PDCA – AUTO GESTÃO

Como usar a  ferramenta PDCA para desenvolver a nossa inteligência competitiva?

PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust), é um método repetitivo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e atingir metas.

O principal objetivo do PDCA é tornar a gestão de processos mais simples, ágil, clara, rotineira e objetiva.

Figura. PDCA – MÉTODO DE GESTÃO DE PROCESSOS DE 4 PASSOS.

O método PDCA é baseado na repetição aplicada sucessivamente nos processos, buscando a melhoria de forma continuada, para garantir o alcance de metas. Pense no PDCA  como uma corrente circular conectada por 4 elos. Só funciona se todos os elos estiverem interconectados. Nenhum elo deve ser quebrado. Não existe elo mais importante. Todos os elos são importantes. Pode ser utilizado em qualquer ramo de atividade, para alcançar um nível de gestão melhor a cada dia;


Método de auto gestão

Nós como indivíduos, precisamos alinhar os nos objetivos pessoais com os objetivos empresariais.

O PDCA , por ser simples e intuitivo, é uma ferramenta  de gestão que nos ajuda a gerir a  nossa inteligência inteligência competitiva on the  job”; rodar diariamente o “nosso PDCA”; evoluir de forma acumulativa e controlada 

Figura. PDCA  para a gestão dos 5 componentes da Inteligência Competitiva: inteligência emocionalconhecimento do valor da oferta,  fluência situacionalfazer contatos e atingir metas. Vide figura. Observe as atividades principais para cada uma das 4 etapas.

inteligência emocionalconhecimento do valor da oferta,  fluência situacionalfazer contatos e atingir metasVide figura.


Passos do PDCA

Plan (PLANEJAR). Nesta fase são avaliados os indicadores de controle, metas e estratégias de venda que levam ao cumprimento das nossas metas. Quanto melhor for o planejamento, mais provável será o alcance das metas. Quanto maior for a quantidade de informações, mais complexos serão os sistemas e ferramentas, para coletar, processar e dispor essas informações. Precisamos buscar um equilíbrio. A etapa planejar compreende também a localização dos problemas de não atingimento da meta, levantamento do histórico de ocorrências de problemas (não atingimento da meta) nos sistemas e ferramentas de gerência e controle. O planejamento gera planos de ação que colocam o gerenciamento em movimento. Após o plano é necessário divulgação. Vide figura.

Do (FAZER). A etapa fazer foca em realizar o plano previsto. Treinar (conhecer a oferta e desenvolver fluência situacional) antes da execução, para que haja corretismo na execução e consistência nos resultados.   Durante a execução é necessário supervisão periódica, a fim de manter o controle e eliminar possíveis dúvidas ao longo da execução. Vide figura.

Check (AVALIAR). A etapa avaliar foca em monitorar processos e resultados. Medir a eficácia das ações tomadas na etapa desenvolver. Verificar as ações executadas. Comparar o resultado com a meta. Usar métodos para eliminar erros e aumentar a eficiência da etapa anterior (fazer). A análise de dados desta etapa indicará se o processo está de acordo com o planejado. Vide figura.

Act (AGIR).  Tomar ações corretivas sobre as “diferenças significativas” entre o resultados real e planejado. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria processo, na oferta, nas habilidades emocionais e técnicas. Vide figura.

É dividido em 2 componentes:

  • Agir  corretivamente. De posse das análises realizadas na etapa anterior (check) atuar no sentido de adotar como padrão o plano proposto, no caso das metas tenham sido alcançadas; ou atuar corretivamente sobre as causas que não permitiram que a meta fosse atingida. Ou seja: 1) comparar resultados (planejado e executado); 2) listar efeitos secundários oriundos das ações executadas e 3) verificação da continuidade ou não do problema.
  • Agir proativamente . Prover melhoria contínua do desempenho do processo, padronização dos procedimentos implantados na fase FAZER. Ou seja, comprovada a eficácia das ações tomadas e resultado satisfatório, transformar em procedimento padrão.

Embora simples, o PDCA exige inteligência emocional para manutenção do processo de gestão continuamente. 

Pense no PDCA  como uma corrente circular conectada por 4 elos. Só funciona se todos os elos estiverem interconectados. Nenhum elo deve ser quebrado.

Sistemas de avaliação de desempenho  “ajudam muito”  a rodar o PDCA com mais eficiência (rápido e correto)  e eficácia (nas áreas mais importantes e sensíveis nos resultados). Ferramentas de CRM e pipeline são muito utilizadas e geram vantagem competitiva.  Facilitam a coleta de informaçõesprecisão das previsões e alinhamento organizacional. Informam como o mercado está reagindo e como devemos nos preparar para acompanhar essas mudanças. Estão normalmente integrados com outros sistemas corporativos – sistemas de implantação, planejamento, logística, e outros. Dependem de qualidade dos dados que são imputados por nós – vendedores e profissionais da cadeia de serviços. Portanto,  precisamos entrar com informações objetivas e corretas para que todos possam fazer previsões e decisões corretas.

Saiba mais. Planejamento, Atingir Metas.


 

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