Método Socrático

Método Socrático  470-399 a.C. Maiêutica (“dar a luz”)

O Método Socrático é frequentemente aludido e estudado para servir como referência nos processos de venda, especificamente para a etapa de investigação da venda ou conscientização da compra.

Baseia-se na ideia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.

Pode ser resumido como se segue:

  • Está associado à procura da verdade; o reconhecimento da nossa ignorância é o princípio fundamental para ultrapassar o falso saber ou um saber que julgamos ilimitado mas na realidade é bastante limitado. “Só sei que nada sei” – Sócrates.
  • Consiste no diálogo, entre um ou mais interlocutores;
  • Ironia, levar o interlocutor à convicção de um erro.
  • Maiêutica, conduzir os ouvintes à verdade, por intermédio da argumentação.

A Maiêutica Socrática tem como significado “dar a luz (parto) intelectual”, no interior do ser humano

Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidarem de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo momento, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complexas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos