Conceitos, Definições e Palavras Chaves

O que é um Conceito?

Por exemplo, o conceito árvore pode ser representado (ou definido) de várias formas e linguagens.

Um Conceito descreve o que entendemos sobre uma realidade
  • É aquilo que a mente concebe ou entende.
  • É uma representação ou símbolo mental de alguma coisa e seu funcionamento, de forma universal.
  • É uma formulação de uma ideia por meio de definições, palavras chaves ou recursos visuais, como mapas mentais e mapas conceituais.
  • É uma unidade de conhecimento ou algo com significado
  • É um componente importante do processo de aprendizado

Qual a utilidade dos Conceitos?

De uma forma geral, conceitos constroem ideias na nossa mente,  que constroem atitudes, como acreditar, duvidar, querer saber, aceitar, etc., que constroem a compreensão dos pensamentos cotidianos e crenças, tal como explicitado na expressão:

CONCEITO > IDEIAS > ATITUDES > COMPREENSÃO > PENSAMENTO > CRENÇAS > SENTIMENTOS > COMUNICAÇÃO > DECISÃO > ...
  • Conceito é um pilar do processo de aquisição de conhecimento.
  • Os nossos pensamentos são distinguidos uns dos outros pelos conceitos.
  • As nossas proposições expressam conceitos.
  • A compreensão e interação com o mundo envolve conceitos e a compreensão deles.
  • Quando mudamos conceitos, mudamos ideias, atitudes, percepção, pensamento e crenças.
  • Usamos conceitos para para categorizar, memorizar , tomar decisão , aprender e inferir.
  • Os conceitos são armazenados na memória de longo prazo das pessoas e são fundamentais no marketing e vendas, funcionam como referências, unidades de sentimentos e emoções  para despertar atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação – ACIDA.

Em marketing, “um conceito criativo é uma grande ideia”, está embutido numa marca ou proposta de valor de uma oferta, para captar o interesse do público, influenciar resposta emocional e os inspirar a agir (ACIDA). É um tema unificador que pode ser usado em todas as mensagens de um campanha de marketing, apelos à ação, canais de comunicação e públicos-alvo.

O que é uma Definição?

DEFINIÇÃO é um conjunto de PALAVRAS CHAVES que descrevem um CONCEITO.

As duas fórmulas abaixo, definem a relação entre conceito, definição e palavra chave:

CONCEITO = DEFINIÇÃO 1 + DEFINIÇÃO 2 + ... + DEFINIÇÃO N
DEFINIÇÃO = PALAVRA CHAVE 1 + PALAVRA CHAVE 2 + ... + PALAVRA CHAVE N.

Qual a utilidade das Definições?

  • Descrever o significado e limites de um conceito, ou alguma coisa.
  • Estabelecer precisão e perspectiva de um conceito.
  • Garantir que o leitor compreenda a essência dos conceitos.
  • Escolher conceitos ou palavras chaves de compreensão mais fácil daquilo (conceito ou palavra) que queremos definir.
  • Testar e garantir a consistência dos conceitos; por exemplo, se os conceitos usados numa definição carecerem eles mesmos de esclarecimento, a definição proposta não terá utilidade.

O que é uma palavra chave?

PALAVRAS CHAVES são palavras que resumem o conceito e servem de referência a pesquisas; um único conceito ou suas definições  pode conter várias palavras-chave.

Qual a utilidade do uso de palavras chaves?

  • São referências ou  “termos de indexação” para nomear ou grupar objetos dentro de uma mesma categoria.
  • Desempenham um papel importante no processo de otimização de mecanismo de pesquisa ( Search Engine Otimization) que afeta a visibilidade on-line de um site ou de uma página da Web nos resultados “não pagos” de pesquisas da Web.
  • São usadas por blogueiros, criadores de conteúdo on-line para classificar uma página da Web em um determinado tópico.
  • São usadas para publicidade de palavras-chave, uma forma de publicidade on-line, onde o comerciante paga (Google)
  • Clusterização de palavras-chave , uma prática de otimização de mecanismos de pesquisa.
  • Densidade de palavras-chave , com que frequência uma palavra-chave aparece na página da web

Exemplo de usos de Conceitos, Definições e Palavras Chaves

A seguir são apresentados alguns exemplos de como podemos facilitar o processo de conceituação e elaboração de estratégias (conjunto de ações) utilizando conceitos, definições e palavras chaves.


Exemplo: Conceituar CONFIANÇA.

Você está diante de uma situação que precisa  se sentir confiante e quer passar confiança no seu entorno. Qual a estratégia que você usaria?

Solução. Veja a seguir um exemplo de como definir conceitos via palavras chave:

  • Passo 1. Ver Lista de Habilidades Emocionais, representados por palavras chaves;
  • Passo 2. À partir do passo 1, DEFINIR CONFIANÇA com 7 PALAVRAS CHAVES = ASSERTIVIDADE, AUTOESTIMA, CLAREZA, CRENÇA, DECISÃO, FIRMEZA, POSICIONAMENTO (por exemplo); como uma primeira aproximação.
  • Passo 3. À partir do passo 2, DEFINIR CONFIANÇA com 5 PALAVRAS CHAVES = ASSERTIVIDADE, AUTOESTIMA, CLAREZA, CRENÇA, DECISÃ;como uma segunda aproximação.
  • Passo 4. CONFIANÇA com 3 PALAVRAS CHAVES = CLAREZA, DECISÃO e AUTOESTIMA.
  • Passo 5. "Conceito de Confiança = "Confiança é um mixto de clareza, decisão e autoestima".

Observe que foi utilizada uma lista de definições de habilidades emocionais via palavras chaves (passo 1) especialmente elaborada para facilitar a conceituação dessas habilidades à partir de outras habilidade; após a  a aplicação de 3 filtros (7, 5 e 3) de seleção, chegamos a uma definição do conceito de confiança baseado em 3 palavras chave: clareza, decisão e autoestima (apoiada num contexto hipotico não definido aqui por questão de simplificação do exemplo).

Ou seja, num dado contexto você poderia aumentar a percepção de confiança com  atitudes e ações que demonstrem:

  • Clareza – entendimento, compreensão, percepção, perfeição, transparência.
  • Decisão – deliberação, resolução, parecer, juízo, definição, escolha, confiança, firmeza.
  • Auto estima – amor-próprio, brio, altivez, dignidade, honradez e orgulho.

Fica claro que não existe uma única definição de confiança e uma única estratégia de sentir e passar a percepção de confiança.

O objetivo aqui é demonstrar um método para “definir conceitos via palavras chaves”.


Outros exemplos …

Exemplo 2. Conceito GERÊNCIA.

  • Passo 1. Ver Lista de Atributos de Valor, representados por palavras chaves;
  • Passo 2. GERÊNCIA com 7 PALAVRAS CHAVES = ADMINISTRAÇÃO, AUTONOMIA, CONSOLIDAÇÃO, CONTROLE, EFICÁCIA, INTEGRAÇÃO, PLANEJAMENTO
  • Passo 3. GERÊNCIA com 5 PALAVRAS CHAVES = ADMINISTRAÇÃO, AUTONOMIA, CONSOLIDAÇÃO, CONTROLE, EFICÁCIA,
  • Passo 4. GERÊNCIA com 5 PALAVRAS CHAVES = ADMINISTRAÇÃO, CONTROLE, EFICÁCIA.
  • Passo 5. "Conceito de Gerência = "Gerência é um mixto de administração, controle e eficácia".

Conceito ECONOMIA.

  • Passo 1. Ver Lista de Atributos de Valor, representados por palavras chaves.
  • Passo 2. ECONOMIA com 7 PALAVRAS CHAVES = BENEFÍCIO, CUSTO, INVESTIMENTO, LUCRO, PREÇO, PRODUTIVIDADE, VALOR
  • Passo 3. ECONOMIA com 5 PALAVRAS CHAVES = VALOR, BENEFÍCIO, CUSTO, RISCO, PREÇO.
  • Passo 4. GERÊNCIA com 5 PALAVRAS CHAVES = VALOR, BENEFÍCIO, CUSTO.
  • Passo 5. "Conceito de Economia = "Economia é um mixto de valor, benefício e custo".

Conceito ATENDIMENTO.

  • Passo 1. Ver Lista de Atributos de Valor, representados por palavras chaves;
  • Passo 2. ATENDIMENTO com 7 PALAVRAS CHAVES = AUTOMAÇÃO, CANAIS, COMUNICAÇÃO, CONTRATAÇÃO, CONVENIÊNCIA, INTELIGÊNCIA, RAPIDEZ
  • Passo 3. ATENDIMENTO com 5 PALAVRAS CHAVES = AUTOMAÇÃO, CANAIS, COMUNICAÇÃO, CONTRATAÇÃO, CONVENIÊNCIA, INTELIGÊNCIA, RAPIDEZ
  • Passo 4. ATENDIMENTO com 5 PALAVRAS CHAVES = AUTOMAÇÃO, CANAIS, COMUNICAÇÃO.
  • Passo 5. "Conceito de Atendimento = "Atendimento é um mixto de automação, canais e comunicação".

Conceito DESEMPENHO.

  • Passo 1. Ver Lista de Atributos de Valor, representados por palavras chaves;
  • Passo 2. DESEMPENHO com 7 PALAVRAS CHAVES = QUALIDADE, CAPACIDADE, VELOCIDADE, USABILIDADE, DISPONIBILIDADE, RECUPERAÇÃO, RESILIÊNCIA
  • Passo 3. DESEMPENHO com 5 PALAVRAS CHAVES = QUALIDADE, CAPACIDADE, VELOCIDADE, USABILIDADE, DISPONIBILIDADE.
  • Passo 4. DESEMPENHO com 3 PALAVRAS CHAVES = QUALIDADE, USABILIDADE, DISPONIBILIDADE.
  • Passo 5. "Conceito de Desempenho = "Desempenho é um mixto de qualidade, usabilidade e didponibilidade".

Conceitos, Definições e Palavras chaves são ferramentas mentais, que  ajudam a aumentar o nosso conhecimento e inteligência; elaborar estratégias e propostas de valor.


Saiba mais. Aprender a AprenderComo se tornar mais inteligente?Ferramentas CognitivasConceitos, Definições e Palavras ChavesPerguntasMapa MentalMapa Conceitual.


Saiba mais. Conceitos de MarketingProposta de ValorPercepção do Consumidor, Atributos de Valor, Habilidades Emocionais.


 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos