Perguntas

Quais são os benefícios das perguntas?
A pergunta é componente principal de várias atividades humanas: aprendizado, análise, investigação, persuasão, controle da discussão, negociação, planejamento, definição de objetivos, dentre outras coisas.
Benefício das perguntas
  • Desenvolver a auto consciência, auto controle, motivação, empatia e sociabilidade.
  • Desenvolver a inteligência: a capacidade de conhecer, compreender, aprender, resolver novos problemas e conflitos e adaptar-se a novas situações.
  • Facilitar a definição de escopo de atuação via  lista de perguntas.
  • Ajudar a planejar, investigar, diagnosticar, alinhar pessoas, persuadir, vender e negociar.
  • Controlar uma discussão. Quem pergunta controla uma discussão. Não é quem fala.
  • Persuadir (convencer) as pessoas. Perguntas são mais eficazes que argumentos. Fazem as pessoas pensarem e chegarem às suas próprias conclusões.
  • Facilitar o auto controle quando feitas para refletir antes de responder ou tomar uma ação.
  • Gerar trabalho para quem as responde e tempo para quem as formula.
  • Ajudar a observar o comportamento da outra pessoa – faça uma pergunta e observe o comportamento da outra pessoa.
  • Influenciar comportamentos. Se quisermos influenciar o comportamento das pessoas devemos conversar e fazer perguntas, para chamar atenção de seus interesses, problemas ou questões e obter informações e pontos de vistas, à partir dessas perguntas.
  • Ajudar a entender as relações de causa e efeito contidas numa situação analisada.
  • Fazer com que a própria pessoa chegue a sua verdade.
  • Uma das coisas mais extraordinárias da pergunta é que ela NÃO envolve a transferência direta de informação.
  • Revelar necessidades e problemas. Ativar necessidades latentes.
  • Identificar necessidades ou problemas que a nossa oferta pode resolver .
  • Tornar um problema e uma solução mais significativos e valorizados.
  • Ajudar a mudar percepções; enfraquecer o entusiasmo em relação a certas posições ou valores e tornar mais receptivos às soluções alternativas que apresentamos.
  • Ajudar a mostrar que a posição que um cliente está assumindo tem problemas ou desvantagens.
  • Evitar impasses – becos sem saída. Usar perguntas para quebrar esse tipo de bloqueio é uma das estratégias mais antigas e mais úteis de negociação.
  • As perguntas são uma alternativa à discórdia. Como a negociação sempre contém uma possibilidade de conflito, o potencial de discórdia normalmente está presente. Um dos métodos mais eficazes é fazer perguntas como uma alternativa à discórdia direta. Por que? O negociador é forçado a defender a declaração, dando ao outro negociador tempo para pensar e formular estratégias e a oportunidade de expor pontos fracos nos motivos apresentados. “Como sua proposta funcionaria na prática?” Ao fazer perguntas em vez de discordar, será mais fácil a outra parte admitir as dificuldades sem ser desacreditada.
  • As perguntas ajudam a montar estratégias e plano de ação.

Conclusão: A “perguntas” é uma ferramenta cognitiva simples, fundamental e poderosa para desenvolver a inteligência competitivainteligência emocional e inteligência técnica. É uma das melhores formas de você desafiar positivamente a si mesmo.


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