Pensamento Reflexivo

Qual a diferença entre pensamento experiencial e reflexivo?

… O pensamento experiencial evolui a partir de nossas experiências no mundo e ocorre automaticamente. Experimentamos algo no mundo e reagimos a ele; Por exemplo, vemos uma luz vermelha e associamos a falha no carro.

… O pensamento reflexivo, por outro lado, requer uma deliberação mais cuidadosa. Encontramos uma situação complexa, pensamos nela, refletimos sobre o conhecimento armazenado, fazemos inferências sobre ele, determinamos as implicações e raciocinamos sobre isso. O pensamento reflexivo é o tipo de pensamento cuidadoso e deliberado que nos ajuda a entender o que experimentamos e a apoiar a construção do que conhecemos. Por exemplo, Considere o pensamento reflexivo exigido pelas decisões importantes na vida sobre carreira, família e saúde.

O pensamento reflexivo geralmente requer suporte externo, incluindo livros, computadores ou outras pessoas.

Os computadores suportam o pensamento reflexivo quando permitem aos usuários compor novos conhecimentos adicionando novas representações, modificando as antigas e comparando as duas.

As ferramentas cognitivas devem ser facilmente acessíveis para apoiar o pensamento reflexivo dentro do contexto da aprendizagem.

saiba mais …

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos