Habilidades Técnicas e Emocionais

O que são habilidades técnicas e emocionais?

Habilidades

Habilidade é o grau de competência de uma pessoa frente a um determinado objetivo; saber Fazer; ser mais do que capaz, mais do que instruído; ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Capaz de gerar soluções para um problema específico.

Habilidades técnicas

São habilidades específicas para fazer um tipo de trabalho. Elas podem ser aprendidas via programas de treinamento de várias formas. São habilidades mais facilmente quantificáveis, definidas e avaliadas. Uma característica de uma habilidade técnica é ser bem representada por processos. São mais fáceis de serem aprendidas, mas dependem das habilidades emocionais (inteligência emocional) para serem viabilizadas e aprimoradas. Exemplos de habilidades técnicas:  conhecer a oferta, fluência situacional, fazer contatos, atingir metas, gerenciar serviços e canais, implantar e operar serviços, e assim por diante.



Habilidades Emocionais 

Permitem uma pessoa interagir com outras, comportar-se, administrar-se. Exemplos de habilidades emocionais são: escutar, empatia, bom humor, comunicar, ter ética no trabalho, trabalhar em equipe, tomar decisãoadministrar o tempo, motivar a si e outras pessoas, ter flexibilidade, resolver problemas, resolver conflitos, liderar, ter autocontrole, persuadir, ajudar.


Alinhamento de habilidades emocionais e técnicas. 

Aprendemos mais rápido e desempenhamos melhor, quando nos conscientizamos das conexões entre habilidades técnicas e emocionais. Para fazer isso precisamos ganhar o hábito de mudar comportamentos, desenvolver continuamente essas habilidades e ganhar inteligência competitiva.

As habilidades emocionais estão conectadas às habilidades técnicas e vice versa. Quando desenvolvemos uma delas, desenvolvemos a outra colateralmente. Ou seja, podemos desenvolver uma habilidade via o desenvolvimento de outras habilidades circunvizinhas.


Competência = Conhecimento + Habilidade + Comportamento

Competência é descrita como a capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra.

Embora sejam necessárias habilidades técnicas para qualquer posição, os empregadores buscam cada vez mais pessoas com habilidades emocionais.  É mais fácil um empregador treinar um novo funcionário em uma habilidade técnica particular (como usar um programa de computador), é muito mais difícil formar um empregado com uma habilidade emocional (por exemplo, como empatia,  autocontrole, motivaçãoempatia e sociabilidade.


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