Datacenter

O que é um datacenter?

A figura descreve os componentes de um datacenter. Um datacenter pode ocupar o espaço de um armário numa sala, ou um quarteirão. As empresas necessitam de uma estrutura que concentre os servidores em uma área especializada, com alto desempenho e disponibilidade, que permita ganho de escala e reduzir OPEX (custos de operação).

Figura. Datacenter e componentes.


Quais são os principais componentes de um datacenter?

  • As Aplicações – são a razão de ser dos datacenters, são os softwares que rodam nos computadores para realizar atividades pessoais e empresariais. As aplicações empresariais típicas focam nas seguintes áreas de negócio: Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP), Supply Chain Management (SCM), Sales Force Automation (SFA), Processamento de Pedidos e E-commerce.
  • Os Servidores – são as máquinas que abrigam as aplicações. Os mais comuns sãomain frames – grandes computadores utilizados para aplicações críticas nas empresas e servidores – nova geração de computadores orientados para serviços específicos.
  • Os Sistemas de Storage (armazenamento de dados) – são os dispositivos para armazenar os dados transacionados entre as aplicações que rodam nos servidores.
  • A Rede local LAN – é a rede utilizada para suportar a conexão e comunicação dos servidores, dispositivos de armazenamento, aplicações e clientes.
    A Infraestrutura – é formada pelos equipamentos de energia, refrigeração, racks, cabeamento, pisos falsos para garantir a operação e vida útil dos servidores do datacenter.
  • Redes de Comunicação – é necessária para prover as várias opções de acesso ao datacenter – redes corporativas, Internet, acesso remoto de clientes e empregados, comunicação entre empresas.
  • Segurança Integrada – mecanismos de proteção das aplicações, servidores, dispositivos de armazenamento e redes de comunicação do datacenter.
  • Disaster Recovery – plano e recursos de TI e Telecom envolvidos para continuar as operações do datacenter em condições adversas.
  • Governança TIC – métodos, rotinas, pessoas para garantir alto desempenho do datacenter e seu alinhamento com os objetivos de negócio.

 

Datacenters são estruturas complexas que agregam diversas tecnologias de rede e de TI que estão em constante evolução. As corporações médias ou grandes possuem Datacenters, sejam próprios ou terceirizados, para concentrar servidores de aplicações de negócio em uma área especializada com alto desempenho e disponibilidade. O crescimento da oferta de serviços de Datacenter por grandes players do mercado de TI e de Telecomunicações é um movimento mundial.

De uma forma geral, os datacenters privados estão obsoletos e com capacidades quase esgotadas. Isso mostra o potencial de oportunidades de negócios para serviços de datacenter para provedores de serviço.


Saiba mais sobre Datacenter. Solução DatacenterResumo DatacenterEvolução dos DatacentersDatacenters e Servidores,  Serviços Gerenciados em DatacentersMoving de DatacenterEficiência de Energia em DatacenterPUE – Power Usage EffectivenessMelhoria de Eficiência de Energia do DatacenterCliente Servidor x MulticamadasAplicação e modelo multicamadasEAI – Enterprise Application Integration.


 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos