Habilidades Emocionais

Quais são as habilidades emocionais mais demandadas?

As pessoas e empresas buscam várias habilidades emocionais nas contratações e relações pessoais e profissionais. Essas são as mais frequentes:

  1. Adaptação – ajustar(-se), acomodar(-se) ou encaixar(-se) [uma coisa a outra].
  2. Administração do tempo – priorizar atividades, delegar, cumprir prazos.
  3. Aprendizado – adquirir conhecimento, habilidade ou comportamentos.
  4. Autocontrole –  controlar o comportamento (*).
  5. Bom Senso – capacidade combinada para sentir,  perceber, entender e julgar uma situação.
  6. Comprometimento – empenhar (se), tomar parte, envolver (se) para alcançar um objetivo.
  7. Colaboração – contribuir para realizar algo ou ajudar alguém a alcançar um objetivo.
  8. Conduta – modo de agir, de se portar, de viver.
  9. Confiança – probidade moral, sinceridade, lealdade , crédito, fé.
  10. Consciência – sentimento e conhecimento que permite compreender a si mesmo (*).
  11. Coragem – determinação, perseverança.
  12. Disciplina – obediência às regras, aos superiores, a regulamentos, aos planos.
  13. Disposição – estado de espírito favorável; vontade, animação, entusiasmo.
  14. Empatia – capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente(*).
  15. Entusiasmo – força interior que impele a criar ou a agir com ardor e satisfação.
  16. Escutar – estar consciente do que está ouvindo
  17. Ética – regras e preceitos de valor e moral de um indivíduo,  grupo social ou sociedade.
  18. Etiqueta – regras de conduta para destacar a importância das pessoas.
  19. Fidelidade – lealdade, constância de hábitos e atitudes. Respeito por alguém ou algo.
  20. Humor – estado de espírito ou de ânimo.
  21. Integridade – característica daquilo que se apresenta ileso, intacto.
  22. Lealdade – fidelidade aos compromissos assumidos.
  23. Moral – bons costumes e preceitos estabelecidos por um determinado grupo social
  24. Motivação – vontade de satisfazer novas necessidades.
  25. Persuasão – levar outra pessoa (ou a si mesmo) a acreditar ou fazer alguma coisa.
  26. Resolver conflitos – avaliar a situação, problema, implicação e imagem de solução.
  27. Resolver problema – avaliar a situação, problema, implicação e imagem de solução.
  28. Respeito – estima ou consideração por alguém ou algo.
  29. Sociabilidade – capacidade de rapport e influenciar as pessoas (*).
  30. Solidariedade – pronto a ajudar, defender ou acompanhar alguém.
  31. Sorrir – transparecer (algo) de modo agradável; mostrar-se radioso.
  32. Tomar decisão – entender, equacionar e decidir.
  33. Outros.

Segundo Goleman, em seu livro, Inteligência Emocional, existem 5 habilidades fundamentais que definem a inteligência emocional: autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade. Pessoas com essas habilidades identificam as suas emoções e as dos outros com mais facilidade, se alinham e influenciam, se automotivam mesmo diante de frustrações e desilusões. Essa segmentação em 5 habilidades  é uma tentativa, bem sucedida,  de simplificar e entender os nossos comportamentos e emoções, e à partir daí  expandir a nossa percepção sobre nós mesmos e o nosso entorno.


Saiba mais. Inteligência Emocional, Habilidades Técnicas e Emocionais, Inteligência Competitiva


Exercício: Qual a Habilidade Emocional que devo dar atenção agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos