Mapa Conceitual

O que é um mapa conceitual e para que serve?

Um mapa conceitual ou diagrama conceitual é um diagrama que ilustra as relações sugeridas entre conceitos . É uma ferramenta gráfica usada para organizar e estruturar o conhecimento , ou uma maneira de desenvolver o pensamento lógico e habilidades, revelar conexões e ajudar a ver como as ideias e conceitos individuais formam um todo maior.

Difere do mapa mental que se concentra numa palavra ou ideia. Os mapas mentais são baseados em hierarquias radiais e estruturas de árvores que denotam relacionamentos com um conceito central, enquanto que os mapas conceituais são baseados em grafos, com conexões não hierárquicas. Entretanto, qualquer um pode compor uma base de conhecimento pessoal.

Mapas conceituais são usados ??para estimular a geração de idéias, e acredita-se que ajudam a criatividade .

Aplicações: resumir conceitos chave, seus relacionamentos e hierarquias. Criar conhecimento por transformar conhecimento tácito em um recurso organizacional, mapear conhecimento de equipes, preservar e reter o conhecimento institucional, modelar o conhecimento de forma colaborativa, transferir conhecimentos especializados, facilitar a criação de visão e compreensão compartilhada, Desenhar cenários conceituais iniciais para a informação e aprendizagem subsequentes, comunicar idéias e argumentos complexos, detalhar a estrutura inteira de uma idéia para a análise de outro, aumentar a metacognição (aprender a aprender e pensar sobre o conhecimento).


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos