Conteúdos Digitais

Como desenvolver conteúdos perfeitos?

A figura ilustra o funil de marketing onde são descritos o ciclo de vida de conteúdo, diferentes ofertas para cada estágio do ciclo de vida e os objetivos de cada estágio/conteúdo

Figura. Funil de Marketing. Estágios, conteúdos e objetivos.


Geração de Conteúdos Perfeitos

Você deve usar conteúdo para aumentar o conhecimento, gerar interessados, potenciais compradores e clientes, segmentar a sua audiência, mover a sua audiência através do seu funil de marketing, gerar vendas e aprender métodos para gerar ideias e manchetes que atraiam a atenção e trabalhar com contribuidores externos.

Pergunte para você mesmo:

  • Como criar conteúdo que geram interesse e vendas?
  • Como aumentar a consciência da marca para pessoas que nunca compraram seu produtos e serviços?
  • Como planejar campanhas de marketing de conteúdo?
  • Quais são os 4 métodos principais para distribuição de conteúdo?

O Conteúdo está no núcleo do marketing digita – é o que faz as pessoas e motores de busca acharem seu site e seus produtos e serviços; são muito mais do que blog, incluem vídeos no Youtube, páginas de descrição e produtos e preços, e assim por diante. Conteúdo provê aquilo que as pessoas anseiam e um marketing de conteúdo bem executado inclui um planejamento do que o conteúdo irá produzir, para que audiência e para que propósito.

Como fazer o planejamento de Marketing de Conteúdo?

Um marketing de conteúdo perfeito pode ser alcançado!

  • É necessário ganhar um entendimento dos princípios e componentes desta disciplina.
  • Antecipar as necessidades dos potenciais clientes.
  • Desenvolver conteúdos que satisfaçam essas necessidades.
  • Utilizar o funil de marketing um mecanismo para planejar e avaliar o desempenho do marketing de conteúdo. Vide figura.

Conteúdos do  Estágio de Conscientização – topo do funil de marketing

Você pode usar uma combinação de diferentes tipos de conteúdo, onde blogs, atualização em mídias sociais e podcasts são os mais utilizados no topo do funil do marketing digital. Esse tipo de conteúdo é formado por “ofertas desvinculadas”:

  • Posts de Blog – excelentes para aumentar a conscientização.
  • Atualizações nas mídias sociais – são fantásticas para aumentar a conscientização.
  • Fotografias – uma imagem vale mais do que mil palavras e expressam uma situação real.
  • Revistas e livros digitais – são excelentes para distribuir conteúdo e aumentar a conscientização sobre a sua marca.
  • Podcasts de áudio e vídeo – Uma forma de diferente de distribuir conteúdo e os potenciais clientes podem consumir esses tipo de conteúdo quando da ida para o trabalho, ou em qualquer momento que seja conveniente. Podcasts são excelentes para resumir e prover dicas para a sua audiência sobre temas que poderão ser detalhados pelas suas ofertas e produtos.
  • Pesquisas primárias – são pesquisas que você mesmo coleta via entrevistas qualitativas e quantitativas; poupam o tempo de ouras pessoas de fazerem as suas próprias pesquisas primárias.

O objetivo principal do topo do funil de marketing é fazer os potenciais clientes conscientes dos problemas e soluções; infelizmente no topo do funil de marketing é onde muitas empresas erroneamente iniciam e finalizam seus esforços no marketing de conteúdo – isto não é, geralmente, suficiente. É necessário um pouco mais de esforço e mover os potenciais clientes para um estágio mais avançado, que leve ao estágio de avaliação de alternativas de solução, ou seja o meio do funil de marketing. Vide figura.

Conteúdos do estágio de Avaliação – meio do funil de marketing

O objetivo principal do conteúdo que você usa no meio do funil é converter “prospects” (pessoas não conscientes dos problemas e soluções) em “leads” (pessoas que autorizam contatos e estabelecem uma via de mão dupla de informações e valor). O objetivo é aumentar a lista de assinantes (contatos com e-mail e outras poucas informações). No marketing digital utilizamos conteúdos gratuitos para incentivar prospects a informar seus contatos via “ofertas vinculadas” – uma porção da sua “oferta núcleo” que resolve um problema específico para um mercado específico. Para gerar receitas, você precisa de conteúdos que assistam seus potenciais compradores no ponto de venda.

  • Recursos educacionais – relatórios gratuitos, “white papers”, pesquisas primárias, seminários web e materiais de venda. Todos esses tipos de conteúdo são mais específicos e educam o consumidor em um tópico particular relacionado a sua marca e destaca características e benefícios de uma solução, produto ou serviço que você fornece. Um recurso educacional pode incluir um estudo de caso, com dicas e estratégias que destacam e diferenciam a sua abordagem.
  • Ferramentas – mecanismos que desenvolvem o conhecimento e habilidades específicas, com eficiência, tais como:
    • Guias rápidos
    • Lista de recursos
    • Formulários
    • Software
    • Avaliações
    • Testes e Diagnósticos

Ferramentas têm a vantagem de além de educar, economizar tempo, já que o conteúdo é fácil de consumir, contribuir para o aprendizado autónomo, facilitar o processo de mudança.

Conteúdos do estágio de Conversão – fundo do funil de marketing

No estágio de conversão do funil de vendas você está buscando converter leads (potenciais clientes que autorizaram contatos futuros, com um nível maior de interesse e probabilidade de comprar seus produtos) em clientes e clientes em clientes com alto ticket de vendas. Qual o tipo de conteúdo que o seu potencial cliente ou cliente necessitará para fazer uma decisão de compra com segurança?

Vide figura e a descrição de alguns tipos de ofertas que funcionam bem neste estágio do funil de marketing:

  • Demonstrações. Uma imagem e descrição podem não ser suficientes para a maioria dos potenciais compradores tomar uma decisão de compra. Uma demonstração pode quebrar essa barreira e ajudar o potencial comprador com este tipo de problema. Uma demonstração mostra o seu produto ou serviço em ação e possibilitam que o potencial comprador veja como ele funciona. Diante disso, encontre uma forma de fazer isso, ou via vídeo, seminários via web, e assim por diante.
  • Histórias de clientes. São histórias ou testemunhos de clientes que usaram a sua oferta com sucesso; Esse tipo de história é adequada no último estágio do funil para contar como um clientes com o mesmo tipo de problemas, que julgamos que ele tenha, resolveram seus com uso da sua oferta e têm um forte efeito na tomada de decisão de compra.
  • Comparações. Quando uma pessoa está no último estágio do funil de vendas ela procura debater sobre produtos e serviços similares e fazer comparações para a tomada de decisão. Conteúdos dessa natureza respondem perguntas e sugerem atributos de valor ou critérios de decisão que reforçam a sua oferta e diferencia de alternativas concorrentes – ajuda a tomada de decisão.
  • Mini-aulas. É um tipo de evento que que você configura para educar a sua audiência com tópicos relevantes e que desaguam nos seus produtos e serviços. É necessário fornecer recursos de alta qualidade; o objetivo principal é indicar seus produtos e serviços de alto ticket de venda.

 

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