Inteligência Emocional

Porque a Inteligência Emocional é apontada como a causa mais frequente do sucesso das pessoas?

Veja a figura. Mapa mental da Inteligência Emocional representada primariamente por 5 habilidades emocionais- autoconsciênciaautocontrolemotivaçãoempatia e sociabilidade; que são desdobradas cada qual em 5 outras habilidades secundárias; este mapa forma um conjunto de 30 habilidades emocionais; essa lista é não exaustiva; pode (deve) ser ampliada e modificada; a escolha das hierarquias de habilidades primárias, secundárias, terciárias, etc, varia, de acordo com a perspectiva, ambiente e situação que você está passando; o importante é ter uma mecanismo de refletir e entender os conceitos e seus relacionamentos; para isso é recomendável redesenhar o mapa de tempos em tempo e ganhar fluência para descrever uma habilidade através de outras; refletir e aplicar suas habilidades emocionais no seu dia a dia e combinar com suas habilidades técnicas

A “inteligência emocional” é um conjunto de habilidades emocionais ou interpessoais que permite uma pessoa interagir com outras, comportar-se, administrar-se.

É a forma que vivemos nossa vida diária; são qualidades comportamentais que demonstramos, são exigidas em tudo que fazemos  e são mais difíceis de definir, avaliar e desenvolver do que as habilidades técnicas.

Importância da inteligência emocional

A inteligência emocional provou ser duas vezes mais importante do que o QI e habilidades técnicas, nos resultados de pesquisas de Goleman , autor do conhecido livro Inteligência Emocional, que analisa a inteligência emocional centrada em 5 “habilidades fundamentais” – autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade; utilizaremos aqui também essa hierarquia como referência.

Essas habilidades emocionais, segundo suas pesquisas, são destacadamente encontradas nos líderes, os níveis mais altos das empresas, as diferenças nas habilidades técnicas são de importância insignificante; quanto maior a classificação de uma pessoa considerada  “estrela”, as capacidades de inteligência emocional apareceram  mais como o motivo da sua eficácia.

espaço

Fórmula da IE

IE =  AUTO CONSCIÊNCIA +  AUTO CONTROLE + MOTIVAÇÃO  + EMPATIA + SOCIABILIDADE

espaço

Qual a utilidade da inteligência emocional para a sua vida?

Figura Caminhos da Inteligência Emocional. Os benefícios da inteligência emocional são verdades incontestáveis. Todo mundo quer. Quem não quer? No entanto para alcançar esses benefícios é necessário que façamos a nossa própria lista. O que é mais interessante para mim agora? E começar por aí.

Benefícios potenciais da inteligência emocional.

Veja uma lista inicial de referência …

  • Desenvolver a autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade.
  • Remover barreiras mentais.
  • Abrir o pensamento para novas oportunidades e recompensas.
  • Descobrir como realizar sonhos e proposta de vida.
  • Se livrar de obstáculos e crenças auto sabotadoras que nos faz falhar.
  • Controlar o pensamento e eliminar preocupações inúteis.
  • Liberar atenções fixas no passado.
  • Acessar regiões da consciência que dão forma a vida e ter o controle.
  • Saber o que quer e como alcançar.
  • Fixar os próprios padrões de sucesso e satisfação.
  • Reduzir a tensão e se tornar mais vivo e atento  à qualquer momento.
  • Desfrutar todos os aspectos da  vida.
  • Mudar a percepção e relacionamento dos outros em relação à nos.
  • Acelerar o auto desenvolvimento.

Qual desses benefícios lhe chamou mais atenção?


Escolha um benefício concentre-se nele e comece a trilhar a SUA trilha agora!

Vide figura. Os benefícios são como caminhos interdependentes que desaguam um no outro; os mais atraentes dependem do nosso “posicionamento emocional”, que depende da nossa habilidade de fazer auto diagnóstico da nossa inteligência emocional, estabelecer objetivos SMART e traçar os caminhos e atalhos que iremos trilhar para alcançá-los.


Saiba mais. Inteligência EmocionalHabilidades emocionais e técnicas.


 

Saiba mais. Inteligência CompetitivaHabilidades Técnicas e EmocionaisHabilidades EmocionaisAutoconsciência, Autocontrole, Motivação, Empatia, Sociabilidade.

Aprender a AprenderComo se tornar mais inteligente? Ferramentas CognitivasConceitos, Definições e Palavras ChavesPerguntasCheck list (CL)Check list – 5W1HMapas MentaisMapas ConceituaisFerramentas da Inteligência Competitiva.


 

 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos