Sorrir

Sorriso: o que significa e qual o seu efeito?

Sorrir é transparecer ou se revelar de forma agradável, estimular, animar a si e outra pessoa.  

Antoine de Saint-Exupéry diz: “No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.


A importância do Sorriso


O sorriso funciona como um cartão de visita 

Fortalece as nossas relações com o mundo exterior, estimula a criatividade e torna o ambiente de trabalho mais agradável.

O sorriso traduz o estado da alma

É um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri e como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas não corram tão bem: tudo se resume na harmonia interior.

O sorriso é uma das formas de comunicação mais poderosas. Fala, sem nada dizer

Dá coragem, força, alegria, bem-estar, felicidade e esperança para quem sorri e para quem recebe o sorriso.

Talvez a importância não esteja no sorriso, mas na emoção por trás dele

Um sorriso verdadeiro pode ajudar a enfrentar um medo, pode ajudar a tomar uma decisão ou pode simplesmente dar felicidade.

Sorriso e saúde bucal

Muitas pessoas não sorriem pelo fato  de terem uma saúde bucal debilitada ou não estarem satisfeitos com a estética do sorriso. A autoestima e o cuidado bucal são importantes para a valorização dos relacionamentos profissionais, sociais e afetivos. Muitos são os casos em que  a vergonha de sorrir afeta a vida das pessoas em seu cotidiano.

Sorriso e aparência

A fisionomia de quem não tem hábito de sorrir é sempre fechada, triste, amarrada e emburrada. Você deseja ser visto pelo seu cliente assim? Não!


Check list para Sorrir

Veja boas práticas para sorrir de forma verdadeira e fazer boas conexões emocionais!


Sorrir de forma verdadeira.  Um sorriso dado com sentimentos reais ilumina todo o rosto (mexe com toda a musculatura do rosto), não somente os lábios – esse é o maior indício de que alguém está sendo sincero. Exercite agora.

Exercitar o sorriso. Os músculos faciais são desenvolvidos como qualquer outro músculo do corpo, para facilitar na hora de abrir um sorriso,  rejuvenescer e conferir um aspecto saudável ao rosto. Estique os cantos dos lábios e segure por 10 segundos; ainda nessa posição, abra ligeiramente a boca e mantenha assim por mais 10 segundos. Repita esse exercício,  com os lábios ainda mais esticados. Exercite agora.

Sorrir com os olhos. Os olhos são essenciais para o sorriso. Pratique de frente para um espelho. Cubra a boca com a mão e veja como seus olhos se comportam quando você sorri; os olhos são essenciais para o sorriso verdadeiro. Exercite agora.

Sorrir para sorrir. As pessoas costumam sorrir quando estão felizes, mas sorrir em outros momentos pode fazer a sensação de alegria surgir. Como nos sentimos não depende só da química cerebral, mas da postura física também; podemos usar os músculos do rosto nesse sentido, sorrir para dar vontade de sorrir ainda mais. Exercite agora.

Envolver-se com pessoas alegres. Assim como bocejar, sorrir é contagioso e sentimos vontade de expressar isso quando vemos pessoas expressivas. Pessoas que sorriem passam uma aura de positividade difícil de resistir. 

Controlar pensamentos. Ter pensamentos alegres. Relembrar um momento positivo e marcante ou pensar em alguém querido também pode melhorar seu humor e sua habilidade em sorrir. Visualize a pessoa ou situação e, quando estiver conversando com alguém, mentalize a ocasião. Essa técnica pode ser usada até quando falar pelo telefone ou internet. Conseguimos detectar se uma pessoa está sorrindo do outro lado da linha e o mesmo vale para os emails. Exercite agora.

Tratar da saúde bucal. Se o problema é mostrar os dentes, faça o que for necessário para melhorar esse aspecto de sua aparência para se sentir melhor, como escovação, gengiva, clareamento e assim por diante.


O sorriso é a primeira coisa a ser feita num contato, mesmo se for por telefone.


Saiba mais. Conexão emocional, Despertar a atenção, Habilidades técnicas e emocionais, Habilidades emocionais mais frequentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos