Transição suave para a nuvem

Como ajudar uma empresa  fazer uma transição suave para a nuvem?

A melhor forma de responder essa pergunta, é desdobrá-las em outras …

  • Como eu posso ajudar uma empresa no processo de mudança? Qual o executivo (ou “porta de entrada”),  para facilitar o engajamento das pessoas? Qual o foco de receptividade? Qual o foco de insatisfação? Qual o foco de decisão?
  • Qual a cultura da empresa cliente? Qual a maturidade? Qual o gap? Como alinhar?
  • Como educar as pessoas que estarão envolvidas com cloud na empresa? Porque a mudança, quais os benefícios e como serão afetadas? Por exemplo, como será afetado um teleworker, com a nova opção de “thin cliente”. Como será afetado um operador de data center que deverá ter que monitorar novos computadores virtuais?
  • Como engajar as pessoas na mudança? Pessoas engajadas são menos prováveis para resistirem; formar comitês para transição, apontar pessoas para liderança, são boas práticas.
  • Como treinar as pessoas de acordo com as funções de trabalho? Quais são as ferramentas de monitoramento dos serviços de cloud fornecidas? Existe algum processo alterado pelo uso de cloud, que necessita ser treinado com a equipe? Se a migração é para o modelo de SaaS, com é a nova aplicação, como as pessoas serão treinadas?

Conclusão: estamos falando de mudança, cultura, alinhamento, educação e engajamento de pessoas, gerenciamento de processos e serviços. Encaixar um novo modelo, novos hábitos, novas ferramentas. Lembrando que qualquer solução causa impacto no ambiente, quais são esses impactos, na perspectiva do cliente? Da mesma forma que perguntamos, “qual o problema que essa solução resolve? ” Devemos também perguntar: qual o problema (ou seja, novas necessidades e ajustes) que essa solução cria? Se não agirmos dessa forma, não estaremos sendo empáticos (*). Ou seja, além das habilidades técnicas, precisamos desenvolver habilidades emocionais para nos colocarmos no lugar dessas pessoas e ajudá-las a migrarem para cloud.

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos