Soluções de Segurança da Pequena Empresa

Quais são as soluções mais comuns de segurança para as pequenas empresas e como evoluem?

A segurança da rede é como o proverbio corrente: “É tão forte quanto o seu elo mais fraco”.

Sua rede é mais segura quando: 1) Todas as políticas, procedimentos, software e dispositivos funcionam em conjunto para fornecer um sistema seguro e adaptável, 2) Ameaças são contidas em cada ponto de entrada da rede e 3) A rede pode se adaptar automaticamente às mudanças.

De uma forma geral, um consultor precisará estar envolvido para analisar as necessidades da empresa, planos, vulnerabilidades, ativos de missão crítica e aplicações. Uma vez a avaliação concluída, o consultor de segurança deverá apresentar um plano de segurança personalizado para a empresa. Tendo um consultor ou não,  a solução envolverá os seguintes componentes:

  1. Firewall. O protetor essencial. O item de segurança que toda empresa precisa. Um escudo protetor entre o mundo exterior e a rede empresarial. Um firewall inspeciona o tráfego de forma contínua e compara com um conjunto de regras predefinidas. Se o tráfego se qualifica como seguro, é permitido na rede. Se questionável, o ‘firewall’, bloqueia para evitar possível ataque antes que o tráfego entre na rede.
  2. Segurança para e-mail e navegação na Internet. Deve se considerar uma solução de segurança abrangente que inclua a segurança de e-mail, segurança de gateway Web e filtragem de URL. Com estas tecnologias de segurança é possível …
    • Monitorar o conteúdo de entrada e saída de e-mails e sites visitados para garantir que nenhum malware possa infectar sua rede.
    • Atualizar automaticamente o filtro, várias vezes ao dia, sem impactar o sistema ou necessitar de intervenção humana.
    • Evitar interromper os usuários da rede. Funcionar de “forma invisível” para que os usuários desfrutem os benefícios da segurança sem a necessidade de gerenciar a segurança.
  3. Filtros de Conteúdo. Para impedir que funcionários visitem sites com conteúdo ilegal ou ofensivo e ajude a manter a produtividade, reduzir os riscos de problemas legais para empresa e usuário.

Outras soluções serão agregadas de acordo com as necessidades de negócio …

  1. Conectar escritórios parceiros e filiais: Uma alternativa de VPN segura e barata usa a Internet pública, em vez de linhas de propriedade privada ou alugada, para fornecer escritórios remotos e os indivíduos com acesso seguro à rede da empresa.
  2. Home Working e Mobilidade. Quando funcionários usam laptops em casa ou fora do escritório. A VPN garante que cada computador que se conecta à rede – a partir de qualquer local – esteja seguro.
  3. Proteger dados do cliente. Bloquear pessoas não autorizadas obter informações confidenciais de clientes. Os softwares de segurança de dados reforçam as diretrizes de segurança que ditam como as informações do cliente são usadas, copiadas e acessadas.

Todas estas soluções são facilmente integradas com a maioria das redes existentes. Podem ser implantadas em fases, e estarem em funcionamento em questão de dias. E, uma vez que sejam bem configuradas e instaladas, são fáceis de manter e administrar. As pequenas e médias empresas são afetadas por questões de segurança, assim como os clientes corporativos, mas têm menos recursos para gerenciar a segurança por si só. Essa é mais uma razão para que trabalhem com um parceiro de segurança confiável.

Até logo!

Os comentários estão fechados.

Navegação pelos artigos