Estratégia Empresarial

O que é Estratégia ?

“Estratégia é uma arte simples; é apenas uma questão de execução” – (Napoleão).

ESPAÇO

Estratégia é receber um objetivo, analisar onde nos encontramos, identificar pontos fortes e fracos e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.

Existem dois tipos principais de estratégia: (1) estratégia empresarial, na qual as empresas decidem em qual linha ou linhas de negócios se envolver e (2) estratégia de negócios ou competitiva, que define a estrutura para alcançar o sucesso em um determinado negócio.

Qual a importância da formulação de estratégias?

A formulação da estratégia é o processo pelo qual uma organização escolhe os cursos de ação mais apropriados para atingir seus objetivos definidos.

A habilidade empresarial e profissional para a formulação de estratégias facilita uma série de ações e resultados desejados que seriam difíceis de outra forma; aumenta a probabilidade de sucesso e eficiência para alçar objetivos.

  • Força uma empresa, organização, área de negócio, equipe ou um profissional  a examinar cuidadosamente o ambiente e a estar preparado para as possíveis mudanças que podem ocorrer.
  • Sem um plano e formulações estratégicas, você e sua empresa, tornam-se puramente reativos à pressões externas e menos eficazes para lidar com a mudança.
  • Em mercados competitivos, uma empresa sem uma estratégia coerente provavelmente será superada por seus rivais.

A formulação de estratégias envolve o planejamento empresarial.

Como é planejamento empresarial?


Figura. Planejamento Empresarial como um processo de 7 estágios, interativo, multirealimentado e direcionado pelo pensamento estratégico.

No âmbito empresarial, “formular estratégias” é o quarto passo no processo de planejamento empresarial, composto de 7 passos; a formulação de estratégias está no núcleo do processo de planejamento.

Qual o papel do pensamento estratégico no planejamento empresarial e vice versa?

PENSAMENTO ESTRATÉGICO > PLANEJAMENTO > OBJETIVO > SWOT > ESTRATÉGIA > PLANO > IMPLEMENTAÇÃO > CONTROLE > AJUSTES

O PENSAMENTO ESTRATÉGICO é a HABILIDADE de olhar para o agora e pensar no futuro e antever os efeitos das nossas ações; é o processo mental aplicado por um indivíduo e organização para atingir um objetivo ou conjunto de metas; é desenvolvido ao longo dos vários ciclos do PLANEJAMENTO EMPRESARIAL.

O papel do PENSAMENTO ESTRATÉGICO no planejamento empresarial é a geração de ideias e oportunidades de negócios para criar vantagem competitiva para a empresa; busca explorar todos os “futuros possíveis” e desafia o pensamento convencional para estimular a tomada de decisões hoje.

PLANEJAMENTO é direcionado pelo pensamento estratégico e, ao mesmo tempo, desenvolve e tangibiliza o PENSAMENTO ESTRATÉGICO.

O pensamento estratégico desenvolve “pessoas estratégicas” que  criam conexões entre ideias, planos e pessoas que outros não conseguem criar


Check List 


Como formular estratégias de negócios?

Para formular estratégias você deve rodar o processo de planejamento, composto pelos seguintes estágios:

  1. Formular OBJETIVOS é o primeiro estágio do planejamento; é o primeiro estágio do planejamento; o seu objetivo deve respeitar e estar consistente com a hierarquia de objetivos empresariais.– Um 
  2. Fazer análise de SWOT, o segundo estágio do planejamento, avalia a situação competitiva – oportunidades, ameaças, forças e fraquezas – e avalia o desafio para atingir o objetivo; provê feedback para ajustes na formulação de objetivos.
  3. Quantificar os objetivos em METAS (especificidade, métrica, acessibilidade, relevancia e tempralidade)) para as quais deverão ser desenvolvidas estratégias específicas.
  4. Formular a ESTRATÉGIA,  definir a sequência de ações e RECURSOS disponíveis para atingir um objetivo de forma eficiente; considerar o passado, o presente e o futuro; é a “habilidade núcleo” do pensamento estratégico.
  5. Elaborar o PLANO, o qual desdobra a estratégia; detalha ações, cronograma, responsáveis; dar feedback para ajustar a formulação da estratégia.
  6. IMPLEMENTAR o plano – cuidar da execução, gerência de recursos, sistemas, treinamento, supervisão, suporte, coleta de fatos e dados, inteligência competitiva, emocional, dar feedback para ajustes na formulação do plano, 
  7. CONTROLAR e AJUSTAR – monitorar os resultados e analisar os desvios e mudanças no ambientes interno e externo; fazer previsões para avaliar a gravidade dos desvios; dar  feedback para ajustes na implementação da estratégia.

 

Estratégias não estão restritas aos generais estrategistas, nem aos altos escalões empresariais; todos nós formulamos estratégias.


Quais as Estratégias e Planos empresariais mais frequentes?


Figura. Objetivos, Estratégias e Planos empresariais devem respeitar uma hierarquia; rodar em diferentes planos (estratégico, tático ou operacional) e estarem consistentes entre si.


Figura - Planos Empresariais

De uma forma geral a sua empresa e você convivem com vários objetivos e formulações de estratégias:

  • PLANO de NEGÓCIO – estratégia empresarial no horizonte de 1 ano para descrever o valor do negócio e atingir as metas financeiras –  receitas, custos, lucros, ROI e giro.
  • PLANO ESTRATÉGICO – estratégia anual com horizonte de 3 anos definindo foco, direção e ações.
  • PLANO  de MARKETING – estratégia anual para alcançar, atrair e reter clientes para que eles comprem repetidamente.
  • PLANO de VENDA – estratégia mensal para atingir resultados previstos no plano de marketing, com  velocidade, taxa de conversão, tamanho, quantidade de contatos e precisão, para cumprir as metas.
  • PLANO DE CONTATOS de VENDAEstratégia  diária para planejar o próximo contato.

Objetivos, estratégias e planos, seguem uma hierarquia e precisam estar consistentes entre si; podem ser de curto, médio e longo prazos.

Como usar as informações para a formulação de estratégias?


Figura. Estratégias dependem de Informações.
A palavra chave para formular estratégias é informação; tanto as que possuímos quanto as que ainda não possuímos. Informações que possuímos são pontos forte, informações que não possuímos são pontos fracos.

 

Pensamento estratégico e formulação de estratégias

A estratégia deve explorar o polo e contrapolo; a raiz da polaridade é o choque de vontades antagônicas entre oponentes ou concorrentes nos negócios; o pensamento  estratégico constantemente transita entre pontos de vista conflitantes, dando lugar para que o talento e a experiência determinem a posição exata que conduz à ação.

A incerteza de toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária; não é apenas uma incapacidade de prever fatos externos, mas – muito mais importante – a consequência da indeterminação de eventos gerados pela oposição inteligente e cheia de recursos. A noção de estratégia sem incerteza é vazia.

Ter a fórmula da cura milagrosa é sem dúvida bem melhor do que não a ter, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.

A estratégia aumenta a percepção do estrategista e não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.

Os princípios estratégicos" não apenas são maleáveis, mas se aproximam mais dos degraus de uma escada do que  pilares de sustentação; os melhores princípios são apenas os degraus mais promissores que levam a princípios mais elevados e melhores.

Estratégia está relacionada a liderança, a busca de objetivos e necessidades.

Para a estratégia, as regras devem ser honradas ou "contornadas"; a estratégia dá atenção às regras estabelecidas com uma intenção diferente: como melhor contorná-las?

A estratégia é como um bom jogo de xadrez ou uma boa história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final; esta sucessão ordenada de fases com suas habilidades e artes específicas serve de orientação confiável, tanto para o jogador quanto para o palpiteiro e para o teórico.

O pensamento estratégico ajuda a aprender a pensar em termos de campanhas sem fim, e perceber que os esforços incondicionais para tornar-se vencedor em qualquer momento e em qualquer atividade podem apenas pôr em risco as próprias chances na próxima rodada.

 Fundamentos para formular estratégias

  1. Formular Estratégia é receber um objetivo, analisar onde você se encontra, identificar pontos fortes e fracos e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.
  2. Para formular estratégias você deve rodar o processo de planejamento composto de 7 passos – objetivos, SWOT, metas, estratégias, plano, implementação e controle; cada estágio é importante como um elo da corrente.
  3. Todos os tipos de planejamentos  – financeiro, marketing, vendas, relacionamento e contatos e assim por diante – utilizam esse mesmo processo de 7 passos; que pode ser tão simples, quanto complexo, de acordo com o ambiente empresarial que você atua.
  4. Refletir e entender os 7 passos do planejamento, fundamentos e seus elos de realimentação é um conhecimento básico para todas as pessoas que trabalham nas empresas. O aprendizado e a capacidade de fazer cada vez mehor, vem à partir das repetições e ajustes impostas pelo processo continuado de planejamento.
  5. Os objetivos, estratégias e planos empresariais, devem também ser classificados nas perspectivas de curto, médio e longo prazos, para serem efetivos devem estar alinhados, seguir uma hierarquia e estarem consistentes entre si;
  6. A palavra chave para formular estratégias é informação; informações identificam oportunidades, ameaças, forças e fraquezas; a coleta de dados, qualidade de dados, métricas, histórico de dados, técnicas preditivas, têm alta significância para o pensamento estratégico e planejamento empresarial.
  7. Quando formulamos estratégias devemos explorar o polo e contrapolo, ou lados antagônicos entre oponentes; fazendo isso, podemos identificar os devidos valores das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
  8. A incerteza de toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária.
  9. Quanto maior o risco, ou seja, quanto maior for o produto da probabilidade de ocorrer um evento e valor do impacto da ocorrência do evento, maior será o valor da formulação da estratégia.
  10. Ter a fórmula da cura milagrosa é um passo, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
  11. A prática da formulação de estratégias aumenta a percepção do estrategista e não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.
  12. Os princípios estratégicos devem ser percebidos como degraus de uma escada ao invés de pilares de sustentação.
  13. Para a estratégia, as regras devem ser honradas ou “contornadas”.
  14. A estratégia é como um bom jogo de xadrez ou uma boa história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final.
  15. O pensamento estratégico ajuda a aprender a pensar em termos de campanhas sem fim.

 

Palavras chaves: estratégia,  pensamento estratégico, planejamento empresarial, objetivos, SWOT, metas, formulação de estratégia, planos, implementação, controle, ajustes.

Teste seu conhecimento sobre Formulação de Estratégias.

  1. O que é estratégia?
  2. O que é formular estratégias?
  3. Qual a relação entre pensamento estratégico, planejamento empresarial e formulação de estratégia?
  4. Quais são as etapas do planejamento empresarial?
  5. Como formular estratégias empresariais?
  6. Qual a importância da formulação de objetivos na formulação da estratégia?
  7. Qual a agregação de valor da análise de SWOT para a formulação da estratégia?
  8. Qual a razão da definição de metas vir imediatamente após o SWOT e antes da formulação de estratégias?
  9. Cite pelo menos 5 habilidades presentes numa pessoa com bom pensamento estratégico.
  10. Quais são os componentes e informações de um bom plano de ação?
  11. Quais são as atividades, cuidados e controles na execução dos planos?
  12. O que deve ser feito para controlar e ajustar a execução do plano ao longo do tempo e aumentar a inteligência competitiva?

Saiba mais. Clausevitz e a EstratégiaPlanejamento Empresarial, Formulação de Objetivos e MetasAnálise de SWOT, Planos Empresariais, Plano de Negócio, Plano Estratégico, Plano de Marketing, Plano de Vendas, Plano de Contato.

 

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