Check list (CL)

O que é um check list e qual a sua utilidade?

Check List ou Lista de Verificação

É uma ferramenta de controle, composta por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembrados e/ou seguidos. É um resumo de questionário ou roteiro pedagógico, que contém várias atividades e comportamentos sujeitas à observação sistemática.

Existem vários formatos. Listas de verificação geralmente são utilizadas, com caixas de seleção no lado esquerdo da página. 


Objetivos do Chek list

  • Ser uma ferramenta simples. Poder ser elaborado por qualquer pessoa a um custo “quase que zero”.
  • Atestar que todas as etapas ou itens de uma lista (escopo) foram cumpridas, de acordo com o programado.
  • Evitar a falibilidade da memória e da atenção humana.
  • Auxiliar a execução das tarefas certas da maneira certa.
  • Evitar suprimir passos e ordem de execução de um procedimento.
  • Evitar erros e retrabalhos e aumentar a eficiência na execução de atividades.

Passos para fazer um Check list

  1. Definir  objetivo, escopo e importância da ferramenta.
  2. Definir os momentos e frequência de utilização.
  3. Definir quem irá utilizar e demonstrar como será utilizada, a sua importância e o conhecimento, habilidade e atitude para o uso.
  4. Definir os itens a serem verificados para constatar se um serviço, produto, processo ou atividade foi plenamente cumprido de acordo com as especificações.
  5. Testar a lista antes de utilizar com algumas pessoas que irão utilizar para validar e/ou fazer alguma melhoria. Normalmente, durante o teste sempre surgem dúvidas e sugestões de melhoria.

As listas de verificação não devem ser usadas como substitutas do bom senso. A memorização de listas de verificação ajuda nos contatos de negócio e na resolução de problemas. A dependência excessiva de listas de verificação pode prejudicar o desempenho ao lidar com uma situação de tempo crítico, por exemplo, uma emergência ou um contato de venda que exija alta velocidade. Listas de verificação são muitas vezes erroneamente menosprezadas, mas elas estão no núcleo dos fundamentos da gestão de processos.


Saiba mais sobre Check List.  Inteligência CompetitivaFazer contatos, Planejar contatos, Objetivos SMARTPlanejar CompromissosExecução do Contato, Abertura do Contato, Rapport, Investigação SPISEfeito sob medida, Fechamento da Venda.


Aprendizado e FerramentasAprendizado ConstrutivistaAprender a AprenderFerramentas CognitivasConceitos, Definições e Palavras ChavesPerguntasMétodo SocráticoCheck list Check list – 5W1HMapas MentaisMapas ConceituaisMapas Conceituais e FerramentasMapa Conceitual vs Mapa MentalFerramentas da Inteligência Competitiva.


 

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos