M2M

O que é M2M e sua relação com a Internet das Coisas (IoT)?

M2M é uma denominação ampla para descrever qualquer tecnologia que permita que dispositivos em rede troquem informações e realizem ações sem a assistência dos seres humanos. Existe de diferentes formas desde o advento da automação de redes de computadores e antecede a comunicação celular.

Atualmente, M2M é considerada parte integrante da “ Internet das Coisas (IoT) ”, com vários benefícios. Cada “coisa” é exclusivamente identificável através da computação embarcada, capaz de interoperar na Internet. É frequentemente usada para monitoramento remoto. Em recolocação de produto, por exemplo, uma máquina de venda automática pode encaminhar uma mensagem quando um determinado item está acabando.  É um aspecto importante da gestão de armazém, controle remoto, robótica, controle de tráfego, serviços de logística, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de frota e telemedicina.

É muito utilizada para rastreamento de veículos. Seguradoras usam muito. Outras aplicações são controle de vouchers de taxi, relatórios de viagens, e assim por diante. Atributos de valor destacáveis do M2M são eficiência, precisão e economia.

MPoS (Ponto de Venda Móvel). É um dos serviços mais desenvolvidos de M2M atualmente. Pode ser um smartphone, tablet ou dispositivo sem fio dedicado que executa as funções de uma caixa registadora ou um terminal de ponto de venda eletrônico. Um mPOS permite que um pequeno empresário realize transações financeiras de forma simples, com baixo investimento – qualquer smartphone ou tablet pode ser transformado em um mPOS via download de aplicativo e um leitor de cartão que se conecta à tomada de áudio do dispositivo móvel.


Saiba mais. Mobilidade; Mobilidade e ValorBYOD – Bring Your Own DeviceMDM – Mobile Device ManagementM2M – Machine to MachineMobilidade e Unified CommunicationMobile PaymentTopologia Móvel CorporativaRFID – Radio Frequency Identification.


Saiba mais. SmartPhones – Comparação de smartphones, Android x IoSSegurança e MobilidadeSegurança em smartphonesSegurança de aplicativos em smartphonesApps de Segurança – Android?


Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos