IC – Inteligência Emocional

Porque a Inteligência Emocional é apontada como a causa mais frequente do sucesso das pessoas?

A “inteligência emocional” é um conjunto de habilidades emocionais, ou interpessoais que permite uma pessoa interagir com outras, comportar-se, administrar-se.

É a forma que vivemos nossa vida diária. São qualidades comportamentais que demonstramos, são exigidas em tudo que fazemos  e são mais difíceis de definir, avaliar e desenvolver do que as habilidades técnicas.


Mapa Mental da Inteligência Emocional

Veja a figura. O mapa mental dá uma visão de helicóptero do posicionamento da inteligência emocional representada por 5 habilidades fundamentais: autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade.


Importância da inteligência emocional

A inteligência emocional provou ser duas vezes mais importante do que o QI e habilidades técnicas, nos resultados de pesquisas de Goleman , autor do conhecido livro Inteligência Emocional, que descreve a inteligência emocional centrada em 5 “habilidades fundamentais” – autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade. Essas habilidades emocionais, segundo suas pesquisas, são destacadamente encontradas nos líderes, ns níveis mais altos das empresas, as diferenças nas habilidades técnicas são de importância insignificante; quanto maior a classificação de uma pessoa considerada  “estrela”, as capacidades de inteligência emocional apareceram  mais como o motivo da sua eficácia. 


Fórmula da IE

IE =  AUTO CONSCIÊNCIA +  AUTO CONTROLE + MOTIVAÇÃO  + EMPATIA + SOCIABILIDADE


A Inteligência emocional pode ser representada por 5 habilidades referência: autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade.


Saiba mais. Inteligência CompetitivaHabilidades Técnicas e EmocionaisHabilidades Emocionais


 

 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos