O Olhar

Qual a importância do olhar na Comunicação?

O Olhar tem influência direta na comunicação – você parecerá um ouvinte melhor, será um orador mais eficiente e terá uma presença mais cativante.

Estabelecer um bom contato visual é um aspecto difícil, porém essencial, da comunicação. Para aprimorar sua habilidade de olhar as pessoas nos olhos e passar a impressão certa, você pode praticar o contato visual tanto sozinho como em conversas.

Fique o mais relaxado possível. Como acontecea em qualquer atividade, quanto mais se pensa sobre ela, maior a ansiedade e o constrangimento. Tal nervosismo pode ser erroneamente interpretado como desonestidade, fazendo com que você perca o progresso que atingiu.

Foque em um único olho. Na realidade, é bem difícil manter o olhar fixo nos dois olhos da outra pessoa. O mais comum é focar apenas um deles ou um ponto fixo do rosto em vez de ambos de uma vez. Se ajudar, tente alternar o olhar entre um olho e outro em vez de fixar apenas um. Passe dez segundos, ou algo assim, olhando para um, depois olhe para o outro.

Encontre um ponto próximo para fixar o olhar. Olhar para o dorso do nariz, uma sobrancelha ou para a região abaixo dos olhos cria a ilusão de contato visual sem gerar a ansiedade que o verdadeiro contato visual traz. A outra pessoa será incapaz de notar a diferença, e você poderá se concentrar melhor no que o interlocutor diz e nas habilidades necessárias para ser um bom debatedor.

Balançar a cabeça ou fazer outros gestos enquanto ouve. Será preciso interromper o contato visual de vez em quando, e fazer algum tipo de gesto o ajudará a disfarçar isso sem causar desconforto. Risadas, acenos de cabeça e sorrisos são boas oportunidades para se desviar o olhar. Assim, você parecerá natural e confortável, ao mesmo tempo em que terá uma oportunidade para fazer uma tão necessária pausa do contato visual.

Tente manter os olhos bem focados ao falar e ouvir. Uma coisa é fixar os olhos ao ouvir o interlocutor, mas é mais difícil manter o contato quando se está pensando no que responder. Não tenha medo de interromper o contato ocasionalmente, porém tentando manter face e olhos virados para a frente enquanto você fala.Olhar para cima ao falar pode sugerir que você está mentindo, ao passo que olhar para baixo pode ser interpretado como um sinal de confusão. Por isso, o melhor é olhar para a frente, ainda que se sinta desconfortável e não consiga manter o contato visual por muito tempo. Olhe para a orelha ou o queixo da outra pessoa — em suma, para qualquer lugar que não seja para baixo ou para cima.

Treine para se lembrar de fazer contato visual. Em grande medida, a capacidade de manter o contato visual reside apenas em saber que ele é necessário.

Pratique com a televisão. Uma das maneiras mais fáceis de se praticar sozinho o contato visual é usar a televisão. Olhando diretamente para os rostos dos personagens na tela, tente praticar as habilidades necessárias para interações sociais do mundo real. Obviamente, fazer contato visual com os rostos da televisão é bem diferente do que com gente de verdade. O objetivo desse exercício é treinar essa habilidade, e não recriar a sensação proporcionada por uma conversa de verdade.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos