Autocontrole

O que é auto controle?

O autocontrole é a capacidade mental de uma pessoa para controlar a si mesma, comportamentos e desejos

Sistematicamente avaliar o planejado com o realizado. É uma espécie de “conversa interior” que livra-nos de sermos prisioneiros dos nossos sentimentos. Pessoas que tem autocontrole têm os mesmos sentimentos que qualquer um, mas usam “processos mentais de autocontrole” para criar caminhos úteis e eficientes para atingir seus objetivos.


Características das pessoas com autocontrole

Tal como acontece com a habilidade de autoconsciência, o autocontrole frequentemente não é visto como deveria ser visto. Muitas vezes é considerado como “falta de paixão”. Muitas vezes pessoas temperamentais são vistas como líderes. Entretanto, esse não é um traço real.


Fórmula do autocontrole

Autocontrole = controlar a si próprio + domínio + corretismo + consistência + estabilidade +  previsibilidade + precisão


Benefícios do autocontrole

O autocontrole está altamente relacionado à várias outras habilidades e influi, ajuda, melhora coopera, com várias outras habilidades emocionais. Em destaque:

  • Confiança e serenidade. O autocontrole contribui para melhorar o ambiente e a interação com as pessoas. Quando temos controle, os conflitos e objeções são reduzidos e a produtividade aumenta.
  • Competitividade. O ambiente moderno é caracterizado por “rápidas mudanças”. Pessoas  habilidosas em controlar suas emoções, também o são para conviver com as mudanças e situações novas. As pessoas com autocontrole não entram em pânico, não ficam em posição de julgamento, buscam informações e escutam para entender as novas diretrizes.
  • Produtividade. O autocontrole contribui para alinhar, aumentar eficiência, reduzir riscos e tempo das tarefas e contatos. Contribui para fazer mais contatos, identificar mais oportunidades, converter mais vendas e aumentar o ticket de venda. Conseguimos fazer mais com menos.
  • Precisão. O autocontrole contribui para  regularidade da execução de uma tarefa e estabilidade nos resultados.
  • Proatividade. O auto controle gera busca por mudanças e melhorias no ambiente de trabalho e cumprimento de metas

Boas práticas para desenvolver o autocontrole


  • Listar os comportamentos que gostaríamos de controlar e as situações, para quando acontecerem estarmos mais preparados para refletir antes de agir.
  • Tratar as mudanças de comportamentos de forma gradativa.
  • Estabelecer metas realistas que sejam alcançáveis. Mudar hábitos leva tempo, e construir autocontrole requer esforço. 
  • Buscar conhecimento sobre as práticas de autocontrole.
  • Controlar a respiração diante de situações, impulsos e desejos, para retardar ações ou comportamentos que queremos controlar ou separar  desejos de necessidades.
  • Encontrar distrações saudáveis para tratar desejos ou comportamentos prejudiciais.

 

Uma boa prática de autocontrole é estabelecer objetivos e usar processos, métodos e ferramentas para atingí-lo.

Processos têm a capacidade de armazenar conhecimentos, habilidades e comportamentos, de forma acumulativa e orientar os próximos passos. 


Saiba mais. Inteligência emocional, PDCA, Plano de Contato, Precisão.


 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos