Objetivos Empresariais

 

 

Como as empresas formulam objetivos?

Figura. Objetivos Empresariais.

As empresas formulam seu objetivos, estratégias e planos de forma hierárquica;

  • O objetivos, estratégias e planos andam de mãos dadas.
  • No topo da empresas são formulados os objetivos, estratégias e planos de longo prazo (3a 5 anos), que definem como a empresa se posicionará no mercado em termos de missão, visão e valores.
  • Na média gestão os planos táticos focam no horizonte de curto prazo para períodos menores que 1 ano; detalham os objetivos estratégicos em objetivos menores e acionáveis; contêm qualquer coisa necessária para atingir os objetivos estratégicos da organização, como orçamento, recursos, estratégias imediatas de terceirização, financiamento, marketing, produção, varejo, etc.
  • O plano operacional alinha o plano tático com o o dia a dia da empresa e traça políticas, regras e procedimentos para atender as metas táticas: fazer contatos, abordar problemas, tomar decisões em campo, contratar funcionários, rescindir contratos; regulamentos específicos do funcionamento da organização, regras de etiqueta para relacionamento com clientes, procedimentos descrevendo o passo a passo para realizar um objetivo específico

 

Administrar uma empresa exige dedicação e habilidades para alinhar os planos estratégico, tático e operacional, que rodam em ciclos diferentes, mas de forma harmônica e articulada.

 

  • Objetivo estratégico – Ser a maior empresa de x na cidade.
  • Objetivo tático – expandir para 2 unidades de negócio em 3 meses, crescer 25 % por trimestre; contratar pessoal, marketing, terceirização, manufatura e execução das operações do dia-a-dia da empresa. A listagem do fluxo / entrada de receita também é uma prática recomendada.

Um plano estratégico é uma visão geral de alto nível de toda a empresa, sua visão, objetivos e valor; tem um horizonte de até 10 anos.

Objetivos Estratégicos

Figura. Objetivos estratégicos e operacionais. Um objetivo estratégico direciona objetivos operacionais, que o suportam.

Os objetivos estratégicos são gerados anualmente pela alta direção e líderes da empresa, para determinar onde se quer chegar no horizonte de longo prazo – 3 anos

  • As declarações de missão, visão, valores são usadas (com vantagens e desvantagens) para direcionar o pensamento estratégico e formular objetivos estratégicos da empresa; são também utilizados metodologias menos formais e imprevisíveis, baseadas em panoramas gerais ao invés de muitos números e informações.
  • A escolha do melhor objetivo estratégico para a sua empresa dependerá do seu processo de gestão estratégica, do seu modelo de negócio, indústria, setor e taxa de crescimento, ambiente competitivo e vantagens competitivas.
  • Os objetivos estratégicos pode ser financeiros, marketing, TI, um novo produto, segurança e proteção de ativos,  gerenciamento de despesas ou redução de custos, ou qualquer combinação disso.
  • Dois negócios bastante semelhantes no mesmo setor podem ter objetivos de negócios muito diferentes, mesmo com a mesma missão, valores e visão,  se tiverem proposta de valor e abordagens diferentes.
  • Os objetivos estratégicos são direcionadores e desdobrados em objetivos operacionais.

Objetivos Operacionais

São objetivos de curto prazo para cumprir os objetivos de longo prazo –  são normalmente definidos pelos gerentes de nível médio nos próximos seis a doze meses.

  • Peter Drucker sugeriu que os objetivos operacionais sejam SMART, específico, mensurável, realizável, realista e limitado pelo tempo.
  • Os objetivos operacionais mudam ao longo do tempo devido a fatores internos e externos.
    • Mudanças internas –  financiamento disponível, tipo e tamanho da organização, modelo de negócio, estrutura legal, interesses dos principais interessados, etc.
    • Mudanças externas – problemas na economia podem mudar seus objetivos para se concentrar na sobrevivência do negócio; mudanças na tecnologia podem afetar os objetivos do processo de produção e distribuição e assim por diante.
  • Um negócio deve se adaptar à mudança e se esforçar para inovar e obter vantagens competitivas que a diferencie de seus concorrentes; regulamentações e restrições governamentais também podem afetar os objetivos de uma empresa, pois podem limitar o que uma empresa deseja alcançar.

 

Objetivos Financeiros

Os objetivos financeiros são geralmente escritos como metas financeiras; ao definir seus objetivos financeiros, considere o que você está tentando realizar financeiramente no período de tempo do seu plano estratégico.

  1. Aumentar a receita é o objetivo financeiro mais básico e fundamental de qualquer negócio; foca nas atividades de vendas e marketing; são geralmente definidas em termos de aumento percentual, em vez valores específicos.
  2. Margens de Lucro. Os objetivos de lucro são alcançados  por qualquer dinheiro que sobrar da receita de vendas depois de todas as despesas terem sido pagas; as metas de lucro estão relacionadas primeiro com a receita e depois com os custos. Manter os custos baixos encontrando e construindo relacionamentos com fornecedores confiáveis, projetar operações com foco na eficiência enxuta e aproveitar as economias de escala, para citar alguns métodos, pode deixar você com mais dinheiro depois de pagar todas as suas contas.
  3. Retorno sobre o investimento; esse objetivo é aplicado em dois cenários básicos: 1) retorno gerado pelos investimentos em imóveis e equipamentos produtivos que gerem receitas e lucros suficientes para justificar o custo de aquisição e 2) investimentos em ações, títulos e outros instrumentos de investimento.
  4. Alavancagem financeira; no caso da empresa sua empresa usar a dívida (outra palavra para alavancagem financeira) como uma ferramenta financeira fundamental, existe um limite da dívida que se gostaria de não ultrapassar.
  5. Sustentabilidade financeira; quando a organização está em ritmo de crescimento ou tem um ambiente econômico incerto e precisa ter certeza de que permanecerá financeiramente estável; às vezes isso significa buscar fontes externas de receita ou administrar os custos apropriados às suas operações.

Objetivos de Marketing

Normalmente, os objetivos de marketing incluem alguns ou todos os itens a seguir e estão conectados aos objetivos estratégicos, financeiros, vendas, operações, TI,

  • Criar conhecimento da marca, produtos, serviços ou soluções.
  • Aumentar as vendas por território, produto, clientes atuais, novos clientes
  • Aumentar a base de clientes.
  • Crescer a participação de mercado.
  • Revigorar o interesse de um produto que está no mercado há muito tempo.
  • Lançar novos produtos ou serviços.
  • Reformular as estratégias de marketing atuais de um produto.
  • Entrar em novos mercados.

 

  • Melhorar as relações com as partes interessadas (stackholders).
  • Melhorar os relacionamentos com os clientes.
  • Melhorar a comunicação interna.

Objetivos com foco no cliente

Esses objetivo são escritas na forma de uma frase ou uma declaração que um cliente diria ao falar sobre seus produtos ou serviços:

  • Melhor valor para o custo; isso significa a sua empresa quer e investirá para que que seus clientes saibam que não estão comprando o produto ou serviço mais caro ou mais barato ou de mais alta qualidade, mas que estão obtendo o melhor negócio (valor = benefício/custo x risco).
  • Produtos / serviços confiáveis; esse é um objetivo a ser escolhido quando a sua empresa se orgulha da confiabilidade de seu produto ou serviço.
  • Venda cruzada de mais produtos; concentrar a venda em mais produtos para os mesmos clientes; esse objetivo (e estratégia) reconhece que você já tem o cliente, mas pode ampliar o seu negócio vendendo mais para ele.
  • Aumentar a participação de mercado; essa estratégia concentra-se na venda para uma maior quantidade de clientes.
  • Parceria com os clientes para fornecer soluções; a empresa pode entregar soluções orientadas a serviços ou fazer com que os clientes participem de pesquisa e desenvolvimento; a parceria tem um custo, mas em contrapartida pode promover mais lealdade do cliente.
  • Melhor serviços para clientes; essa estratégia indica que a sua empresa deseja que seus clientes considerem sua organização fácil de lidar; clientes optem por trabalhar com a sua empresa  mesmo com produtos semelhante dos seus concorrentes.
  • Foco em necessidades; esse objetivo reflete, tal como a anterior, a estratégia de intimidade com o cliente; o cliente percebe que a sua empresa entende suas necessidades e situações específicas e escolhem os seus produtos e serviços.

Objetivos de Processos

Objetivos internos são tipicamente focados em processos que sua empresa busca diferenciação; esses exemplos de objetivos e estratégias de negócios podem ser divididos em três áreas: inovação, intimidade com o cliente e excelência operacional.

Inovação:

  • Diferenciar o produto;  sua empresa pode usar esse objetivo num ambiente em que o cliente não consiga diferenciar seus produtos da concorrência; neste caso o objetivo é desenvolver novos serviços em torno do produto ou novos recursos de diferenciação do produto ou serviço.
  • Aumentar a participação de vendas de novos produtos; se concentrar no resultado que sua empresa espera alcançar; isso força a inovar constantemente, mesmo em seus produtos de maior sucesso.
  • Melhorar ou focar a pesquisa e desenvolvimento (P & D); inovar especificamente em uma linha de produtos em detrimento de outra.
  • Inovar para aquisição de novos clientes; concentrar no motivo pelo qual você coloca o foco na inovação, para entrar em um novo mercado ou atrair clientes que talvez não consiga alcançar com suas ofertas atuais.

Intimidade com o cliente

O objetivo de obter mais intimidade com o cliente envolve a utilização de tecnologias que permitam que os contatos com os clientes sejam mais rápidos, eficientes, customizados, personalizados.

  • Ótimo atendimento ao cliente; isso significa definir os serviços que serão diferenciados na empresa. por exemplo suporte proativo, suporte por telefone, suporte no local, e assim por diante.
  • Melhorar o atendimento ao cliente: concentrar numa melhoria específica no atendimento ao cliente.
  • Invista no gerenciamento de clientes: esse objetivo é normalmente usado quando sua estratégia é se concentrar mais em seus processos de gerenciamento de clientes do que no passado.
  • Melhorar a satisfação do cliente; isso pode ser um bom objetivo para aprimorar e focar em áreas específicas de satisfação.
  • Melhorar a retenção de clientes: isso pode significar definir medidas e projetos em torno de atividades para ajudar a reter os clientes.

Excelência operacional

  • Reduzir o custo; esse objetivo se concentra na redução de custos específicos dentro de um produto ou serviço ou em toda a organização.
  • Reduzir desperdício; se sua organização usa muitas matérias-primas, um objetivo típico é reduzir o desperdício desse processo; isso geralmente resulta em economias significativas.
  • Investir em Gestão da Qualidade Total; significar fazer as coisas de maneira mais eficiente ou eficaz; esse objetivo é usado em organizações que implementaram (ou estão implementando) o TQM (Total Quality Management)
  • Melhorar e manter a segurança no local de trabalho; se a sua organização usa equipamentos pesados, produtos químicos, peças mecânicas ou maquinário, o foco na segurança do local de trabalho é um bom objetivo para reduzir custos e melhorar a satisfação no trabalho.
  • Simplificar processos empresariais; muitas empresas têm processos muito longos e demorados que se desenvolveram ao longo de muitos anos;  esse pode ser um objetivo-chave.
  • Aumentar a confiabilidade das operações: ter um objetivo como esse direcionará a análise de investimentos e as mudanças nos processos que podem aumentar essa confiabilidade.

 

 

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