Tipos de Ferramentas Cognitivas

Quais são os tipos de ferramentas cognitivas?

Veja um resumo dos tipos de ferramentas cognitivas e onde agregam valor:

  • Banco de Dados. Para complementar a aprendizagem do conteúdo núcleo. Armazenar e recuperar informações de forma organizada e ajudar a estruturar o que sabemos e facilitar a compreensão.
  • Mapa Conceitual. São representações espaciais dos conceitos e suas inter-relações que simulam as estruturas de conhecimento que armazenamos nas nossas mentes. São também eficazes para o planejamento de outros tipos de produções e bases de conhecimento.
  • Planilhas e ferramentas de análise. Para o suporte a resolução de problemas, tomada de decisões e análises de tipo “what-if”. Com três funções primárias: armazenar, calcular e apresentar informações.
  • Ferramentas de Simulação. Representar visualmente ideias abstratas através de modelos que representem as principais características, comportamentos efunções do sistema ou atividade selecionada. O modelo representa a própria atividade, enquanto a simulação representa a operação da atividade ao longo do tempo. 
  • Suporte ao aprendizado. Aplicar a comunicação assíncrona e síncrona para dar apoio ao aprendizado e uso das ferramentas cognitivas e construção do conhecimento, via e-mail e mensagens, boletins informativos, discussões, videoconferências.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos