Motivação

O que é motivação e qual a sua utilidade?

A Motivação é um impulso interno que “motiva a ação” e influencia a conduta e disposição de uma pessoa para atingir um objetivo

É uma espécie de energia psicológica. Assim, a principal questão da psicologia da motivação é entender porque nos comportamos de determinada maneira. Ou o que deve ser feito para influenciar uma pessoa agir de uma determinada maneira.


Características das pessoas com motivação


Fórmula da Motivação

Motivação = ânimo + desafio + encorajamento + estímulo + impulso + incentivo  + necessidade + objetivo + vontade.


Motivação e Necessidades.

Segundo a teoria de Maslow (muito conhecida e aceita), o ser humano na sua essência busca satisfazer necessidades em 5 níveis de prioridades: Fisiológico –>   Segurança –> Filiação –> Estima –> Auto realização; quando a pessoa tem uma determinada necessidade, todo organismo (inteligência, memória e percepção) é orientado para supri-la; quando uma necessidade é satisfeita focamos na próxima necessidade, seguindo a hierarquia de 5 níveis; quanto maior o fluxo de necessidades, maior é a motivação.


A motivação está associada a “alcançar fatores internos e externos”. 

As pessoas motivadas buscam desafios criativos, amam aprender e têm bastante orgulho de um trabalho bem feito. Querem melhorar as coisas, explorar novas abordagens para o trabalho e para a vida. Gostam de monitorar o progresso de si próprias, do time e da empresa. São geralmente pessoas com autocontrole, principalmente quando os resultados não são alcançados e a frustração precisa ser vencida. Motivação tem alta relação com comprometimento, que tem alta relação com fidelidade. A motivação pode vir de estímulos internos (automotivação) e externos. A maioria das pessoas precisam de estímulos externos para mudar. Pessoas auto motivadas, estão sempre em processo de mudança, buscando satisfazer novos níveis de necessidades e são muitos valorizadas no mercado.

Determinadas atividades, pela sua natureza, exigem mais motivação. Outras não. Por exemplo, demandamos mais da motivação em situações de competição. Atividades que requerem maior precisão, pensamentos complexos, autocontrole, serão prejudicadas por excesso de motivação. A competição é uma excelente forma de motivação.


Benefícios da Motivação

  • Gerar a energia que suporta as nossas ações, emoções, sentimentos, atenção, vontade.
  • Aumentar o compromisso com os objetivos e com isso ajudar o crescimento pessoal e profissional.
  • Melhorar a qualidade de vida e de saúde, pela busca constante de satisfazer níveis mais altos de necessidades.
  • Otimizar o tempo e aumentar a produtividade devido ao maior foco e maior organização das  tarefas.
  • Crescer a autoestima por se sentir melhor consigo mesmo, pelos avanços conscientes dos níveis de necessidades.
  • Atrair e motivar outras pessoas pela “energia e brilho da motivação”.

Boas práticas para Desenvolver a Motivação


  • Definir objetivos e metas pessoais e profissionais.
  • Alinhar metas pessoais e profissionais para evitar objetivos conflitantes, que geram conflitos e desmotivam.
  • Compartilhar objetivos com pessoas que confiamos, para criar um sistema de suporte e aumentar a responsabilidade para alcançá-los.
  • Prospectar oportunidades para o crescimento pessoal e profissional – promoção, mobilidade profissional ascendente e liderança.
  • Focar num plano de carreira seguro ao invés de  focar em salário. Segurança no trabalho é um motivador mais efetivo do que os benefícios financeiros.
  • Investir em boas práticas para aprender e aplicar novos conhecimentos, habilidades e  comportamentos para gerar novas necessidades e objetivos.
  • Buscar trabalhos desafiadores e gratificante para motivar a conclusão das tarefas.
  • Buscar feedback para aumentar o moral, a motivação e o desempenho.
  • Criar rotinas pessoas – reflexão, meditação, exercícios, lazer – para manter a inspiração e vontade para avançar em direção ao objetivo.
  • Aprender ser otimista. Reconhecer os momentos de pessimismo. Refletir sobre as causas do pessimismo, sem bloquear os pensamentos.  Livrar-se da negatividade para criar mais espaço para motivação e inspiração.

Saiba mais. PlanejamentoObjetivos e Metas, Objetivos SMART, Alinhamento de Objetivos, Atingir metas


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos