Plano de marketing complemento

Propósito do Plano de Marketing

  • Definir metas de marketing para o próximo ano, alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
  • Descrever a situação atual de marketing da empresa, mercado-alvo e estratégia 7P (mix de marketing) para atingir as  metas de marketing.
  • Dados históricos, pesquisa
  • e análise da situação do mercado (clientes e volume de vendas), concorrência, orçamentos, previsões de vendas e  financeiras. 
  • Analisar o ambiente externo e interno – SWOT.
  • Analisar os mercados (segmentos, posicionamento, tamanho).
  • Definir recursos e orçamentos necessários.
  • Avaliar o retorno potencial dos investimentos em marketing.
  • Planos de Ação – Planos de ações das várias áreas para monitoramento e comunicação e alinhamento organizacional; planos de incentivos de venda para motivar e recompensar; alinhar as atividades de marketing com a missão da empresa.
  • Cooperar com a “visão corporativa”

 

Conteúdo do plano de marketing editar ]

Um plano de marketing para uma pequena empresa normalmente inclui a descrição dos concorrentes, incluindo o nível de demanda pelo produto ou serviço e os pontos fortes e fracos dos concorrentes.

  1. Descrição do produto ou serviço, incluindo características especiais
  2. Orçamento de marketing , incluindo o plano de publicidade e promocional
  3. Descrição do local da empresa, incluindo vantagens e desvantagens para o marketing
  4. Estratégia de preços
  5. Segmentação de mercado

Organizações de médio e grande porte editar ]

Os principais conteúdos de um plano de marketing são: [9]

  1. Sumário executivo
  2. Análise Situacional
  3. Análise SWOT
  4. Objetivos
  5. Estratégia de marketing
  6. Programa de Ação (o plano de marketing operacional para o período em análise)
  7. Previsão financeira
  8. Controles

Em detalhes, um plano de marketing completo normalmente inclui: [9]

  1. Sumário executivo
  2. Situação atual
    • Ambiente Externo – econômico, jurídico, governamental, tecnológico, ecológico, sociocultural, fornecedores.
    • Mercado – definição, tamanho, segmentação, grupos estratégicos, análise das 5 forças de Porter, participação, pontos fortes e fracos da concorrência, tendências.
    • Consumidor – processo de decisão de compra, participantes, demografia, psicografia (personalidade, valores, opiniões , atitudes , interesses e estilos de vida), motivação e expectativas.
    •  Ambiente Interno – recursos (finanças, pessoas, tempo, habilidades), objetivos (empresariais, financeiro, marketing, longo prazo), modelo de negócio, missão, visão, cultura organizacional)
  3. Análise de SWOT.
  4. Pesquisa de marketing – mix de marketing x comportamento do consumidor.
  5. Estratégia de marketing – mix de marketing e segmentações (produto, segmento de cliente, geografia, canal de distribuição.
  6. Implementação
    • pessoal (responsabilidades, incentivos, treinamento de vendas)
    • financeiro
    • sistemas de informação de gerenciamento (coordenação, controle, análise e visualização de informações)
  7. Resumo financeiro – previsões e suposições
  8. Análise de Cenários – cenários futuros x plano de ação para cada cenário)
  9. Controles – indicador de desempenho e mecanismos de feedback

Medição do progresso editar ]

O estágio final de qualquer processo de planejamento de marketing é estabelecer metas (ou padrões) para que o progresso possa ser monitorado. Consequentemente, é importante colocar tanto quantidades quanto prazos nos objetivos de marketing (por exemplo, capturar 20% do valor do mercado dentro de dois anos) e nas estratégias correspondentes. Os profissionais de marketing devem estar prontos para atualizar e adaptar os planos de marketing a qualquer momento. O plano de marketing deve definir como o progresso em direção aos objetivos será medido. Os gerentes geralmente usam orçamentos, cronogramas e métricas de marketing para monitorar e avaliar os resultados. Com o orçamento, eles podem comparar as despesas planejadas com as despesas reais para determinado período. As agendas permitem que o gerenciamento veja quando as tarefas deveriam ser concluídas e quando elas realmente estavam.

Mudanças no ambiente significam que as previsões geralmente precisam ser alteradas. Juntamente com estes, os planos relacionados também podem precisar ser alterados. O monitoramento contínuo do desempenho, em comparação com metas predeterminadas, representa um aspecto importante disso. No entanto, talvez ainda mais importante seja a disciplina forçada de uma revisão formal regular. Novamente, como nas previsões, em muitos casos, o melhor (mais realista) ciclo de planejamento girará em torno de uma revisão trimestral. O melhor de tudo, pelo menos em termos dos aspectos quantificáveis ​​dos planos, se não a riqueza de detalhes de apoio, é provavelmente uma revisão trimestral – planejando um ano à frente de cada novo trimestre. Claro, isso absorve mais recursos de planejamento; mas também garante que os planos incorporem as informações mais recentes,

Os planos só têm validade se forem realmente usados ​​para controlar o progresso de uma empresa: seu sucesso está na sua implementação, não na escrita ”.

 

  • Concorrência : O plano de marketing deve identificar a concorrência da organização. O plano deve descrever como a organização se destacará de sua concorrência e o que fará para se tornar um líder de mercado.
  • Estratégias de plano de mercado : Desenvolver as estratégias de marketing e promoção que a organização usará. Tais estratégias podem incluir publicidade, marketing direto, programas de treinamento, feiras, website, etc. [3]
  • Orçamento do plano de marketing : as estratégias identificadas no plano de marketing devem estar dentro do orçamento. Os gerentes de alto escalão precisam revisar o que esperam realizar com o plano de marketing, rever sua situação financeira atual e depois alocar fundos para o plano de marketing. [3]
  • Metas de marketing : o plano de marketing deve incluir metas de marketing atingíveis. Por exemplo, um objetivo pode ser aumentar a base atual de clientes em 100 em um período de três meses. [3]
  • Mix de Marketing: O plano de marketing deve avaliar o mix de marketing apropriado. Isso inclui configurar o marketing do produto, preço, local e promoção. Esses quatro elementos são modificados até que a melhor combinação tenha sido encontrada para atender às necessidades do cliente do produto, o que resultaria na máxima lucratividade da empresa.
  • Monitoramento dos resultados do plano de marketing : O plano de marketing deve incluir o processo de análise da posição atual da organização. A organização precisa identificar as estratégias que estão funcionando e as que não estão funcionando. [3]

 

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