Internet e Segurança da Informação

Qual o impacto do “spam” na Internet?

As redes de computadores em geral e a Web em particular, sempre foram infestadas de vigaristas, criminosos e vândalos, que mostraram ser perfeitamente capazes de descobrir e explorar as vulnerabilidades dos softwares, bancos de dados e protocolos de comunicação.

Spam. Estima-se que mais de 90% de todos os e-mails enviados pela Internet sejam spam. Uma empresa de rastreamento de spam declarou que, em um dia qualquer, chegam a ser enviados até 85 bilhões de spams. Embora a maioria dessas mensagens seja detectada pelos filtros, um número bem maior chega a seu alvo, o suficiente para tornar o ramo dos spams mais lucrativo que nunca.

Botnet. Como os “spammers” conseguiram florescer apesar do esforço conjunto de companhias de computação e comunicações para detê-los? Sua arma mais potente passou a ser a botnet. Abreviatura de robot network (rede robótica). Uma botnet é criada por meio da distribuição de um vírus pela Internet. Quando o vírus consegue entrar num PC, por meio de um anexo de e-mail ou de um arquivo baixado, instala um pequeno fragmento de código que permite à maquina ser manipulada pelas instruções de um computador distante. Uma botnet pode incluir milhares e até milhões de “PCs-zumbis”, todos agindo coletivamente como um sistema único, sem que os donos tenham a menor idéia de que há algo errado. Na verdade, o custo marginal de enviar uma mensagem cai a zero, o que torna econômico distribuir quantidades ilimitadas de lixo. Acredita-se que entre 10% e 25% de todos os computadores da Internet estejam infectados hoje com vírus de botnets, e que redes zumbis respondam por, no mínimo, 80% de todos os spams. As botnets também podem ser usadas para semear inundações de tráfego na Internet. O  master (usuário que controla as botnets) pode instruir seu exército de computadores robotizados a inundar um site comercial ou governamental com pedidos de informações em um ataque DDoS (sigla em inglês de Distributed Denial of Service – Negação Generalizada de Serviço).

 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos