketing digital; isso permitirá que eu aumente meu negócio e minha receita.

Objetivo NÃO SMART (amplo): “quero escrever um livro sobre negócios”.

  • Específico: vou escrever um livro sobre marketing digital com um mínimo de 200 páginas.
  • Mensurável: vou escrever um capítulo por mês ou cinco páginas por semana.
  • Atingível: vou trabalhar no manuscrito primeiro, e uma vez que for concluído, vou começar a procurar um editor ou explorar a auto-publicação.
  • Relevante: Escrever um livro sobre marketing digital me ajudará a me estabelecer como especialista.
  • Prazo: Meu manuscrito estará completo e pronto para ser publicado em 10 meses.

Objetivo SMART: Para me estabelecer como especialista, vou escrever um livro com 200 páginas sobre marketing digital, escreverei um capítulo por mês (ou três a cinco páginas por semana); o  livro será concluído em 10 meses e, em seguida, procurarei um editor ou farei uma autopublicação.

Objetivo Não SMART (amplo): “quero me tornar um especialista bem conhecido em técnicas de aprendizado para empresas”

  • Específico: vou me tornar um especialista bem conhecido sobre “técnicas de aprendizado, utilizando ferramentas mentais, que ajudem as pessoas a “aprender a aprender”
  • Mensurável: falarei publicamente sobre o assunto e escreverei um artigo uma vez por mês.
  • Atingível: Eu conseguirei isso via marketing digital, utilizando meu site, encaminhando malas diretas, fazendo propaganda no Google e utizando SEO (Search Engine Otimization).
  • Relevante: Estabelecer-me como um especialista em “técnicas de aprender a aprender” para empresas reforçará os meus mais de 30 anos de experiência que tenho nas áreas de marketing e vendas de serviços e tecnlogias de comunicação e informação.
  • Prazo: Eu quero ser conhecido como especialista em “técnicas de aprender a aprender” para profissionais e empresas em 1 ano.

Objetivo SMART: Vou me tornar um conhecido especialista em técnicas de aprendizado para empresas, com o uso de ferramentas mentais para ajudar os profissionais ¨aprender a aprender¨; para isso falarei publicamente sobre o assunto e escreverei um artigo pelo menos uma vez por mês; isso reforçará meus mais de 30 anos de experiência em marketing de serviços com tecnologias de comunicação  e permitirá que eu alcance mais clientes e os ajudem a desenvolver  sua inteligência competitiva de forma mais autônoma.


Criado por Peter Drucker, o check list SMART ajuda a estabelecer objetivos e metas conscientes e motivadoras, de maneira rápida, organizada, eficaz; o princípio SMART é universal.

  • Atitude é um hábito de pensamento; expressa quem você é; é função de escolhas que você faz; você não é o que é em função de onde você mora ou quem eram seus pais; você está onde está por causa dos pensamentos dominantes que ocupam sua mente; você tem o poder de mudar, de ser e de fazer qualquer coisa … então use esse poder! O primeiro passo para mudar atitudes é estabelecer objetivos e metas.
  • Definir metas SMART significa que você pode esclarecer suas ideias, concentrar seus esforços, usar seu tempo e recursos de forma produtiva e aumentar suas probabilidades de alcançar o que deseja na vida.
  • Ao usar o SMART, você pode criar metas claras, atingíveis e significativas e desenvolver a motivação, o plano de ação e o suporte necessários para alcançá-los.
  • Uma razão provável pela qual você não atinge objetivos é porque seus planos foram vagos ou irrealistas; pense em como você pode ajustar sua visão e reformulá-la como uma “meta inteligente”, para que você possa realizar seu sonho.
  • Quando você estabelece objetivos em várias perspectivas, como sugerido pela ferramenta SMART, você concentra sua atenção e seus esforços e isso faz você se sentir realmente motivado para alcançá-los.
  • No que tange a ser específico para estabelecer objetivos, uma outra ferramenta mental que complementa a ferramenta SMART e ajuda você a ser mais específico é o check list 5W1H;
  • Metas mensuráveis são especialmente importantes para ajudar você a acompanhar seu progresso e permanecer motivado, manter o foco, cumprir seus prazos e sentir a empolgação de se aproximar da meta; a vontade é a realização antecipada!
  • Um ponto chave para você avaliar se a sua meta é acessível, é que seja controlada por você; um erro frequente é definir metas que fogem do seu controle e dependam mais de outras pessoas ao invés de você.
  • Quando você avalia a temporalidade e estabelece prazo para o alcance das metas, um benefício importante é ajudar que tarefas diárias não tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo; evita a procrastinação, ou seja,  prolongar uma situação para ser resolvida depois, que tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo.

 

Palavras Chave.

SMART, objetivo, meta, consciência, específico, mensurável, acessível, relevante, temporal, check list, 5W1H, motivação, ferrramenta mental.


Teste seu Conhecimento

  1. Qual a utilidade da ferramenta SMART?
  2. O que significa uma “meta inteligente”
  3. Qual a importância de estabelecer objetivos e metas para desenvolver atitudes e ter sucesso na nossa vida?
  4. Qual uma razão provável de você não alcançar objetivos?
  5. Qual o benefício de definir metas específicas?
  6. Qual o benefício de definir metas mensuráveis?
  7. Quais são os cuidados que você  deve tomar para tornar as suas metas acessíveis?
  8. O que significa uma meta relevante?
  9. Qual o aspecto analisado na ferramenta SMART para evitar que atividades diárias prejudiquem as suas metas de longo prazo?

 


Saiba mais. Objetivos e MetasAlinhamento de MetasPlano de ContatoDefinir Compromissos, Ferramenta Check List.


 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos