Empatia

O que é empatia e quais seus benefícios?

Empatia é a capacidade de entender os sentimentos da outra pessoa, imaginar-se na situação dela.

Muitas vezes empatia é referida como a capacidade de ajudar. Para tal, é necessário combinar várias habilidades: saber escutar, sentir o que a outra pessoa sente, perguntar, alinhar comportamentos. Empatia pode significar o oposto da antipatia. A palavra empatia tem origem da palavra grega “empatheia”, que significa paixão. Ou seja, para medir o nosso nível de empatia, uma boa prática é avaliar se o contato com outra pessoa foi prazeroso.


Características das pessoas com empatia


Fórmula da Empatia

Empatia = olhar + escutar + perguntar + sentir + alinhar + ajudar 


Benefícios da Empatia

A empatia é fundamental para o relacionamento interpessoal, trabalho em times, a necessidade de reter talentos próximos a nós, melhorar quem somos  através da percepção dos feedbacks das pessoas. Veja importantes benefícios da empatia:

  • Entender e sentir as outras pessoas e melhorar os relacionamentos.
  • Atrair as pessoas pelo interesse verdadeiro em entender seus objetivos,  necessidadessentimentosemoções comportamentos.
  • Aumentar a capacidade de ajudar os outros e a nós mesmos.
  • Estabelecer relações interpessoais prazerosas.
  • Gerar confiança pela atenção e vontade de ajudar.
  • Melhorar a comunicação, conflitos e objeções, pelo fato de considerar o ponto de vista das outras pessoas.
  • Valorizar as nossas opiniões e soluções pelo fato de demonstrar respeito e interesse pelo outro.

Boas práticas para Desenvolver a Empatia


  • Sorrir de forma sincera para sinalizar que está à disposição e com vontade de se conectar.
  • Prestar atenção na outra pessoa, olhar nos olhos para manter a conexão ativa.
  • Perguntar para entender valores, preferências, sentimentos das pessoas.
  • Saber escutar e não interromper o fluxo da fala e “derrubar a conexão”.
  • Fazer perguntas abertas para fazer a outra pessoa falar no início do contato. Por exemplo, Qual a situação?
  • Fazer perguntas de controle (ou semi abertas) para fazer a outra pessoa falar sobre uma questão específica. Por exemplo, poderia explicar esse problema específico?
  • Fazer perguntas fechadas para fazer a outra pessoa decidir.
  • Respeitar o ponto de vista da outra pessoa. Não confrontar nem com palavras nem com gestos.
  • Não fazer julgamentos. O julgamento afasta as pessoas.
  • Buscar entender o porquê das ações das pessoas e se têm ligação com o nosso comportamento.

Saiba mais. Empatia em vendas,  Inteligência emocional.  Metas e alinhamentoExercício: Engrenagens da Inteligência CompetitivaExercício: Alinhamento de objetivos e habilidades. Alinhar a venda com a compra.


 

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