Modelo de Negócio

O que é Modelo de Negócios e qual o seu objetivo?

Modelo de negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para os públicos alvo de forma estruturada e unificada.

É o plano (vivo) sobre geração de receitas e lucro, oferta, comercialização e custos envolvidos. O objetivo do modelo de negócio é permitir ganhar vantagem competitiva. Cada modelo de negócio depende de um tipo específico de inteligência competitiva.

Vide Figura. 

Figura. Modelo de Negócio, SLA e Indicador de Controle. No planejamento o foco está na definição do modelo de negócio e à partir daí, a definição de SLAs e indicadores de controle. Na implantação e operação o foco está no monitoramento dos indicadores para atender SLAs estabelecidos pelo modelo de negócio.


Os Modelos de negócios variam de acordo com os tipos de negócios 

As vendas diretas, indiretas, franquias, por exemplo, são modelos de negócios tradicionais. A internet traz novos modelos para clicar e comprar. Mesmo duas empresas que operem no mesmo nicho de mercado, podem possuir diferentes vantagens e desvantagens competitivas e, portanto, terão modelos de negócio diferentes. O modelo de negócio que permite, vender uma oferta várias vezes do mesmo produto para um mesmo consumidor é diferente de um outro que não permite isso. O modelo focado em vendas de serviço é diferente do modelo focado em produto. E assim por diante.


Saiba mais: Indicadores de ControleSLAsPDCAAtingir Metas, Planejamento.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos