Campanhas de Marketing Digital

Como escolher a campanha de marketing mais adequada?

O infográfico abaixo resume os 3 tipos básicos de campanhas do marketing digital (AQUISIÇÃO, MONETIZAÇÃO e ENGAJAMENTO), o objetivo de cada tipo de campanha, os estágios da jornada do cliente que cada uma foca e os objetivos de cada estágio.

Figura. INFOGRÁFICO dos 3 tipos de campanha do marketing digital: Campanha de AQUISIÇÃO, Campanha de MONETIZAÇAO e Campanha de ENGAJAMENTO.


Componentes da campanha de marketing?

A definição do Avatar é o foco da campanha de maketing e afeta à todos os outros componentes de sua campanha de marketing.

 

Figura. Influência da definição do avatar nos demais componentes de uma campanha de marketing. 

Principais perguntas das campanhas de marketing:

  • AVATAR – Quais são as especificidades do público alvo em relação a objetivos, valores, função, demografia, fontes de informação, problemas e objeções?
  • MARKETING de CONTEÚDO – quais os tipos de conteúdos digitais como artigos de blog, vídeos, podcasts, ferramentas cognitivas, seminários web, dentre outras, que precisam ser criadas para atrair e converter o seu avatar?
  • PESQUISAS  DE MARKETING – quais soluções e palavras chave que  o seu avatar usará nos motores de busca (Google e outros)?
  • MÍDIAS SOCIAIS – quais são as mídias sociais que o seu avatar usa e quais são os tópicos que ele discute ou tem mais interesse?
  • E-MAIL MARKETING – Quais avatar devem receber e-mail marketing?
  • PLATAFORMAS DIGITAIS – Quais as plataformas de marketing você deve investir e como alcançar a sua audiência?
  • NECESSIDADES, PROBLEMAS  e DESEJOS – Quais os problemas que o seu avatar tenta ou quer resolver?
  • DESCRIÇÃO DA OFERTA – Como você deve descrever a sua oferta para despertar o desejo de compra do seu avatar?


Quais são os objetivos das campanhas do marketing digital?

De uma forma geral podemos destacar 5 objetivos principais das campanhas de marketing digital.

  1. AUMENTAR O CONHECIMENTO DA MARCA. Aumentar o conhecimento  sobre necessidades e as soluções que a sua empresa pode dar – fazer os clientes refletirem sobre o estado antes e depois das suas soluções e a agregação de valor advindas. (AQUISIÇÃO).
  2. ADQUIRIR NOVOS POTENCIAIS COMPRADORES e CLIENTES. Esse é o objetivo primário da maioria dos negócios. (AQUISIÇÃO).
  3. MONETIZAR CLIENTES. Vender mais produtos e serviços. Usar táticas de upsell e cross-sell para os melhores potenciais clientes e clientes. (MONETIZAÇÃO).
  4. FACILITAR O USO DA OFERTA. Ajudar novos potenciais compradores e novos clientes no uso da oferta adquirida; fazer conhecer quem você é e como obter sucesso com os serviços e produtos adquiridos; criar conteúdo para educar como devem usar os produtos e serviços; como devem proceder em caso de dúvidas ou necessidade de ajuda. (MONETIZAÇÃO)
  5. DESENVOLVER COMUNIDADE. Para advogar e promover a marca; usar mídias sociais para incentivar os clientes falarem bem dos seus produtos. Criar newsletter para criar satisfação e fidelidade. (ENGAJAMENTO)

Características das campanhas de marketing

Campanhas de marketing têm, de uma forma geral, as seguintes características.

  • VÁRIOS OBJETIVOS. São baseadas em um conjunto de objetivos articulados, não um único;
  • VÁRIOS COMPONENTES. São compostas de vários componentes, tais como conteúdo digital, páginas web, ferramentas como e-mails, formulários para troca de informações de contato e compra; visibilidade de tráfego; monitoramento para avaliar qual o desempenho da campanha.
  • JORNADA DO CLIENTE. São projetadas para atrair e ajudar o cliente a trilhar a sua jornada gradualmente.
  • CHAMADAS PARA AÇÃO. Têm comandos e instruções para provocar respostas imediatas na audiência, tais como compre agora, clique aqui, veja esse vídeo, telefone para nós, e assim por diante; remover a inércia do potencial comprador para fazer a ação que você quer que ele faça.
  • DURAÇÃO. As campanhas podem ser de curta ou longa duração.

Funcionamento das Campanhas de Marketing

As campanhas são processos, compostos de várias etapas simples. Por exemplo:

  1. O potencial cliente primeiramente encontra um anúncio, como um banner.
  2. O click no anúncio transfere o potencial comprador para uma página do site que explica os benefícios de fazer negócios com a empresa e lista de seus produtos.
  3. A escolha de um produto leva o potencial comprador para uma outra página que descreve características e benefícios do produto.
  4. Se o potencial comprador se interessar pelo produto ele pode transferir o produto para um carrinho de compras.
  5. Se quiser um outro produto, poderá voltar à página do passo 2.
  6.  Se quiser finalizar a compra é transferido para outra página que resume o pedido, com  lista dos produtos selecionados, preços , total da compra, forma de pagamento e solicitação de confirmação da compra.
  7. Após confirmação um recibo de compra e informações sobre procedimentos de aquisição e uso é encaminhado para o cliente. 

Qual o tipo de campanha que devo usar neste momento?

A resposta a esta pergunta pode ser desdobrada em 3 perguntas:

  • Se o objetivo for aumentar a quantidade de potenciais clientes e clientes, então fazer campanha de AQUISIÇÃO.
  • Se o objetivos for aumentar o ticket de venda dos já clientes, então fazer campanha de MONETIZAÇÃO.
  • Se o objetivo for aumentar a interação com a marca, então fazer campanha de ENGAJAMENTO.

  

Cada campanha tem seu objetivo e uma não substitui a outra.

 

 

 

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