Processo de Planejamento

O que é o Planejamento e qual o seu propósito ?

Propósito do Planejamento

O planejamento é uma jornada, bem estruturada, para reduzir riscos, incertezas, prover confiança, informar, compromissar e suportar decisões, para atingir um objetivo. Reduz o tempo e esforço necessários para atingir o objetivo.

Planejamento é um Processo

O Planejamento é o processo de pensar e organizar as atividades e recursos necessários para alcançar um objetivo desejado. Envolve previsão,  preparação, ação, avaliação da ação e ajustes, diante de cenários prováveis. Gera planos sucessivos, um conjunto temporal de ações para atingir um objetivo. Quando definimos o planejamento como um processo, significa constantes melhorias ao longo do tempo. Na perspectiva de negócios, planejar significa buscar o constante alinhamento entre as expectativas dos clientes e da empresa. Não é algo estático, pelo contrário é um processo dinâmico.


Planejamento e PDCA

Veja a figura. Ela resume o método PDCA de 4 passos (engrenagens) – Planejar, Desempenhar, Checar e Ajustar.  A figura destaca o planejamento e o seu papel; ilustra as outras etapas e lista 20 atividades fundamentais para executar atividades de forma correta, consistente e atingir objetivos.


Investir em habilidades de planejamento é um esforço que vale à pena

Planejamento é uma propriedade fundamental do “comportamento inteligente” e gerenciamento das empresas. Não é pouco frequente encontrar dúvidas com relação à natureza dinâmica e procedural do planejamento e dos seus principais produtos, insumos, recursos e sistemas de suporte e atividades.


 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos