Processo, Método e Ferramentas

Qual a utilidae dos processos métodos e ferramentas?

Processo.  Um processo é um conjunto de regras e procedimentos, grupados em etapas sequenciais, realizadas de forma repetitiva e controlada, para transformar uma coisa (insumos) em outra (serviços e produtos). Além disso, ele objetiva acumular aprendizado, informações, conhecimento, habilidades, comportamentos e gerar resultados estáveis, continuadamente ao longo do tempo.

Existem vários tipos de processos: processos gerenciais (exemplo: PDCA, atingir metas, gerência de projetos, etc); processos operacionais (exemplo: fazer contatos); processos de aprendizado (exemplo: conhecer a oferta), dentre outros.

Gerência de Processos. É o conjunto de atividades de planejamento e monitoramento de processos. Quando gerenciamos processos buscamos alinhar ciclicamente, objetivos, necessidades, atividades, sistemas, inteligência, ferramentas, comportamentos, capacidades e resultados do processo. Isso gera mais consciência  sobre o ambiente e a nossa interação com ele,  aprendemos com o processo a controlar melhor nossas emoções e comportamentos e ações. Ficamos mais confiantes e motivados para fazer mudanças que nos mantenham na trilha do sucesso.

Método é uma forma inteligente de realizar um processo. A ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim. Podem existir vários métodos para realizar o mesmo processo. Métodos usam ferramentas. Existem vários conceitos de Método:

  • Método é o “caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado”
  • Método é a forma de proceder ao longo de um caminho.
  • Os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam o pensamento, traçam de modo ordenado a forma de proceder , ao longo de um percurso para alcançar um objetivo.
  • Método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim.
  • É o caminho a seguir para chegar a verdade.

Ferramentas são instrumentos para desenvolver habilidades técnicas e emocionais. Mudamos comportamentos com ferramentas adequadas . Tal como processos, as ferramentas acumulam conhecimento, emoções, sentimentos e ajudam a desenvolver e alinhar comportamentos. Toda a ferramenta bem utilizada carrega o “suor do seu dono”. Determinadas ferramentas são mais indicadas para planejar. Outras para executar. Outras para desenvolver a autoconsciência, outras para aumentar a fluência no contato, e assim por diante. Pessoas habilidosas são cheias de ferramentas. Saiba  mais >>> Ferramentas cognitivas

Conclusão: Diga os  processos, métodos e ferramentas que usas que eu te direi quem és.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos