Planejar Compromissos

Como planejar compromissos para os contatos?

Um bom objetivo, segundo Peter Drucker (guru da administração), deve ser SMART – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.

A figura ilustra uma “ferramenta simples e efetiva, que usa o conceito SMART para planejar compromissos” explicitando 3 dessas 5 dimensões.

A figura ilustra uma “ferramenta simples e efetiva, que usa o conceito SMART para planejar compromissos” explicitando 3 dessas 5 dimensões:

  • Específico: o compromisso é essencial, típico, preciso?
  • Relevante: o compromisso contribui com o alcance das metas?
  • Alcançável: o compromisso pode ser atingido no final do contato?

Na realidade, as 2 outras dimensões – mensurável e temporal – estão embutidas, ou podem ser acrescentadas, em situações mais complexas.

Faça o passo a passo recomendado. A tabela resultante facilita: 1) avaliar objetivos – se estamos direcionados para objetivos relevantes que contribuem para as metas e 2) alinhar e investir em habilidades para reduzir as dificuldade de alcance dos objetivos.Trata-se de mais uma ferramenta de reflexão e análise, ou um artefato cognitivo complementar ao “plano de contato” que pode nos ajudar de calibrar os nossos focos e energias.

Uma boa prática é estabelecer  2 compromissos:

  1. Compromisso principal – o mais relevante e alcançável.
  2. Compromisso alternativo – um mais simples ou “compromisso alternativo” – pequenos e ingênuos avanços (ações) que o cliente provavelmente concordará. Caso não consigamos o resultado principal, não voltaremos com as “mãos abanando”

A ferramenta Planejar compromissos SMART da figura serve e pode ser adaptada para avaliar o alinhamento de objetivos e habilidades. O exercício na sequência exemplifica isso.

Exercício: Avaliar o alinhamento de objetivos e habilidades


Saiba mais. Plano de ContatoPlanejamento. Objetivos e Estratégias.


 

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