Objetivos e Metas

O que são objetivos e metas e qual a importância?

Objetivo

É algo ou fim que se deseja atingir. Objeto de uma ação. O que motiva ações de pessoas e empresas. Através de um conjunto de objetivos uma  pessoa ou uma empresa delineia o seu perfil de valores. A definição clara de objetivos é de extrema importância em várias áreas de atuação humana. Para nos guiar, guiar grupos e multidões. Existem objetivos que necessitam de planejamento e outros não. O planejamento sempre visa o alcance de objetivos.

Metas

É um objetivo desdobrado e quantificado. Normalmente são atrelada à indicadores de controle e conectadas com tarefas específicas. O conjunto das metas visa o alcance da meta total que é o objetivo.

Importância dos Objetivos e Metas

Para exemplificar a importância de objetivos e metas, veja um trecho do livro “Poder sem limites”, de Anthony Robbins, escritor americano, palestrante motivacional e coach.

Em 1953, foi feito uma pesquisa com estudantes de uma universidade americana a respeito de metas. Perguntou-se quantos tinham metas claras claramente definidas, e o resultado foi o seguinte: 87% não sabiam o que fariam após terminar a faculdade. 10% tinham uma ideia do que queriam fazer, como montar o próprio negócio, trabalhar em uma grande corporação, voltar para a cidade em que nasceram, trabalhar com o pai, prestar um concurso, etc., e apenas 3% tinham metas claras e definidas por escrito.

Passados 20 anos, os pesquisadores procuraram os entrevistados para saber como estavam as suas vidas. E constataram que a soma da renda daqueles 3% que definiram suas metas era maior que a soma da renda dos 97% restantes.

Coincidências? Pode apostar que não! Os estudantes que haviam escrito suas metas sabiam muito bem para onde estavam indo. As pessoas não planejam fracassar, mas fracassam por falta de planejamento!”.

É muito comum pessoas e profissionais terem dificuldades em estabelecer objetivos. Essa inabilidade gera impactos negativos no nível profissional e pessoal. Ser altamente eficiente – realizar bem um processo ou uma tarefa – não atrelado à um objetivo bem definido previamente, não é eficaz (daí o conceito de efetividade = eficácia + eficiência). É como agir sem pensar!


Saiba mais. Objetivos SMARTPlanos de ContatoPlanejar Compromissos, Metas e Alinhamento Atingir Metas, Planejamento, Método PDCA,


 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos