Metro Ethernet e Tecnologias de Rede

Quais as tecnologias de rede que suportam os serviços Metro Ethernet?

A oferta de serviços Metro Ethernet pode utilizar algumas alternativas tecnológicas. De acordo com a abrangência geográfica e capacidade da rede utiliza-se um núcleo de fibras ópticas interligados em anéis para garantir a disponibilidade do sistema. Em caso de rompimento da fibra em um sentido o tráfego segue no sentido oposto do anel.

As opções tecnológicas para criar uma rede de acesso Metro Ethernet sobre anéis de fibras ópticas são:

  1. Utilizar a rede SDH existente para ofertar enlaces ponto a ponto ethernet. As tecnologias SDH são próprias para a oferta de enlaces ponto a ponto nas velocidades de 2Mbps, 155Mbps e 622Mbps. Entretanto, a nova geração de multiplexadores SDH inseriu portas Ethernet de 10Mbps, 100Mbps e 1Gbps em seu portifólio.
  2. Utilizar uma rede de switches L2 ou L3 interligados através de fibras formando um anel urbano. Com o uso de interfaces especiais para longas distâncias, um switch pode se conectar a outro sobre fibra escura em até 70Km. A rede de switches guarda todas as características das redes de switches corporativos acrescentando ainda a possibilidade de utilizar MPLS.
  3. Utilizar plataformas Wireless. Eis 2 alternativas tecnológicas atualmente utilizadas para redes Metro Ethernet: uso de WiMax fixo para oferta de serviços ponto multiponto, interfaces de clientes são ethernet e configuração de VLANs e outras funcionalidades de switches. Uso de rádios ponto multiponto que operam em faixas não licenciadas de 5,4GHz e 5,7GHz.

Até logo!

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos