Cibercrime

O que é cibercrime e quais são as suas categorias?

O cibercrime, também chamado de crime informático, é qualquer atividade ilegal que envolve um computador ou dispositivo conectado à rede, como um telefone celular.

Pode ser segmentado em 3 categorias:

  • Crimes em que o dispositivo de computação é o alvo, por exemplo, para obter acesso à rede;
  • Crimes em que o computador é usado como arma, por exemplo, para iniciar um ataque de negação de serviço ( DoS );
  • Crimes em que o computador é usado como acessório para um crime, por exemplo, quando do uso deum computador para armazenar dados obtidos ilegalmente.

Envolve uma ampla gama de atividades maliciosas, incluindo a interceptação ilegal de dados, interferências do sistema que comprometem a integridade e a disponibilidade da rede e infrações de direitos autorais. Outras formas de cibercrime incluem o jogo ilegal, a venda de itens ilegais como armas, drogas ou produtos falsificados, bem como a solicitação, produção, posse ou distribuição de pornografia infantil.

O cibercrime tem a característica peculiar de que a vítima e o criminosos nunca estão em contato direto; em muitos casos, são separados por milhares de quilômetros. Para reduzir ainda mais as chances de detecção e acusação, os cibercriminosos geralmente optam por operar em países com leis de cibercrimes fracas ou inexistentes. Devido à velocidade, conveniência, o anonimato e a falta de fronteiras, permite ao computador realizar, mais facilmente, vários crimes financeiros, tais como roubo, lavagem dinheiro, fraude, perseguição , assédio moral, dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos