GEEDDS MPLS

Quais são os benefícios GEEDDS do MPLS?

O MPLS apresenta uma série de características que potencializam muitos benefícios para os serviços que suporta.

Uma forma mneumônica é grupá-los em 5 categorias que denominamos de Matriz de Valor GEDDS – Gerência, Economia, Escalabilidade, Disponibilidade, Desempenho e Segurança:

  • Gerência. Roteadores de clientes mais simples, Topologia mesh. Terceirização da a administração de rede para o provedor.
  • Economia. O MPLS provê roteadores de clientes mais simples, minimizando investimentos e custos de operação. É mais eficiente do que tecnologias anteriores em todas as dimensões.
  • Escalabilidade. O MPLS é de natureza peer-to-peer, com alta flexibilidade para configurar topologias. A adição de um novo site na rede exige a configuração apenas do próprio site – não necessita intervenção na rede como um todo. Variedade de Interfaces: o MPLS permite o acesso de diversos tipos de interfaces e protocolos de camada 2 (vide Modelo OSI). O acesso à camada de serviços MPLS pode ser via Frame Relay, E1, SDH, xDSL, MetroEthernet, GPRS, WiFi e WiMax.
  • Desempenho. QoS: o backbone MPLS permite implantar QoSpara diferentes tipos de tráfego – voz, dados, vídeo. Altas velocidades: é implantado em roteadores criando um backbone MPLS que permite a oferta de portas para a formação de redes corporativas em velocidades que vão de 64Kbps até 10Gbps. MulticastO tráfego “multicast” é um tráfego que vai de uma origem para vários destinos (1 para n), simultaneamente, tipicamente vídeo, TV e rádio. O MPLS permite o aproveitamento de banda e facilita a implantação de aplicações “multicast”.
  • Disponibilidade. Alta disponibilidade:O backbone MPLS é um backbone de alta disponibilidade devido à facilidade para definir rotas alternativas de tráfego e do rápido re-roteamento do tráfego para estes caminhos alternativos através do Traffic Engineering (aplicação de gerência de tráfego para provedores de serviços, para melhorar o desempenho da rede).
  • Segurança – A comutação por “labels” do MPLS isola os serviços do backbone IP, tornando-os “invisíveis” pelo nível 3, resultando em redes altamente seguras.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos