Modelo de Negócio

O que é Modelo de Negócios e qual o seu objetivo?

Modelo de negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para os públicos alvo de forma estruturada e unificada. É o plano (vivo) sobre geração de receitas e lucro, oferta, comercialização e custos envolvidos. O objetivo do modelo de negócio é permitir ganhar vantagem competitiva.

Vide Figura.

A figura ilustra como os modelos de negócios, SLAs e indicadores de controle se relacionam e quais seus papéis em diferentes fases de um negócio.

Os Modelos de negócios variam de acordo com os tipos de negócios. 

As vendas diretas, indiretas, franquias, por exemplo, são modelos de negócios tradicionais. A internet traz novos modelos para clicar e comprar. Mesmo duas empresas que operem no mesmo nicho de mercado, podem possuir diferentes vantagens e desvantagens competitivas e, portanto, terão modelos de negócio diferentes. O modelo de negócio que permite, vender uma oferta várias vezes do mesmo produto para um mesmo consumidor é diferente de um outro que não permite isso. O modelo focado em vendas de serviço é diferente do modelo focado em produto. E assim por diante.

Existem vários modelos de negócios que estabelecem diferentes formas de pagamentos dos serviços para clientes.  Além das questões e planejamento e contratação de serviços, o modelo de negócio estabelece o conjunto de SLAs e indicadores de controle  para implantar e operar os serviços ofertados.

Exemplos de modelos de negócios

São exemplos de modelos de negócios :

  • Speaking time. Baseado nos minutos falados. O calculo é feito baseado no volume de chamadas atendidas, multiplicado pelo TMA (tempo medio de atendimento), multiplicado pelo preço do minuto.
  • Posição de atendimento. Baseado na quantidade média de posições de atendimento ocupadas na HMM (hora de maior movimento).
  • Velocidade dos contatos. Quantidade de contatos feitos no período.
  • % nos resultados do negócio.
  • Combinado. Baseado na combinação  de modelos.
  • Outros.

Conclusão: Precisamos entender o modelo de negócio para entender as expectativas dos clientes, da empresa e parceiros e buscar o nosso alinhamento via SLAs e indicadores de controle. Direcionar os nossos esforços na direção correta, sincronizada e pro ativa para atingir metas.


Saiba mais: Indicadores de ControleSLAs, PDCAAtingir Metas, Planejamento.


 

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