Valor e Valor Percebido

Valor

Figura. Valor é uma ponderação entre BENEFÍCIOS, CUSTOS  e RISCOS.

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O VALOR é uma medida relativa; pode envolver vários atributos de valor e ter vários significados, como preço ou medida, utilidade, importância e relevância.

  • VALOR é uma ponderação que fazemos entre BENEFÍCIO, CUSTO e RISCO de um ATRIBUTOS de VALOR.
  • Uma oferta, produto, serviço ou solução, alcançará êxito se proporcionar valor e satisfação ao consumidor alvo.
  • O consumidor escolhe a oferta  que for percebida como de maior valor.

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VALOR = BENEFÍCIOS / (CUSTOS x RISCOS)

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O marketing usa várias estratégias para aumentar a percepção de benefícios, redução de custos e riscos

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Valor Percebido

É o VALOR que um produto ou serviço tem na mente do consumidor.

  • Embora o VALOR REAL seja um reflexo dos verdadeiros custos de produção, marketing, vendas e outros custos, o valor percebido é baseado na PERCEPÇÃO do CONSUMIDOR o que pode ter pouco a ver com o valor monetário real do produto.
  • O valor percebido de um mesmo produto ou serviço pode pode ser afetado e variar muito de uma situação para outra; por exemplo, o valor percebido de um “copo de água no deserto” pode ser muito alto e maior do que uma” barra de ouro”, e assim por diante.
  • Para obter um preço mais alto para os produtos ou diferenciá-los das alternativas concorrentes, precisamos focar o cliente alvo, informar, se aproximar, cultivar relacionamentos, elaborar e ajustar PROPOSIÇÕES DE VALOR, para criar um valor percebido maior.

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O trabalho do profissional de marketing é aumentar o valor percebido da marca que eles estão vendendo.

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