Planos Empresariais

O que é um Plano?

Figura. Plano de Ação = metas + recursos + ações + cronograma + responsáveis + KPIs.

  • O planejamento gera PLANOS de forma interativa, participativa, comunicativa e conversacional.
  • Um PLANO é o caminho proposto para o futuro.
  • Um PLANO é uma lista de ações com detalhes de tempo , recursos e responsáveis ​​para atingir objetivos e metas; é um documento “vivo”, que deve ser “revisado continuamente”.
  • O PDCA é um método que ajudar a gerar, executar, checar e ajustar PLANOS continuamente.
  • Um PLANO pode ser formal (criado por  empresas) ou informal (criado por indivíduos para um propósito específico).
  • Um bom PLANO gera informações, confiança, reduz riscos e incertezas e suporta decisões.
  • PLANOS permitem responder perguntas do tipo: esse negócio é viável? Quando e como poderei atingir esse objetivo de negócio? Como entregar esse projeto em junho? Como atender com os SLAs exigidos em contrato? Quais os KPIs a serem utilizardos para suportar os SLAs? Quais são as etapas mais críticas que podem dar errado? Que variáveis ou situações podem ter maior impacto nos resultados?
  • Um PLANO prepara  você e a empresa para o futuro, cria foco, une as pessoas em direção aos objetivos comuns, facilita o trabalho cooperado, administração e economia de tempo e recursos.

Quais as características de um bom Plano?

Figura. Qualidades do plano = claro + quantificado + focado + realista + acordado.

Quais as “qualidades fundamentais” de um Plano, seja ele qual for?

  • Claro – declaração inequívoca de “exatamente” o que deve ser feito.
  • Quantificado – o resultado previsto de cada atividade deve ser quantificado, para que seu desempenho possa ser monitorado.
  • Focado – seleciona as questões principais – vide regra 80:20 (Pareto) – “20% do esforço gera 80% dos resultados”.
  • Realista – o desafio é percebido como alcançável.
  • Acordado – ou ecológico; o objetivo interessa à todos.

Reflita sobre eses critérios …compare com os critérios SMART e 5 W2H …

Quais são os planos mais frequentes nas empresas?

Figura. Planos empresariais = negócio + estratégia + operação + marketing + vendas + …

No ambiente empresarial existem vários tipos de PLANOS para diferentes propósitos: criar a empresa, estabelecer o futuro e posicionamento no mercado, planejar o dia a dia; identificar e atrair o mercado alvo, suportar as operações da empresa, prospectar clientes. promover e vender, e assim por diante.

  • PLANOS DE NEGÓCIO para avaliar a viabilidade de negócios e obter financiamento de bancos e investidores.
  • PLANOS ESTRATÉGICOS desenvolvidos pelos líderes da empresa; envolvem missão, visão, valores, objetivos e estratégias de longo prazo; são referências para os demais planos empresariais.
  • PLANOS OPERACIONAIS são de curto prazo, tipicamente de até 1 ano, são alinhados e desdobrados dos planos estratégicos; estão relacionados aos departamentos ou áreas da empresa.
  • PLANOS DE MARKETING descrevem as estratégias do mix de marketing 7Ps – produto, preço, promoção, praça, processos, pessoas e evidências  – para atingir as metas de negócio no mercado alvo.
  • PLANOS DE VENDA  são desdobramentos do plano de marketing e focam em transformar cliente potenciais em clientes.
  • PLANOS FINANCEIROS, PLANOS de TI, são outros exemplos e a lista não para por aqui.

 

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