Sociabilidade

O que é Sociabilidade e qual a sua importância?

Sociabilidade é a habilidade de ser amigável com um propósito: mover pessoas na direção que você deseja.

Isso não é tão simples quanto parece. Não significa apenas ser amigável.

A autoconsciência, autocontrole e motivação são habilidades de auto gerenciamento. Já empatia e sociabilidade são habilidades interpessoais. Pessoas com habilidades sociais tendem a ter grande círculo de relacionamento e serem efetivas na gestão de relacionamentos. Isso não significa socialização continua. É acreditar que nada importante é feito sozinho e precisamos de uma rede de relacionamento para usá-la quando chegar o momento da ação.


Características das pessoas sociáveis

A sociabilidade é resultado das outras dimensões da inteligência emocional

As pessoas tendem a ser eficazes no gerenciamento de relacionamentos quando elas entendem (autoconsciência) e controlam (autocontrole) suas próprias emoções e entendem os sentimentos dos outros (empatia). A motivação contribui para a sociabilidade. Lembre-se de que as pessoas levadas a alcançar alguma coisa tendem a ser otimistas, mesmo em face de contratempos ou falhas. Quando as pessoas estão animadas, seu “brilho interior” é lançado sobre conversas e outros encontros sociais. Pessoas com habilidade social tendem a ser gerentes  e bons na persuasão – que é uma combinação de autoconsciência, autocontrole e empatia. Pelo fato da habilidade social ser um produto das outras dimensões emocionais, ela é bastante valorizada.

O que é dito é influenciado pela linguagem verbal e pelo modo como a usamos o tom de voz, volume de fala e as palavras que escolhemos, bem como por mensagens mais sutis, como linguagem corporal e gestos.


Fórmula da Sociabilidade

Sociabilidade = Autoconsciência + Autocontrole + Motivação + Empatia


Benefícios da Sociabilidade

  • Melhorar e ampliar a rede de relacionamento.
  • Avançar na carreira e obter posições de liderança.
  • Melhorar a persuasão e levar outra pessoa (ou a si mesmo) a acreditar ou fazer alguma coisa.
  • Motivar pessoas a seguir as suas imagens de solução.
  • Melhorar a comunicação para transmitir os pensamentos e idéias de forma sucinta e objetiva.
  • Mais eficácia e eficiência (efetividade), pelo fato de saber selecionar e investir o tempo nas pessoas certas

Check List para Desenvolver a Sociabilidade


O desenvolvimento de habilidades sociais foca em como nos comunicamos com os outros, habilidade de explorar os métodos de comunicação, as mensagens que enviamos e como podem ser melhorados para tornar a nossa comunicação mais eficiente e efetiva.

  • Estudar o comportamento humano. Buscar uma compreensão geral do porquê e da forma como as pessoas reagem a determinadas situações.
  • Melhorar a aparência. Prestar atenção e olhar melhor para si mesmo nos faz sentir melhor e aumenta o nosso brilho interior. Essa energia positiva é irradiada para os outros.
  • Sorrir. O sorriso faz você parecer mais amigável e simpático; pronto e com vontade de receber a outra pessoa.
  • Encontrar similaridades. Ao falar com alguém, tente encontrar algo em comum. As semelhanças atraem as pessoas.
  • Habilidade de escutar. Prestar atenção ao outro sem desviar a atenção. Não findar as sentenças ou interromper a comunicação da outra pessoa. Isso demonstra que você valoriza e respeita a outra pessoa e valorizará a sua comunicação pelo sentimento recíproco do outro.
  • Linguagem Corporal. Conscientizar-se da sua linguagem corporal e daqueles com quem você está interagindo,  para saber realmente o que o outro pensa sobre você, e se você precisa ou não ajustar sua postura e seus métodos de comunicação.
  • Perguntar. Se você realmente quer alguma coisa, não tenha medo de perguntar ou pedir isso. Muitas vezes, não recebemos o que queremos, porque temos medo ou não sabemos perguntar.
  • Não falar demais. Evite assumir a conversa falando demais. Permita espaço suficiente para a outra pessoa adicionar à conversa.

Em geral, é reconhecido que as habilidades sociais são mais difíceis de alcançar e mais difíceis de mudar quando as pessoas envelhecem, então quanto mais cedo começar, melhor.


Saiba mais. Sociabilidade em vendas


 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos