PDCA

Qual o objetivo da ferramenta PDCA?

PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) – é um método repetitivo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e atingir metas. O PDCA uma ferramenta baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos buscando a melhoria de forma continuada para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de um empreendimento ou empresa. Pode ser utilizada em qualquer ramo de atividade, para alcançar um nível de gestão melhor a cada dia. Seu principal objetivo é tornar os processos de gestão mais ágeis, claros, rotineiros e objetivos.
Vide Figura – PDCA
Etapas do PDCA
  • Planejar – estabelecer os objetivos, processos e indicadores para entregar resultados, de acordo com o projetado.
  • Desempenhar  – realizar o plano: 1) treinar, 2) executar o processo, 3) coletar dados para as etapas de “Checar” e “Ajustar”.
  • Checar – 1) monitorar e avaliar o resultado, medido e coletado no passo anterior “desempenhar” e comparar aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “planejar”), 2) identificar desvios nos indicadores, 3) comparar com  padrões e tendências identificados ao longo de vários ciclos de PDCA e 4) converter os dados coletados em informação para a etapa “Ajustar”.
  • Ajustar – tomar ações corretivas sobre as “diferenças significativas” entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria processo, na oferta, nas habilidades emocionais e técnicas.

Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhes, para pescar novas melhorias e evoluções.


Conclusão: O PDCA é um método efetivo de melhoria da gestão de processos. Continuamente roda 4 passos: planejar, desempenhar, checar e ajustar.


Saiba mais. Planejamento, PDCA saiba mais, Atingir Metas.


 

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos