Ferramentas Cognitivas

O que é Cognição?

É o processo de aquisição de conhecimento e envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

O que é Aprendizagem Cognitiva?

É o uso da tecnologia, artefatos e ferramentas cognitivas, para ajudar a aumentar o desempenho do processo de cognição. Isto é, ajudar a pessoa a pensar mais significativamente e assumir a propriedade do seu conhecimento, ao invés de simplesmente reproduzir o que foi transmitido; estimular o pensamento crítico e a construção dos seus próprios conhecimentos. Ganhar o hábito de desenvolver e usar  “ferramentas mentais”, empregar tecnologias e transcender as limitações da mente, como a memória, por exemplo, em atividades de pensamento.

O que são Ferramentas Cognitivas?

  • São artefatos ou instrumentos que se destinam a facilitar o processamento de aquisição de conhecimento (cognitivo)
  • São coisas feitas para melhorar as habilidades cognitivas: listas de tarefas, lembretes, fórmulas, bases de dados, planilhas, ambientes de construção colaborativa on-line de conhecimentos, …,  ou até uma linha amarrada no dedo.
  • São ferramentas não inteligentes, ou seja, dependem da pessoa para fornecer a inteligência.
  • Ajudam a pensar de maneira mais significativa, expressar bem o que se quer dizer ou transmitir de forma interessante.
  • São controladas pela pessoa e ajudam a pessoa a assumir a propriedade de seus conhecimentos.
  • Ajudam a executar atividades mais complexas e construir o conhecimento ao invés de memorizá-lo.
  • A tecnologia e o computador são  “parceiros” ou ferramentas mentais” para estimular e aproveitar ao máximo potencial cognitivo da pessoa, construir e representar o conhecimento e transcender as limitações da mente, como a memória, por exemplo.

Quais os benefícios das Ferramentas Cognitivas?

  • Focar o processo de aprendizado no exercício e reflexão, ao invés da transferência de conhecimento.
  • Capacitar as pessoas a projetar as suas próprias representações de conhecimento, ao invés de representações preconcebidas.
  • Apoiar o pensamento reflexivo profundo.
  • Servir para registrar conhecimento.
  • Permitir um “aprendizado ativo”.
  • Prover cenários guiados e suportados por facilitadores.
  • Prover ambientes de aprendizagem presencial, em time e ambientes virtuais colaborativos.

Quais 4 principais funções das ferramentas cognitivas?

  1. Buscar Informações. Recuperar e identificar informações em situações de aprendizado, planejamento e execução de atividades (banco de dados e motores de busca).
  2. Apresentar Informações. Num formato significativo e apropriado (ferramentas de apresentação, gráficos e mapas conceituais).
  3. Organizar o Conhecimento. Organizar é a maneira mais fácil de melhorar a vida, a reflexão, as habilidades técnicas e emocionais. Consiste em classificar, ordenar e agrupar em categorias. Coisas que estão em seu lugar são mais facilmente encontradas e exigem um mínimo de atenção. Para classificar coisas, precisamos de pelo menos um ponto de referência conhecido. Pontos de referência, então, são muito importantes e são a base para avaliação, indexação ou comparação.Estabelecer pontos de referência exige decisões refletidas, mas uma vez que as decisões são tomadas, a estrutura e o processo, podem ser utilizadas e aprimoradas, indefinidamente. A classificação em uma estrutura estabelecida é muito mais rápida do que ter de refletir e decidir sobre cada item, evento ou contato que encontrarmos. Quando encontramos algo novo, um atributo de valor novo, podemos classificá-lo em separado (novidade), depois integrá-lo em um  grupo já existente, ou criar um novo grupo. Podemos criar subcategorias, e assim por diante.
  4. Integrar Conhecimento. Conectar a informação nova ao conhecimento prévio e avaliar o aumento do conhecimento (ferramentas de mapeamento, simuladores, discussões, conferências, videostreaming, podcasting, …)

O que é instrumentação cognitiva?

INSTRUMENTAÇÃO = FERRAMENTA + AMBIENTE DE TAREFA

 

 

Instrumentar é o processo de transformar um artefato em um instrumento da atividade do dia a dia. Tem 2 passos fundamentais:

  • Primeiro passo:  moldar ou adaptar o artefato de acordo com as necessidades e exigências locais da atividade. Neste particular, o ambiente de aprendizado tecnológico, os participantes e facilitadores, projetos de construção de conhecimento a serem perseguidos, tem um papel crítico neste processo de instrumentação.
  • Segundo passo: foca no desenvolvimento e cultivo de práticas pessoais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta como um instrumento na atividade de construção do conhecimento.

O processo de instrumentalização é gradual, leva tempo e depende do nível de inteligência competitiva do ambiente.


Cognição ou processo de aprendizado pode ser significativamente melhorado pelo uso de ferramentas mentais (ou cognitivas).

As ferramentas cognitivas nos ajudam buscar, apresentar, organizar e integrar informações e ampliar o nosso conhecimento e inteligência.

Qualquer ferramenta precisa ser instrumentaliza : 1) adaptação ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais para usar a ferramenta de forma produtiva.


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